Professores - Programa de Pós-Graduação em Administração - UNINOVE

Leonel Cezar Rodrigues

Possui PhD em Administração pela Vanderbilt University, TN (USA), com concentração em Gestão de Sistemas de Ciência e Tecnologia. Mestrado em Administração da Tecnologia pela Vanderbilt University, TN (USA). Especializações em Gestão da Tecnologia e Cooperação Técnica Internacional pela FEA/USP. Graduado em Direito. Pós-Doutorado em Administração pela Old Dominion University, VA (USA). Cofundador e Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau (IPTB) e Pro-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau. Cofundador do BLUSOFT - Polo de Software e Alta Tecnologia de Blumenau e seu Diretor de 1994-97. Criador do Programa de Pós-Graduação em Administração Stricto Sensu da Universidade Regional de Blumenau e seu Coordenador de 1995-02. É co-autor de oito livros, vários capítulos e artigos científicos publicados em âmbito nacional e internacional. É professor titular e pesquisador do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE e Coordenador do Programa de Doutorado Interinstitucional em Administração e de Relações Internacionais do PPGA/UNINOVE. Pesquisador e consultor em Administração da Tecnologia, com ênfase em Inteligência Competitiva, Empreendedorismo Corporativo e Inovação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9075295558587388 (07/05/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Nove de Julho, Centro de Pós Graduação, Programa de Pós Graduação Em Administração. Av. Francisco Matarazzo, 612 - Pós-Graduação - Stricto Sensu - UNINOVE Água Branca 05001-100 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 36659342 URL da Homepage: http://www.uninove.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (21)
    1. 2018-Atual. MODELO DE NEGOCIO NA ERA DIGITAL
      Descrição: As modificações recentes observadas no ambiente industrial a partir da era digital e da convergência tecnológica, têm criado árduos desafios às empresas estabelecidas, tanto quanto às empresas iniciantes. Os desafios são intrinsecamente complexos, a tal ponto, que a literatura especializada começa, ainda que timidamente, a falar em modelo de negócio como o ?próximo passo? à era da inovação. O objetivo principal dessa pesquisa é caracterizar um modelo de negócio propositivo, ilustrado pela nova realidade mutante, com um formato que explique como lidar com a crescente complexidade dos processos transacionais. A metodologia é de caráter qualitativo, com avaliação de casos selecionados de empresas ícones de forma a ilustrar os elementos conceituais envolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Danilo Augusto de Souza Machado - Integrante.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    2. 2017-Atual. INTELIGENCIA COMPETITIVA NO BRASIL - Caracteristicas e funcoes
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / João Custódio Pinto - Integrante / Danilo Augusto Machado - Integrante / Clebia Ciupack - Integrante / Nayara Freitas - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Bolsa.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    3. 2016-2017. INOVACAO DIGITAL DISRUPTIVA: Um conceito paradoxal a Teoria da Inovacao Disruptiva?
