Apresentação

Nesta décima edição, realizada de 28 a 30 de outubro de 2015, com a temática “Plano Nacional de Educação: Desafios e Perspectivas”, o Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares dá continuidade à sua já consolidada trajetória, com adesão de pesquisadores da educação de todo o país. Aprovado e sancionado por meio da Lei n.º 13.005, de 24 de julho de 2014, o Plano Nacional d Educação (PNE) tornou-se no mote obrigatório de educadores, pesquisadores e pensadores da educação e, por que não dizer, de toda a sociedade brasileira. É por isso, que, em boa hora, os colegiados dos dois programas de Educação da Uninove propõe a discussão o PNE, com a participação das autoridades e pesquisadores referenciais sobre o tema no Brasil.

Histórico

Em seus primórdios, o Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares nasceu da inspiração do Grupo de História e Filosofia das Instituições Escolares da UFSCar que, por meio de um convênio entre aquela IES federal e a Uninove, i ncorporou dois de seus professores como colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE). De evento sem maiores pretensões, originado no Grupo de Pesquisa História e Teoria da Profis¬são Docente, do PPGE-UNINOVE, entre 2004 e 2010, o Colóquio teve periodicidade anual e foi organizado pela Linha de Pesquisa a que se filiava o Grupo de Pesquisa mencionado. Em 2011, em sua oitava edição, o Colóquio entrou em nova fase: passou a ser um evento do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UNINOVE) e do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe), a ser realizado em edições bienais.

Programação

Data: 28/10/2015

Local: Auditório da Unidade Memorial

(Av. Dr. Adolpho Pinto, 109, 2.º subsolo, Bairro Barra Funda, São Paulo - SP)

Sessão Solene de Abertura - Composição da Mesa - 19h 30m

Prof. Eduardo Storopoli - Reitor da Uninove

Profa. Maria Cristina B. Storopoli - Pró-Reitora Acadêmica da Uninove

Prof. José Eustáquio Romão - Diretor do PPGE-UNINOVE

Prof. Jason Mafra - Diretor do Progepe

Conferência de Abertura - 20h 30m

Tema: Plano Nacional de Educação: Desafios e Perspectivas

Conferencistas: Prof. Gilberto Gonçalves Garcia (Presidente do CNE)

Moderador: Prof. José Eustáquio Romão (Diretor do PPGE-UNINOVE)

Relator: Prof. Jason Ferreira Mafra (Diretor do Progepe)

Data: 29/10/2015

Local: Auditório do Centro de Pós-Graduação (Av. Francisco Matarazzo, n.º 612)

Mesa Redonda 1 - Sistema Nacional de Educação – 10h 30m – 12h 30m

Conferencistas: Prof. Sérgio Roberto Kieling Franco (UFRGS e CNE)

Moderador: Prof. Antônio Joaquim Severino (Uninove)

Relator: Prof. José Eduardo de Oliveira Santos (Uninove)

Mesa Redonda 2 – Currículo e Formação de Professores – 14h 30m – 16h 30m

Conferencistas: Profa. Maria Beatriz Moreira Luce (UFRGS)

Moderadora: Profa. Roberta Stangherlim (Uninove)

Relator: Prof. Celso Carvalho (Uninove)

Data: 30/10/2015

Local: Auditório do Centro de Pós-Graduação (Av. Francisco Matarazzo, n.º 612)

Mesa-redonda 3 - Avaliação Institucional - 10hs30 às 12hs30

Conferencistas: Prof. Dilvo Ilvo Ristoff (MEC)

Moderador Prof. Antônio Neves Duarte Teodoro - (Uninove e Lusófona)

Relator: Prof. Manuel Tavares Gomes (Uninove)

Mesa-redonda 4 - Gestão e Financiamento da Educação – 14h 30m – 16h 30m

Conferencistas: Profa. Márcia Ângela da Silva Aguiar (UFPE e CNE)

Prof. Raimundo Moacir Mendes Feitosa (UFMA e CNE)

Moderadora: Profa. Cleide Rita Silvério de Almeida (Uninove)

Relatora: Profa. Sofia Lerche Vieira (Uninove)

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES E PÔSTERES

29 e 30/10/2015

Auditórios dos Prédios A e C do Centro de Pós-Graduação.

