2017-2019 - Programa de Pós-Graduação em Administração - UNINOVE

Evandro Luiz Lopes

Pós-doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Doutorado em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (2010) e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2007). Entre 2012 e 2019 foi Editor Científico da Revista Brasileira de Marketing (ReMark) / Brazilian Journal of Markting (BJM). Atualmente é professor de Marketing do PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e professor de Métodos Quantitativos do MPA-GSS - Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Sistemas da Saúde na mesma universidade. Atua também como Professor Adjunto na EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, ministrando as disciplinas de Administração de Marketing, Pesquisa de Marketing e Estágio Supervisionado. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, para o qual também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2/CNPq), além de atuar como parecerista para renomados periódicos acadêmicos. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no processo de decisão de compras e na avaliação de marcas no contexto do comportamento do consumidor. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0631574435962669 (06/05/2019)
  • Rótulo/Grupo: Permanente
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2017-2019
  • Endereço: Universidade Nove de Julho, Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA. Rua Deputado Salvador Julianelli, s/n 1o. andar Barra Funda 01156080 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 38239123 URL da Homepage: www.uninove.br/ppga
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2018-Atual. The effects of out-of-stock merchandise in retail on consumer behavior - Processo CNPq 303822/2017-1 [Bolsa PQ]
      Descrição: Out-of-stock is characterized by the momentary unavailability of some assortment of items from a retailer. Even if great efforts are directed towards minimizing this problem, it has been empirically established that out-of-stock merchandise is a cause for large retail losses, and is a source of great dissatisfaction for consumers. Initially, we sought to identify the effect of different amounts of out-of-stock merchandise on consumer assessments. We identified that the greater amount of out-of-stock items presented, the greater the perceived low quality of the retailer?s operation and the greater perception of poor store practices. However, there is no clear established relationship between the out-of-stock?s perception and the buyer?s purchase intention. To address this, the current project aims to present the results of this first study and propose a research agenda to identify the underlying cognitive mechanisms that result in different levels of purchase intention when an out-of-stock item is identified.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Marcelo Moll Brandão - Integrante / Jussara Goulart da Silva - Integrante / Eliane Herrero - Integrante / Maurício Alves Rodrigues Pugas - Integrante / Eduardo Mesquita de Souza - Integrante / Sandra Regina Bonifácio - Integrante / Heitor Lopes Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    2. 2018-Atual. Identificando os efeitos do out-of-stock no varejo no comportamento do consumidor - Processo CNPq 430020/2018-0 [Edital Universal]
      Descrição: Ruptura de estoques, ou out-of-stock, é caracterizada pela indisponibilidade momentânea de algum item do sortimento de um varejista. Mesmo que grandes esforços sejam direcionados para a minimização deste problema, sabe-se que o out-of-stock é motivo de grandes perdas de faturamento para os varejistas e de grandes insatisfações para os consumidores. Inicialmente, procurou-se identificar como o efeito de diferentes níveis de out-of-stock influenciavam as avaliações de consumidores. Identificou-se que quanto maior o out-of-stock apresentado, maior é a percepção de baixa qualidade da operação do varejista e maior é a percepção de prática de preços baixas da loja. Porém, não há uma relação clara entre a percepção de out-of-stock e a intenção de compra do avaliador. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo apresentar os resultados deste primeiro estudo e propor uma agenda de pesquisas para identificar os mecanismos cognitivos subjacentes que resultam em diferentes níveis de intenção de compra quando um out-of-stock é identificado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Marcelo Moll Brandão - Integrante / Jussara Goulart da Silva - Integrante / Maurício Alves Rodrigues Pugas - Integrante / Luís Fernando Varotto - Integrante / Marcelo Carvalho - Integrante / Heitor Nascimento Forner - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Evandro Luiz Lopes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Bolsista de Produtividade em Pesquisa | PQ-2, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).. 2018.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    2. Artigo indicado (paper finalist) melhor trabalho derivado de tese de doutorado (O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo), VIII EMA - Encontro de Marketing da ANPAD.. 2018.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    3. Prêmio Raimar Richers - Melhor trabalho acadêmico (Pull from here and stretch from there: an experimental study on the effects of out-of-stock in retail), VIII EMA - Encontro de Marketing da ANPAD.. 2018.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    4. Menção honrosa para o relato técnico em inovação " Melhoria no acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama: a experiência do município de Gurulhos/SP", VII SINGEP.. 2018.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    5. Avaliador destaque da Revista Podium - The Tourism, Leisure and Sports Review, .. 2017.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. VIII EMA - Encontro de Marketing da ANPAD. Moderação de sessão. 2018. (Congresso).
    2. VIII EMA - Encontro de Marketing da ANPAD. Pull from here and stretch from there: an experimental study on the effects of out-of-stock in retail. 2018. (Congresso).
    3. VII SINGEP. Retail Service Quality: a mensuração da qualidade percebida em serviços puros. 2018. (Congresso).
    4. XI CLAV - Congresso Latino Americano de Varejo. Falha de serviços: mapeamento da estrutura conceitual dos últimos 10 anos. 2018. (Congresso).
    5. XI CLAV - Congresso Latino Americano de Varejo. Falha de serviços: mapeamento da estrutura conceitual dos últimos 10 anos. 2018. (Congresso).
    6. XLII ENANPAD. O papel dos problemas éticos de uma marca nos processos de decisão de compra: uma análise do efeito moderador da complexidade de compra e da mediação do risco social percebido. 2018. (Congresso).
    7. VI Singep.Moderação de sessão de apresentação de trabalhos. 2017. (Simpósio).
    8. X Congresso Latino Amaricano de Varejo - CLAV. Participação como avaliador na sessão de PDW. 2017. (Congresso).
    9. X Congresso Latino Amaricano de Varejo - CLAV. Moderação de sessão de apresentação de trabalhos. 2017. (Congresso).
    10. X Congresso Latino Amaricano de Varejo - CLAV. Puxa daqui e estica de lá: um estudo experimental sobre os efeitos do out-of-stock no varejo. 2017. (Congresso).
    11. X Congresso Latino Amaricano de Varejo - CLAV. Coordenação do Encontro de Iniciação científica. 2017. (Congresso).
    12. XLI Encontro da ANPAD - ENANPAD. O efeito da reatância na satisfação: um estudo no contexto das operadoras de saúde suplementar. 2017. (Congresso).
    13. XLI Encontro da ANPAD - ENANPAD. Participação como avaliador na sesão de PDW. 2017. (Congresso).
    14. XLI Encontro da ANPAD - ENANPAD. Coordenação de Workshop: Lógica Dominada por Serviços: estado da arte e agenda futura. 2017. (Congresso).
    15. XX Semead. Participação como avaliador no consórcio doutoral.. 2017. (Congresso).
    16. XX Semead. Moderação de sessão de apresentação de trabalhos.. 2017. (Congresso).
    17. XX Semead. Participação como avaliador no consórcio doutoral.. 2017. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 14/05/2019 03:45:15