      Descrição: Culturas afoitas a incorporar conhecimentos novos produzidos alhures no ambiente industrial ou acadêmico, precisam de maior reflexão sobre os elementos basilares do conhecimento que incorporam, sob pena de distorção conceitual grave ou absorção superficial sem valor intrínseco. Este é o caso da teoria da inovação disruptiva, cujos fundamentos conceituais parecem estar sendo distorcidos à medida em que se espalha pela academia e indústria. O objetivo principal dessa pesquisa é identificar as premissas conceituais da inovação disruptiva em casos selecionados de inovação disruptiva digital, visando caracterizar seu sentido epistemológico. A metodologia é de caráter qualitativo, com avaliação de casos selecionados de inovação digital, de forma a enquadrar nos elementos conceituais. Espera-se poder explicar a lógica ou o raciocínio de uso da teoria neste novo ambiente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / João Custódio Pinto - Integrante / Ana Carla de Souza - Integrante / Danilo Augusto Machado - Integrante / Clebia Ciupack - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Outra.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    4. 2015-2017. INSERCAO INTERNACIONAL DAS INSTITUICOES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS Conceitos, Modelos e Estrategias
      Descrição: Erros conceituais e despreparo operacional no processo de internacionalização da educação superior pode induzir gestores dessas instituições a orientar esforços no processo de inserção internacional a descontinuidades e interrupções abruptas. Conceitos, papeis das unidades internas e processos de inserção internacional da educação parecem não apresentar as ligações entre as reais tendências ambientais e as capacidades internas, frustrando muitos esforços, abordagens e estratégias de inserção internacional de uma instituição. As questões globais, tendências ou simplesmente modas, estão desafiando a maturidade e o bom senso institucional das IES brasileiras, no sentido de exigir conceitos claros e estratégias eficientes, deles decorrentes, de inserção internacional, já que preparar o cidadão global parece ser mesmo uma necessidade irreversível. Este estudo pretende verificar ao longo das maiores e mais bem posicionadas instituições de ensino superior (IES) do Brasil, qual sua visão, seu propósitos de operar com a educação internacional e como são estabelecidos, percebidos e praticados os elementos da sua articulação. Utilizar-se-á a metodologia quantitativa envolvendo uma amostra de universidades públicas, universidades privadas, centros universitários e Faculdades privadas no país, de um universo de 2.416 IES brasileiras. Espera-se poder caracterizar o processo de coadunação da adaptabilidade e do alinhamento, utilizado nas atividades de inserção internacional das IES pesquisadas e apresentar contribuições técnicas e científicas para o avanço sistêmico da gestão dos processos de inserção internacional de instituições de ensino superior brasileiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Antonio Marco Vivan - Integrante / Luiz Henrique Mourão Machado - Integrante / Natasha Conde - Integrante.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    5. 2014-2015. Avaliacao Institucional: O Ordenamento Juridico e a Pratica da Acao
      Descrição: O Projeto se desenvolve no Grupo de Pesquisas em Gestão Educacional Contemporânea (GRUGEC), cadastrado e certificado pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), no âmbito do Diretório de dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cinetífico e Tecnológico (CNPq). A Linha de Pesquisa do GRUGEC, voltada para a Pesquisa e Intervenção em Gestão Educacional, por sua vez, atua na gestão escolar quanto ao planejamento do desenvolvimento institucional e na gestão estratégica de instituições de ensino fundamental e médio. Para tanto, volta-se para o estudo da avaliação institucional, no que concerne às politicas públicas, a legislação, o processo e a função avaliadora, como medida de amparo à gestão e à formulação de estratégias de desenvolvimento, em todos os níveis e aspectos institucionais. Aqui as repercussões se dão ainda em relação à gestão dos meios que racionalizam e aperfeiçoam a administração, para que as finalidades precípuas e específicas dos sistemas educacionais e das unidades escolares sejam gerenciadas com eficácia, eficiência, e efetividade. Assim, o O Projeto de Pesquisa Avaliação Institucional: O Ordenamento Jurídico e a Prática da Ação representa, na atualidade, no ano de 2015, forma de investigação dos fundamentos legais da gestão educacional, que direcionam os processos, as relações internas e externas, e que também repercutem como resultados na prática de gestão e na intervenção da gestão educacional contemporânea. Este estudo tem como resultado a geração de produção científica voltada para as áreas de Educação e de Administração. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Integrante / Amélia Silveira - Coordenador / Gustavo Ungaro - Integrante.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    6. 2011-2013. GESTAO ESTRATEGICA EM INSTITUICOES EDUCACIONAIS