9hs00 às 10hs15

17hs00 às 18hs15

Salas de aulas do Prédio A da Pós-Graduação Stricto Sensu – 1.º e 2.º andares

29/10/2015 – 9hs00 às 10hs15

101,102, 103, 104, 201, 202 e 203.

29/10/2015 – 17hs00 às 18hs15

101,102, 103, 104, 201, 202 e 203

30/10/2015 – 9hs00 às 10hs15

101, 102, 103, 104, 201, 202, 203 e 204.

30/10/2015– 17hs00 às 18hs15

101, 102, 103, 104, 201, 202, 203 e 204

PRAZOS PARA SUBMISSÕES DE COMUNICAÇÕES E POSTERES

Envio de resumos Os resumos com as propostas de comunicações e pôsteres deverão ser efetivados até o dia 27 de setembro de 2015. Cartas de Aceite As cartas de aceite de comunicações e pôsteres serão emitidas até o dia 09 de outubro de 2015. Envio de trabalhos completos Os trabalhos completos – comunicações e pôsteres – deverão ser enviados até o dia 25 de outubro de 2015.

Contato

Informações: (11) 3665-9361 / 3665-9317
Email: coloquio@uninove.br

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS (Excertos do Regulamento do X Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares)

Conferências, Comunicações e Pôsteres

Art. 9.º – Os papers das conferências magnas e das apresentações nas mesas serão entregues por seus autores, com a assinatura do devido termo de cessão de direitos autorais, em prazo estipulado pela Comissão de Coordenação, para eventual publicação de obra(s).

Parágrafo único – Os papers previstos no caput deste artigo obedecerão às seguintes especificações:

I – obediência às normas da American Psychological Association (APA), para os estrangeiros, e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para os brasileiros;

II – fonte Times New Roman, corpo 12;

III – espaçamento 1,5;

IV – texto justificado;

V – máximo de 40.000 (quarenta mil) caracteres com espaço.

Art. 10 – Os resumos ou os papers das comunicações e dos pôsteres deverão ser entregues, em data prévia estipulada pela Comissão de Coordenação, para exame e aprovação do Comitê Científico.

  • 1.º – Cada participante inscrito para apresentação de comunicação ou pôster poderá inscrever-se com apenas um trabalho.
  • 2.º – A inscrição de trabalho, no evento, implica a automática cessão de direitos autorais para sua publicação, em qualquer meio, a critério da Comissão de Coordenação.

Art. 11 – Os textos das comunicações e dos pôsteres serão examinados em prazo estipulado pelo Comitê Científico, para comunicação, em tempo hábil, aos autores que tiverem seus trabalhos aprovados.

  • 1.º – Os textos das comunicações obedecerão às seguintes normas:

Resumo

  1. a) título em negrito, fonte Times New Roman 12, alinhamento à esquerda, espaço de entrelinhas de 1,5; margens superior, inferior, esquerda e direita de 3 cm;
  2. b) autor(es) – duas linhas após o título, último sobrenome em maiúsculas, nome em minúsculas, titulação ou graduação, identificação da instituição, unidade da Federação e e-mail;
  3. c) texto – duas linhas após a identificação de autor(es), em parágrafo único, contendo entre 1.500 e 1.700 caracteres com espaço, alinhamento justificado, Word, fonte Times New Roman 12, espaço de entrelinhas de 1,5.

