Evandro Luiz Lopes, 2017-2019

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 2

2018

1.   2018-Atual. Identificando os efeitos do out-of-stock no varejo no comportamento do consumidor - Processo CNPq 430020/2018-0 [Edital Universal]
Descrição: Ruptura de estoques, ou out-of-stock, é caracterizada pela indisponibilidade momentânea de algum item do sortimento de um varejista. Mesmo que grandes esforços sejam direcionados para a minimização deste problema, sabe-se que o out-of-stock é motivo de grandes perdas de faturamento para os varejistas e de grandes insatisfações para os consumidores. Inicialmente, procurou-se identificar como o efeito de diferentes níveis de out-of-stock influenciavam as avaliações de consumidores. Identificou-se que quanto maior o out-of-stock apresentado, maior é a percepção de baixa qualidade da operação do varejista e maior é a percepção de prática de preços baixas da loja. Porém, não há uma relação clara entre a percepção de out-of-stock e a intenção de compra do avaliador. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo apresentar os resultados deste primeiro estudo e propor uma agenda de pesquisas para identificar os mecanismos cognitivos subjacentes que resultam em diferentes níveis de intenção de compra quando um out-of-stock é identificado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Marcelo Moll Brandão - Integrante / Jussara Goulart da Silva - Integrante / Maurício Alves Rodrigues Pugas - Integrante / Luís Fernando Varotto - Integrante / Marcelo Carvalho - Integrante / Heitor Nascimento Forner - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Evandro Luiz Lopes.
2.   2018-Atual. The effects of out-of-stock merchandise in retail on consumer behavior - Processo CNPq 303822/2017-1 [Bolsa PQ]
Descrição: Out-of-stock is characterized by the momentary unavailability of some assortment of items from a retailer. Even if great efforts are directed towards minimizing this problem, it has been empirically established that out-of-stock merchandise is a cause for large retail losses, and is a source of great dissatisfaction for consumers. Initially, we sought to identify the effect of different amounts of out-of-stock merchandise on consumer assessments. We identified that the greater amount of out-of-stock items presented, the greater the perceived low quality of the retailer?s operation and the greater perception of poor store practices. However, there is no clear established relationship between the out-of-stock?s perception and the buyer?s purchase intention. To address this, the current project aims to present the results of this first study and propose a research agenda to identify the underlying cognitive mechanisms that result in different levels of purchase intention when an out-of-stock item is identified.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Marcelo Moll Brandão - Integrante / Jussara Goulart da Silva - Integrante / Eliane Herrero - Integrante / Maurício Alves Rodrigues Pugas - Integrante / Eduardo Mesquita de Souza - Integrante / Sandra Regina Bonifácio - Integrante / Heitor Lopes Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Evandro Luiz Lopes.


Data de processamento: 14/05/2019 04:26:19