      Descrição: Instituições educacionais diferem das organizações de uma forma geral, por serem estruturalmente bidimensionais e possuírem objetivos difusos. A bidimensalidade e objetivos difusos, representes nos sistemas administrativo e educacional, requerem formatos de planejamento, determinação de objetivos e desenho dos respectivos processos, de maneia a respeitar tais singularidades. Gerir estrategicamente tais instituições, portanto, é uma atividade singular e eventualmente mais complexa do que se pode inferir pela equivalência direta com outras organizações. O presente projeto, usando-se de métodos de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa consagrados, concentra-se na análise ambiental, mecanismos e modelos de gestão estratégica de Instituições de Ensino, visando ao desenvolvimento de ferramentas de gestão estratégica que possam suportar a mudança, a evolução e o desenvolvimento institucional. Espera-se como um dos principais resultados, prover mecanismos e modelos de apoio à práxis e à prática da gestão estratégica de instituições educacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Outra.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    7. 2011-2012. O PAPEL DA INTELIGENCIA COMPETITIVA NA CONFIGURACAO DO NEGOCIO
      Descrição: A construção do modelo de negócio de uma empresa é um dos desafios administrativos considerado dos mais críticos para os executivos modernos. Há uma nítida tendência de readequação funcional das empresas ao longo de seus setores econômicos, em torno de empresas parceiras de referência, mercê da tendência de horizontalização das estruturas transacionais, permitidas pelas soluções da tecnologia da informação. Algumas empresas, porém, como as de investimentos e participações, ficam a meio caminho entre empresas de referência e empresas de intermediação. Ser uma empresa de investimentos em negócios inovadores, sustentáveis e de base tecnológica, exacerba ainda mais a complexidade estrutural de tais empresas, como é o caso da Axial Par. O desempenho deste tipo de empresa depende, como parece lógico, do acesso e gestão eficiente das informações oriundas do ambiente e do entorno competitivo da empresa, permitido por um sistema de inteligência competitiva (IC). Esta pesquisa visa a estudar o sistema de IC da Axial Par, no sentido de caracterizar seu papel na sustentação do modelo de negócio da empresa. Para tanto, utilizar-se-á o método de estudo de caso, de forma descritiva e explicativa, para caracterizar o sistema em estudo e suas implicações sobre o modelo de negócio da empresa. Espera-se poder caracterizar o modelo de negócios, o sistema de IC e a influência deste sistema sobre o modelo de negócio da Axial Par.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Valéria Riscarolli - Integrante / Waldir Rechziegel - Integrante / Alessandro Miranda de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Bolsa.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    8. 2010-2011. SISTEMAS DE INTELIGENCIA COMPETITIVA E TECNOLOGICA NUMA EMPRESA FAMILIAR
      Descrição: A pressão do ambiente competitivo, o enorme fluxo de informações e a necessidade de acerto nos processos estratégicos e decisórios requerem das organizações o uso de eficientes sistemas de inteligência. A inteligência, tanto a competitiva quanto a tecnológica, possui influência decisiva nas tomadas de decisão e na formulação de estratégias. Este trabalho debruça-se sobre as características e papel da Inteligência Competitiva (I/C) e da Tecnológica (I/T), na casa Valduga, uma empresa familiar internacionalizada e uma das maiores casas de vinho do Brasil, com sucursais (bodegas) de produção de vinho expandidas para a Argentina, Chile, Portugal e Itália. A pesquisa objetivará caracterizar os sistemas de I/C e de I/T que apóiam seu negócio e sua base tecnológica de conhecimento empírico, e descrever como esses sistemas tem sustentado e influenciado as estratégias corporativas, as competitivas e as organizacionais da empresa selecionada. Espera-se poder identificar as características e os processos dos sistemas de I/C e I/T e qual seu papel na sustentabilidade e expansão do negócio da Casa Valduga.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Bolsa.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    9. 2010-2011. INOVACOES NO MODELO DE NEGOCIOS NUMA EMPRESA FAMILIAR