Trabalho Completo

  1. a) título em negrito, fonte Times New Roman 12, alinhamento centralizado, espaço de entrelinhas de 1,5, margens superior, inferior, esquerda e direita de 3 cm;
  2. b) autor(es) – duas linhas após o título, último sobrenome em maiúsculas, nome em minúsculas, titulação ou graduação, identificação da instituição, unidade de federação e e-mail.
  3. c) texto – duas linhas após a identificação de autor(es), de até 30.000 caracteres com espaço, incluindo bibliografia.
  4. e) registro do apoio institucional, quando houver;
  5. f) descrição concisa do trabalho, sempre com letras, quadros, tabelas, gráficos e figuras suficientemente grandes para permitir a leitura a uma distância de, aproximadamente, 1 (um) metro, contendo objeto, universo, referencial teórico, conclusões e bibliografia.

Art. 12 – Os trabalhos não aprovados serão descartados pela Secretaria do evento.

Certificação

Art. 13 – O participante regularmente inscrito fará jus a certificado de participação se tiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades do evento.

Art. 14 – O participante regularmente inscrito com apresentação de comunicação ou de pôster fará jus a um certificado de participação com apresentação de trabalho, se tiver 75% (setenta e cinco cento) de frequência a todas as atividades do evento.

Art. 15 – Os conferencistas e os participantes das mesas farão jus a um certificado de conferencista.

Inscrições

Inscrição para Participantes Ouvintes

Será feita pela internet, até dia 20 de outubro de 2015 e, em havendo vagas, presencialmente, na Secretaria do PPGE-UNINOVE, até 20 de outubro de 2015.

A inscrição é gratuita. Os ouvintes poderão fazer as suas inscrições até o início do vento.

As inscrições para o evento serão realizadas por e-mail: coloquio@uninove.br

Inscrição para Participante com Apresentação de Trabalho (resumo de comunicação ou de pôster)

Será aceita até 27 de setembro de 2015.

Aprovação dos resumos das comunicações e dos pôsteres

Será realizada até o dia 9 de outubro de 2015.

Envio de trabalhos completos das comunicações e dos pôsteres

A data limite será o dia 25 de outubro de 2015.

COMITÊ CIENTÍFICO

Prof. Dra. Adriana Loss (UFFS)

Prof. Dr. Adriano Salmar Nogueira e Taveira (UNINOVE)

Prof. Dr. Alvaro Acevedo Tarazona (Universidad Santander – Colômbia)

Prof. Dr. Amarílio Ferreira Jr. (UFSCAR)

Prof. Dra. Amélia Silveira (UNINOVE)

Profa. Dra. Ana Maria Haddad Baptista (UNINOVE)

Prof. Dr. Ângelo Del Vecchio (UNESP/FESP-SP)

Prof. Dr. Antônio Joaquim Severino – UNINOVE

Prof. Dr. Antonio Teodoro (ULHT)

Prof. Dr. Carlos Aby Calil (UFMT)

Prof. Dr. Carlos Alberto Jamil Cury (UFMG)

Prof. Dr. Carlos Bauer (UNINOVE)

Prof. Dr. Carlos Alberto Torres (UCLA)

Prof. Dra. Célia Haas (UNICID)

Prof. Dra. Claudia Georgia Sabba (UNINOVE)

Prof. Dr. Celso Carvalho (UNINOVE)

Profa. Dra. Cleide Almeida (UNINOVE)

Prof. Dr. Dermeval Saviani (UNICAMP)

Prof. Dr. Eduardo Santos (UNINOVE)

Profa. Dra. Elaine T. Dal Mas Dias (UNINOVE)

Profa. Dra. Eveline Algebaile (UERJ)

Prof. Dra. Francisca Eleodora dos Santos Severino (UNINOVE)

Prof. Dr. Genuíno Bordignon (UnB)

Prof. Dr. Gustavo Gonçalves Ungaro (UNINOVE)

Prof. Dr. Jason Ferreira Mafra (UNINOVE)

Prof. Dr. José Eustáquio Romão (UNINOVE)

Prof. Dr. José Rubens Lima Jardilino (UFOP)

Prof. Dr. Júlio Gomes Almeida (UNICID)

Prof. Dra. Ligia de Carvalho Abões Vercelli (UNINOVE)

Prof. Dr. Leonel Cezar Rodrigues (UNINOVE)

Prof. Dr. Luis Dourado (UFG/CNE)

Prof. Dr. Manuel Tavares (UNINOVE)

Prof. Dr. Marcos Antônio Lorieri (UNINOVE)

Profa. Dra. Marisa Bittar (UFSCAR)

Prof. Dr. Maurício Pedro da Silva (UNINOVE)

Prof. Dr. Moacir Gadotti (USP/IPF)

Prof. Dra. Naomar de Almeida Filho (UFBA)

Prof. Dr. Nicholas Davies (UFF)

Prof. Dr. Paolo Nosella (UNINOVE)

Prof. Dra. Patrícia Aparecida Bioto-Cavalcanti (UNINOVE)

Prof. Dra. Roberta Stangherlim (UNINOVE)

Prof. Dra. Rosemary Roggero (UNINOVE)

Profa. Dra. Rosiley Aparecida Teixeira (UNINOVE)

Profa. Dra. Thérèse Hamel (Univ. de Laval – Canadá)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Dr. José Eustáquio Romão

Prof. Dr. Jason Ferreira Mafra

Prof. Dr. Marcos Antonio Lorieri

Prof. Dr. Maurício Pedro da Silva

Prof. Dr. Celso do Prado Ferraz de Carvalho

Prof. Dr. Carlos Bauer

APOIO INSTITUCIONAL

Reitor: Eduardo Storópoli

Pró-Reitoria Acadêmica: Maria Cristina B. Storópoli

Pro-Reitorias de Campus: Claudio Ramacciotti e Renato Rodrigues Sofia

Pró-Reitoria Administrativa: Jean Anastase Tzortzis

Diretoria de Pesquisa: João Carlos Ferrari Corrêa

Diretoria do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE): José Eustáquio Romão

Diretoria do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE): Jason Mafra

APOIO TÉCNICO

Alex Jonatan da Silva Teixeira

Aline Alves de Araújo Silva

Cristiane de Marco Soares

Jennifer Lopes da Silva

Juliana Aparecida Cezario

Regulamento

CAPÍTULO I

DO COLÓQUIO, FINS E OBJETIVOS

Art. 1.º – O Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares é um evento do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-graduação em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), que tem por finalidade permitir a divulgação e o intercâmbio dos resultados dos estudos e pesquisas em educação, nacionais e estrangeiras, mormente os desenvolvidos por discentes e docentes de programas de pós-graduação que têm como tema central as instituições escolares.

Art. 2.º – Para melhor concretizar suas finalidades, o Colóquio tem por objetivos:

I – colaborar para o mapeamento das pesquisas sobre instituições escolares que são realizadas no Brasil e no mundo;

II – disseminar o resultado das reflexões e das pesquisas dos docentes e discentes do PPGE e do PROGEPE/UNINOVE sobre instituições escolares, de modo a inseri-lo nas agendas nacionais e internacionais que tratam do tema;

III – contribuir para o mapeamento das políticas de financiamento da ciência e da tecnologia, de modo a construir estratégias e táticas de melhor participação dos projetos de pesquisa sobre instituições escolares no montante das agências de fomento;

IV – promover o intercâmbio de resultados de estudos e pesquisas sobre instituições escolares.

CAPÍTULO II

DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

 

Art. 3.º – O Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, a ser realizado de dois em dois anos, estruturar-se-á em:

I – conferências magnas;

II – mesas redondas;

III – apresentação de comunicações;

IV – apresentação de pôsteres.

  • 1.º – As conferências magnas serão proferidas por conferencistas convidados, reconhecidos na área de educação, nacional e internacionalmente, principalmente na temática das instituições escolares e/ou afins.
  • 2.º – As mesas redondas serão compostas por pesquisadores convidados e reconhecidos na área, que apresentarão papers sobre os temas indicados pela Comissão de Coordenação do evento.
  • 3.º – As comunicações serão constituídas por trabalhos escritos sobre a temática do Colóquio e inscritos e aprovados pelo Comitê Científico, de acordo com as especificações deste Regulamento.
  • 4.º – Os pôsteres apresentados sobre a temática do Colóquio serão os inscritos e aprovados pelo Comitê Científico, de acordo com as especificações deste Regulamento.

Art. 4.º – O Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares será desenvolvido em três dias, incluindo o da noite de abertura.

Art. 5.º – Para melhor desenvolvimento de suas atividades, o Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares contará com os seguintes órgãos de execução:

I – Comissão de Coordenação;

II – Comitê Científico;

III – Comissão de Divulgação;

IV – Comissão Cultural.

  • 1.º – À Comissão de Coordenação, presidida pelos Diretores do PPGE e do PROGEPE/UNINOVE e composta por mais tantos docentes quantas forem as linhas de pesquisa dos Programas, sendo um por linha, e por um representante discente indicado pelos estudantes dos Programas, competirá:

I – formular o projeto bienal do evento, para aprovação da Reitoria, ouvido o Colegiado do PPGE e do PROGEPE/UNINOVE;

II – convidar os conferencistas que participarão das conferências magnas e das mesas redondas, ouvido o Colegiado de cada programa;

III – coordenar todas as atividades do evento;

IV – designar os membros, docentes e discentes do Comitê Científico e das demais comissões previstas neste artigo;

V – organizar, ou designar o(s) encarregado(s), para a organização das publicações resultantes do Seminário;

VI – designar os coordenadores de mesas, dando prioridade aos docentes do programa;

VII – buscar recursos internos e externos à instituição para o financiamento do evento;

VIII – elaborar relatório circunstanciado do evento.

Art. 6.º – Ao Comitê Científico, composto de tantos docentes-pesquisadores quantos foram necessários, internos e/ou externos ao PPGE e ao PROGEPE/UNINOVE, compete receber os trabalhos inscritos no evento, aprovando-os ou não, mediante parecer favorável de um de seus membros ou de pareceristas ad hoc, por ele indicados.

Parágrafo único – O Comitê Científico será composto pelos pesquisadores-docentes nomeados pela Comissão de Coordenação, mediante indicação do Colegiado, que contemplará docentes do PPGE e do PROGEPE/UNINOVE e pesquisadores reconhecidos na área de educação.

Art. 7.º – À Comissão de Divulgação, composta pelos docentes, discentes e Servidores Técnico-Administrativos do PPGE e do PROGEPE/UNINOVE designados pela Comissão de Coordenação, compete divulgar o evento, antes de sua realização, bem como a produção que dele resultar.

Art. 8.º – À Comissão Cultural, composta por docentes, discentes e/ou Colaboradores Técnico-Administrativos designados pela Comissão de Coordenação, compete a organização das sessões artístico-culturais e sociais do evento.

 

CAPÍTULO III

DA CHAMADA PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

Art. 9.º – Os papers das conferências magnas e das apresentações nas mesas serão entregues por seus autores, com a assinatura do devido termo de cessão de direitos autorais, em prazo estipulado pela Comissão de Coordenação, para eventual publicação de obra(s). Parágrafo único – Os papers previstos no caput deste artigo obedecerão às seguintes especificações:

I – obediência às normas da American Psychological Association (APA), para os estrangeiros, e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para os brasileiros;

II – fonte Times New Roman, corpo 12;

III – espaçamento 1,5;

IV – texto justificado;

V – máximo de 40.000 (quarenta mil) caracteres com espaço.

