Data: de 6 a 8/11
Local: Campus Memorial da UNINOVE



I CIPPEB
Congresso Internacional
de Práticas Pedagógicas da Educação Básica

ISSN 2358-8950

Anais de Comunicações do I CIPPEB Congresso Internacional de Práticas Pedagógicas da Educação Básica – ISSN 23588950

NOMES PDF
1. A AFETIVIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DOS DISCENTES
2. A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDGÓGICO DIANTE A GESTÃO DA APRENDIZAGEM
3. A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE OSASCO-SP
4. A GESTÃO DA RELAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO SOCIOPROFISSIONAL DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO
5. A IDEIA DE CULTURA NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
6. A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NAS PRÁTICAS DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE PARNAÍBA-PI
7. A IMPORTÂNCIA DA DIALOGICIDADE DO TRIO GESTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE UMA CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA
8. A INFÂNCIA E SUA HISTÓRIA: UMA REVISÃO HISTÓRICA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
9. A MUDANÇA DO PERFIL DO PÚBLICO DA EJA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
10. A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS NO PLANEJAMENTO DE AULA
11. ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL APÓS O FUNDEB: PLANOS DE CARREIRA, SALÁRIOS E FORMAÇÃO INICIAL
12. APLICAÇÃO DO JOGO PASSE CORRENTE NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO PIBID/UNINOVE
13. ARTE EDUCAÇÃO: INFLUÊNCIAS E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
14. ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
15. AULA DE GINÁSTICA RÍTMICA (GR) NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ALUNAS BOLSISTAS DO PIBID
16. AUTORRETRATOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
17. BRINCADEIRAS COM BOLA NA ESCOLA, UM ESTUDO SOBRE O “BASE 4”
18. CONSIDERANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPRIETÁRIOS E LOCATÁRIOS
19. CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO TEODOLITO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA MEDIR GRANDES DISTÂNCIAS OU REGIÕES INACESSÍVEIS
20. DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR: A EXPERIÊNCIA DO INTERCÂMBIO ENTRE BRASILEIROS E ARGENTINOS NA UNIVERSIDADE NACIONAL DE QUILMES
21. EDUCAÇÃO E REGIME DITATORIAL NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-SOCIAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA MARANHENSE
22. EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
23. EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
24. FEIRA DE PROFISSÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO NA ESCOLA ESTADUAL FERNANDO GASPARIAN
25. MEMÓRIAS CRUZADAS: AS IMPLICAÇÕES DA ESCOLARIZAÇÃO NA “ESCOLHA” DA PROFISSÃO DOCENTE
26. NARRATIVAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS COM RÁDIO ESCOLAR
27. O CIRCO DA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA ACROBÁTICA NA UME. DOS ANDRADAS II
28. O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISES SOBRE O DOCUMENTO OFICIAL DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
29. O DIREITO À EDUCAÇÃO NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE LEGAL E REAL
30. O ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA CONTRIBUIÇÃO: DA FORMAÇÃO INICIAL A ATUAÇÃO COMO PROFISSIONAL
31. O JOGO BINGO COMO COMPLEMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE RESOLUÇÕES DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU
32. O MAL-ESTAR DOCENTE NA CULTURA ESCOLAR CONTEMPORÂNEA
33. O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO: OS TRABALHOS PRODUZIDOS NO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
34. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – DA TEORIA A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
35. PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO DOCENTE
36. PORTFÓLIOS NO CICLO ALFABETIZADOR DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM SÃO PAULO: UM INSTRUMENTO FORMATIVO QUE TRAZ CRIANÇAS DENTRO DE SI
37. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
38. PROERD: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E TOMADA DE DECISÃO COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
39. PROJETO PIBID: UMA EXPERIÊNCIA DA DISCÊNCIA À DOCÊNCIA – UNINOVE SANTO AMARO
40. RELAÇÕES ENTRE O PIBID E A INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
41. RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE LEITURA SIMULTÂNEA: FORMANDO COMPORTAMENTO LEITOR
42. ROTINA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO INFANTIL EM DEBATE: O CASO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
43. SEMANA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
44. TEMPO PARA COLABORAR? OLHARES SOBRE O SIGNIFICADO E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS DOCENTES AO HORÁRIO DE TRABALHO COLETIVO
45. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL