Professores - Programa de Pós-Graduação em Administração - UNINOVE

Marcos Rogerio Mazieri

Doutor em Administração de Empresas com foco em Inovação, cujo projeto de pesquisa tem por objetivo geral analisar o potencial das informações das patentes para o processo de inovação das organizações e países, com enfase em Frugal Innovation e na visão da teoria institucional. Bacharel em Administração, pela Associação Internacional de Educação Continuada (2010), pós-graduação MBA em finanças, pela Fundação Getulio Vargas de SP (2012), pós-graduação MBA em captação de financiamentos (2013), pela Associação Internacional de Educação Continuada, pós-graduação MBA em marketing, pela Fundação Getulio Vargas de SP (2014), certificação SIXSIGMA Black Belt, pelo QSP - SP (2012) e certificação em Innovation and Commercialization, pelo Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.2013). Tem 20 anos de experiência em gestão e TIC, na área de administração, engenharia de software, com ênfase em administração financeira, design de processos SixSigma e controle estatístico de processos, gestão de equipes, gestão da inovação, gestão estratégica da propriedade intelectual e estratégia de organizações. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. Capacidade de Inovacao e Gerenciamento de Projetos
      Descrição: A capacidade de inovação pode ser compreendida como um conceito amplo. Este conceito envolve a forma como as organizações reconhecem, acessam e usam as informações em seus processos organizacionais, como organizam suas iniciativas inovadoras por meio de projetos, como inovam no próprio gerenciamento dos projetos e como os comportamentos de gestores e demais envolvidos interferem no desempenho das inovações. No contexto das ?capacidades?, a inovação pode ser analisada a partir das modificações em produtos, processos, marketing e arranjos organizacionais, seus fatores antecedentes, intervenientes e consequentes. As unidades de análise e objetos de estudos são principalmente informacionais como Big Data, Patent as an Information, Projetos e variáveis de Desempenho Econômico ou de produção de Propriedade Intelectual. O desenvolvimento ou exploração de bases cognitivas (informações) são posicionadas como elementos de entrada para os processos de solução de problemas e de geração de valor para a inovação. Neste projeto objetiva-se estudar as mudanças na capacidade de inovação das organizações e comunidades, considerando o atendimento aos princípios da sustentabilidade na abordagem triple bottom line, transferência de tecnologia, aceleração de processos de inovação, inteligência competitiva e desenvolvimento de procedimentos metodológicos relacionados. Serão utilizados diferentes procedimentos metodológicos como pesquisa-ação e observação participante com abordagens quantitativas e qualitativas, dependendo do problema de pesquisa, envolvendo principalmente análise discriminante, redução de dados e mineração de textos. Como resultado espera-se contribuir com as discussões sobre a inovação frugal, inovação disruptiva, patentes como fonte de informações, estratégia de internacionalização, finanças da inovação e gestão de projetos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcos Rogério Mazieri - Coordenador.
      Membro: Marcos Rogerio Mazieri.
    2. 2013-2018. Monitoramento automatizado de precos e opinioes a partir de dispositivos mobile
      Descrição: As grandes assimetrias de informações provocadas pelo comportamento humano dos envolvidos nos processos de compras, como a racionalidade limitada e o oportunismo, aliadas as características ambientais, como a frequência de uso das informações, especificidade das informações e a incerteza, podem levar os atores envolvidos na inovação das startups e das empresas maduras a enfrentarem dificuldades na identificação dos modelos de governança mais favoráveis para conhecer, acessar e utilizar as fontes internas e externas de informações tecnológicas (WILLIAMSON, 1985). Da combinação das características citadas tem-se o conceito do custo de transação. Os custos de transação não compreendem apenas o custo do bem per se. Por custo de transação entendem-se todos os custos adjacentes ao bem de capital. Conforme observou Coase (1934) sua elevação ocorre quando o bem de capital está localizado no ambiente externo ou mercado, respondendo portanto, a algumas lacunas da teoria econômica neoclássica, considerando as imperfeições do mercado e a necessidade de considerar os contratos como instrumentos de formalização das transações. Da observação do comércio eletrônico tradicional, e a tendência crescente do uso dos Smartphones, os quais serão sucintamente descritos no ?PLANO DE NEGOCIOS STARTUP BRASIL 2013?, verifica-se algumas problemáticas e dilemas quanto a real capacidade de construir os novos ambientes de negócios e seus usuários envolvendo a WEB, e a nova ordem proposta pelas ferramentas de interação, especialmente as Social Networks e os APPS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcos Rogério Mazieri - Coordenador / marco antonio galante junior - Integrante.
      Membro: Marcos Rogerio Mazieri.
    3. 2013-2018. Patentes como PD outsourcing em empresas Startups de base tecnologica
      Descrição: As patentes apresentam-se como fontes únicas de informações uma vez que os resultados tecnológicos apresentados para realização do pedido de patenteamento raramente são replicados em outras publicações (Barroso, Quoniam, Pacheco, 2009). Os vários escritórios responsáveis por pedidos de patentes são de livre acesso do público pela internet e mantém bancos de dados com descrições completas das invenções apresentadas para depósito. Essas patentes, aprovadas ou não, bem como a descrição das invenções em termos funcionais e de aplicação permanecem disponíveis e visíveis para o público em geral formando uma grande biblioteca tecnológica (Dou, 2009). Sobre a disponibilidade e utilidade desse conhecimento contido nas informações das patentes, há estudos que abordam as formas de sua utilização prática, a decodificação e análise para auxiliar nas soluções dos problemas das empresas, comunidades , setores públicos e países em desenvolvimento (Bregonje, 2005) (Fleming Sorenson, 2001), além de sua utilização como indicadores de níveis de investimento em PD, tendência tecnológica, estimativas de investimentos públicos e privados para suporte a decisões em diversas industrias como a de baixa emissão de carbono, fotovoltaica e produção de eletricidade (Wiesenthal, Leduc, Haegeman, Schwarz, 2012), (Breyer, Birkner, Meiss, Goldschmidt, Riede, 2013), (Kim, Kim, Flacher, 2012), evidenciando a multidisciplinaridade e a relevância das informações presents nessa base de dados para a PD e a inovação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marcos Rogério Mazieri - Coordenador. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 5
      Membro: Marcos Rogerio Mazieri.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Melhor Relato Técnico do SINGEP 2017, Universidade Nove de Julho São Paulo.. 2017.
      Membro: Marcos Rogério Mazieri.
    2. Melhor Trabalho da Área de Inovação Aberta e Cooperação Tecnológica, SEMEAD-FEA-USP.. 2014.
      Membro: Marcos Rogério Mazieri.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. SEMEAD, Seminários em administração FEA-USP. Sustentabilidade e Criatividade Organizacional Nas Empresas Processadoras de Mandioca. 2016. (Congresso).
    2. SEMEAD, Seminários em administração FEA-USP. Absorção de Informações para uso nos Processos de Inovação e a Relevância das Informações das Patentes nesse contexto na visão da Teoria do Custo de Transação. 2016. (Congresso).
    3. Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.O uso do Knowledge Discovery in Database (KDD) de informações patentárias sobre ensino a distância: Contribuições para instituições de ensino superior. 2016. (Simpósio).
    4. Busca Profissional de Patentes. 2014. (Oficina).
    5. XVII SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP.Absorção de Informações Para Uso Nos Processos de Inovação e A Relevância das Informações das Patentes Nesse Contexto Na Visão da Teoria do Custo de Transação. 2014. (Seminário).
    6. XVII SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP.Análise Tecnométrica de Patentes: Uma Aplicação Na Recuperação de Terras Raras. 2014. (Seminário).
    7. XVII SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP.INOVAÇÃO A PARTIR DAS INFORMAÇÕES DE PATENTES: PROPOSIÇÃO DE MODELO OPEN SOURCE DE EXTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE PATENTES (CRAWLER). 2014. (Seminário).
    8. Fórum Internacional em Empreendedorismo com Louis Jacques Filion. 2013. (Congresso).
    9. II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS e I SIMPÓSIO INTERNACIONAIS DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. 2013. (Simpósio).
    10. VIII Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE). 2013. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)



    Data de processamento: 14/05/2019 03:34:06