Alunos de mestrado - Programa de Pós-Graduação em Administração - UNINOVE
Fernanda Edileuza Riccomini de Souza
Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA), na linha de pesquisa Inovação (Pesquisa: Inovação Educacional no Ensino Superior), pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2019). Especialista em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais (2011) e Design Instrucional para EAD Virtual (2013), pela Universidade Federal de Itajubá UNIFEI. Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Capital (2000). Atua como designer instrucional em projetos educacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), consultora em negócios e projetos relacionados a educação e aprendizagem, e como professora universitária, nas modalidades Presenciais e a Distância em disciplinas voltadas às áreas de administração, turismo, hotelaria, eventos, secretariado e educação. (Texto informado pelo autor)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (5)
RICCOMINI, F.E.; CIRANI, C. B. S. ; PEDRO, S. C. ; GRAZARO, D. M.. Inovação e Aprendizagem nos Serviços Brasileiros de Tecnologia da Informação: um Estudo Exploratório a partir das Redes de Cooperação e Fontes de Informação da Pintec. Em: VII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GAZARO, D. M. ; VAROTTO, L. F. ; PEDRO, S. C. ; RICCOMINI, F.E.. Relacionamento com clientes em empresas startups: Uma análise de publicações em periódicos de alto impacto. Em: VII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RUSSO, R.de F.S.M ; PEDRON, Cristiane Debres ; RICCOMINI, F.E.. Passaporte para o Futuro, Mestrandos no Comando: Estudo de Caso Sobre Aprendizagem Ativa. Em: VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RICCOMINI, F.E.; OUROS, L. O. ; CIRANI, C. B. S. ; RUAS, R. L.. Treinamento online com ferramentas de Design Instrucional par melhorar o desempenho dos consultores de atendimento - Um estudo aplicado à área médica. Em: VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RICCOMINI, F.E.; TODOROV, M. C. A.. Diretrizes para a sustentabilidade do projeto aprendiz: Estudo de Caso em um Call Center. Em: V Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (0)
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (3)
SOUZA, F. E. R. Call Center passa por ampliação. 2010. (Programa de rádio ou. 2010. [ busca Google | busca Bing ]
SOUZA, F. E. R. Perfil Linkedin. 2015; Tema: Perfil Linkedin. (Rede. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
SOUZA, F. E. R. Perfil Facebook. 2012; Tema: Perfil Facebook. (Rede. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2017-2019. Inovacao Educacional - Tendencias para o ensino superior Descrição: No século XXI espera-se que as universidades desenvolvam novas ideias, que devem ir além das práticas atuais e busquem tendências futuras. As instituições de ensino superior são responsáveis por formarem discentes para serem agentes de mudanças e inovação, bem como pela promoção do desenvolvimento político, econômico, social e cultural da sociedade. Diante dos desafios e necessidades para o desenvolvimento de uma cultura da inovação educacional no ensino superior, este estudo procurou responder como estão caracterizados os preditivos para a inovação educacional no ensino superior brasileiro, apresentando um perfil com os preditivos que configuram a inovação educacional no ensino superior, a partir de estudos nacionais e internacionais das tendências para o setor e de critérios de práticas exitosas e inovadoras, dos instrumentos de avaliação e supervisão para o ensino superior do INEP. Trata-se de um estudo exploratório, composto por entrevistas (76 online e 17 de aprofundamento) com especialistas de educação e gestão do ensino superior, que foram analisadas qualitativamente. O perfil relacionado aos preditivos revelou 13 dimensões, 18 subdimensões de 1º nível, 92 subdimensões de 2º nível e 11 subdimensões de 3º nível. Os achados do estudo relacionados à inovação educacional no ensino superior, em especial às dimensões que englobam os preditivos alinhados às inovações de aprendizagem, oportunizam uma reflexão diante dos estudos de inovação organizacional e serviços no ensino superior. Os resultados demonstraram o alinhamento das percepções dos entrevistados e dos estudos de tendências analisados, com destaque para a dimensão Desenho Universal da Acessibilidade e Aprendizagem, que aparecia nos estudos de tendência de maneira pulverizada, mas que emergiu como dimensão importante depois da análise das entrevistas. O presente estudo visa contribuir nos avanços teóricos sobre o tema inovação educacional no ensino superior e com o planejamento estratégico de IES, facilitando a identificação de oportunidades, inclusive diante da garantia da qualidade e reconhecimento das regulações que regem o ensino superior brasileiro, bem como com a implantação de práticas de inovação em IES, podendo auxiliar no desenvolvimento de IES, alunos, funcionários e comunidade tanto nos aspectos organizacionais quanto nos de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernanda Edileuza Riccomini de Souza - Integrante / Claudia Brito Silva Cirani - Coordenador. Membro: Fernanda Edileuza Riccomini de Souza.
2016-Atual. GPEST - Grupo de Pesquisa sobre Empreendedorismo Social e Turismo Descrição: Através da criação e desenvolvimento deste grupo, pretende-se desenvolver e difundir os estudos sobre Empreendedorismo Social, atividade econômica que envolve criar um negócio que gere lucro ao mesmo tempo em que causa impacto social positivo. Esse fenômeno será observado mais especificamente no campo do turismo e hospitalidade. Com o objetivo principal de unir competências e trocar informações, esse grupo é composto por docentes e discentes que buscam conhecer um pouco mais do Empreendedorismo Social no contexto do Turismo. Será desenvolvido um mapeamento do conhecimento, das habilidades e atitudes destes empreendedores, contendo seus antecedentes e principais resultados. Essa informação é fundamental para que iniciativas de ES prosperem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Fernanda Edileuza Riccomini de Souza - Integrante / Viviane Celina Carmona - Coordenador / André Luiz Braun Galvão - Integrante / Suelen Ferreira dos Santos - Integrante / Agata de Matos Colombo - Integrante / Vanessa Menezes Santos Agostinho - Integrante / Bruna Jatobá da Silva - Integrante. Membro: Fernanda Edileuza Riccomini de Souza.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (2)
Professora homenageada dos cursos de Tecnologia em Secretariado e Eventos - Universidade Nove de Julho., Universidade Nove de Julho - UNINOVE.. 2018. Membro: Fernanda Edileuza Riccomini de Souza.
Professora homenageada dos cursos de Tecnologia em Secretariado e Eventos - Universidade Nove de Julho., Universidade Nove de Julho - UNINOVE.. 2017. Membro: Fernanda Edileuza Riccomini de Souza.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (7)
VII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP).Inovação e Aprendizagem nos Serviços Brasileiros de Tecnologia da Informação: um Estudo Exploratório a partir das Redes de Cooperação e Fontes de Informação da Pintec. 2018. (Simpósio).
VII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP).VII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP). 2018. (Simpósio).
VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.Treinamento online com ferramentas de Design Instrucional par melhorar o desempenho dos consultores de atendimento - Um estudo aplicado à área médica. 2017. (Simpósio).
VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP)VII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP).VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade. 2017. (Simpósio).
V Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.Diretrizes para a Sustentabilidade do projeto aprendiz: Estudo de caso em um Call Center. 2016. (Simpósio).
Palestra: Mário Sérgio Cortella. 2014. (Outra).
XX Encontro de Informação Profissional Singular Anglo Vestibulares.O Turismo e o Turismólogo. 2003. (Encontro).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (1)
FUSHITA, A. T. ; RICCOMINI, F.E. ; RIBEIRO JUNIOR, M. ; KOGA, A. S. ; SA, R. V.. Workshop Estações REA Recursos Educacionais Abertos. 2019. Outro