Art. 10 – Os resumos e/ou os papers das comunicações e dos pôsteres deverão ser entregues, em data prévia estipulada pela Comissão de Coordenação, para exame e aprovação do Comitê Científico.

  • 1.º – Cada participante inscrito para apresentação de comunicação ou pôster poderá inscrever-se com apenas um trabalho.
  • 2.º – A inscrição de trabalho, no evento, implica a automática cessão de direitos autorais para sua publicação, em qualquer meio, a critério da Comissão de Coordenação.

Art. 11 – Os textos das comunicações e dos pôsteres serão examinados em prazo estipulado pelo Comitê Científico, para comunicação, em tempo hábil, aos autores que tiverem seus trabalhos aprovados.

  • 1.º – Os textos das comunicações obedecerão às seguintes normas:

I – Resumo

  1. a) título em negrito, fonte Times New Roman 12, alinhamento à esquerda, espaço de entrelinhas de 1,5; margens superior, inferior, esquerda e direita de 3 cm;
  2. b) autor(es) – duas linhas após o título, último sobrenome em maiúsculas, nome em minúsculas, titulação ou graduação, identificação da instituição, unidade da Federação e e-mail;
  3. c) texto – duas linhas após a identificação de autor(es), em parágrafo único, contendo entre 1.500 e 1.700 caracteres com espaço, alinhamento justificado, Word, fonte Times New Roman 12, espaço de entrelinhas de 1,5.

II – Trabalho Completo

  1. a) título em negrito, fonte Times New Roman 12, alinhamento centralizado, espaço de entrelinhas de 1,5, margens superior, inferior, esquerda e direita de 3 cm;
  2. b) autor(es) – duas linhas após o título, último sobrenome em maiúsculas, nome em minúsculas, titulação ou graduação, identificação da instituição, unidade de federação e e-mail.
  3. c) texto – duas linhas após a identificação de autor(es), de até 30.000 caracteres com espaço, incluindo bibliografia.
  • 2.º – Os pôsteres, que poderão conter textos, quadros, tabelas, gráficos e ilustrações, serão organizados de acordo com as seguintes especificações: a) dimensões – 100 x 90 cm;
  1. b) título em letras maiúsculas, visíveis a 2(dois) metros de distância;
  2. c) nome do(s) autor(es) e da instituição a que se vincula a pesquisa em foco, logo abaixo do título;
  3. d) registro do apoio institucional, quando houver;
  4. e) descrição concisa do trabalho, sempre com letras, quadros, tabelas, gráficos e figuras suficientemente grandes para permitir a leitura a uma distância de, aproximadamente, 1(um) metro, contendo objeto, universo, referencial teórico, conclusões e bibliografia.

Art. 12 – Os trabalhos não aprovados serão descartados pela Secretaria do evento.

 

CAPÍTULO IV

DA CERTIFICAÇÃO

 

Art. 13 – O participante regularmente inscrito fará jus a certificado de participação se tiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades do evento.

Art. 14 – O participante regularmente inscrito com apresentação de comunicação ou de pôster fará jus a um certificado de participação com apresentação de trabalho, se tiver 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em todas as atividades do evento.

Art. 15 – Os conferencistas e os participantes das mesas farão jus a um certificado de conferencista.

 

 

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS, FINAIS E TRANSITÓRIAS

 

Art. 16 – Os temas, o programa, o número de vagas e o calendário, com a especificação das datas limites para inscrição e aprovação de comunicações e pôsteres, serão estabelecidos em cada projeto de Colóquio bienal e publicados em edital.

Art. 17 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Coordenação, ouvido os Colegiados do PPGE e do PROGEPE/UNINOVE.

Art. 18 – Este Regulamento entra em vigor na data de sua aprovação, revogadas as disposições em contrário.

PROGRAMAÇÃO GERAL DE COMUNICAÇÕES E PÔSTERES

Clique Aqui

ANAIS: TRABALHOS COMPLETOS COMUNICAÇÕES E PÔSTERES