      Descrição: Inovação apresenta-se como o paradigma que tende a dominar os esforços no desenvolvimento de modelos e práticas administrativas nas empresas hodiernas. O objetivo deste trabalho é estudar os processos de inovação na trajetória de crescimento da Casa Valduga, produtora de vinhos e champanhes, uma empresa familiar internacionalizada, cuja tecnologia de produção baseia-se em conhecimento empírico. A pesquisa empírica terá uma abordagem qualitativa, em nível exploratório, visando a determinar como a Valduga desenvolveu seu modelo de negócios que lhe permitiu expandir sua bodega para a Argentina, Chile, Portugal e Itália, criando ao mesmo tempo genéricos mundiais de grande qualidade e champanhes premiadas como a melhor no mundo em sua categoria. Utilizar-se-á o método de estudo de caso, para analisar o fenômeno em questão, coletando os dados por meio de entrevistas e de documentos oficiais da empresa. Espera-se poder identificar as características e o modelo de negócio que sustenta a expansão da empresa estudada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Bolsa.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    10. 2009-2010. O PAPEL DA TECNOLGIA DE INFORMACAO NA ESTRATEGIA CORPORATIVA
      Descrição: Desde que a TI foi incorporada às empresas como ferramenta administrativa de produtividade, seu papel vem crescendo de importância e a TI gradativamente assume funções críticas para o sucesso dos negócios. A escolha da infra-estrutura de TI mais adequada e os sistemas (software) que possam melhor responder às necessidades dos objetivos estratégicos das empresas, no entanto, parece estar impedindo que a TI avance de simples fornecedora de serviços para funções mais críticas, como ferramenta de inovação e mesmo como instrumento de quebra das regras de negócio dos setores. A maioria das empresas usam a TI no primeiro estágio (fornecedora de serviços), mas muitas empresas, no entanto, avançaram seus modelos de negócio, usam a TI como ferramenta competitiva e são vistas como empresas inovadoras. O objetivo desta pesquisa é verificar nas 100 maiores empresas, segundo o Guia da Exame das Maiores e Melhores, qual o atual status da TI, visto pelos seus executivos (B e C) usuários da TI. Espera-se poder levantar um mapa das estratégias de TI e seu alinhamento com as estratégias de negócio, nessas empresas, de modo a poder contribuir para o melhoramento das práticas administrativas correntes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    11. 2009-2010. REDES INTER-EMPRESARIAIS E INTELIGENCIA COMPETITIVA
      Descrição: Empresas competitivas estão reconcebendo seus negócios com base nos princípios da horizontalização. Isto leva-as a transferirem a maior parte de suas atividades primárias e secundárias a empresas parceiras. Neste processo, o controle do negócio é mantido pela gestão de uma rede interempresarial de empresas parceiras ao longo da cadeia produtiva da empresa referência. A operação eficiente da rede depende da arquitetura adotada e possibilidade de coopetição entre as empresas. Por outro lado, a eficiência e desempenho gestor da rede bem como a capacidade competitiva da empresa referência, dependem também de seu sistema de Inteligência Competitiva. Uma empresa que tem se distinguido na formação de sua rede de parceiros e se transformado em empresa líder em sua área de operação (regulação de sinistros de automóveis) em nível nacional, foi a Molicar. Nesta pesquisa analisa-se a rede interempresarial da Molicar, a maior empresa em regulação de sinistros em nível nacional. Usa-se aqui a estrutura de análise de um estudo de caso (GORDON, 2001), visando a determinar a arquitetura da rede, a coopetição entre as empresas membros e as características do processo de Inteligência Competitiva da Molicar. Espera-se poder determinar a estrutura da rede, as características de coopetição entre as empresas membros e o sistema de Inteligência Competitiva que alimenta e especializa a Molicar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Bolsa.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    12. 2008-2010. Inteligencia Competitiva e Inovacao
      Descrição: Objetiva-se desenvolver um modelo de gerenciamento de Inovaçao Aberta para usuários e intermediários da inovação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Eva Stal - Integrante / Jouliana Jordan Nohara - Integrante / Silvia Novaes Zilber - Integrante.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    13. 2007-2009. Gerenciamento de TI e Estrategia Corporativa
      Descrição: Gerenciamento da TI e Alinhamento com a Estratégia Corporativa. Objetiva-se verificar o papel da TI na estratégia corporativa como fornecedora de soluções, como inovadora de negócios e como quebradora de regras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Fernando José Garrigos - Integrante.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    14. 2004-2005. Inteligencia Competitiva e Inovacao
      Descrição: Os modernos sistemas de informação estão crescentemente estruturados para enfoques competitivos Inteligência Competitiva reorientando o tradicional enfoque da TI em controle burocrático. As funções dos processos empresariais, segundo o modelo da Cadeia de Valor de Porter, dividem-se em primárias e secundárias. No conjunto das primárias, estão atividades relativas à logística de entrada e à de distribuição, Processamento, Marketing e Vendas e Pós-Vendas. As secundárias referem-se, por exemplo, às atividades administrativas, suprimentos, tecnologia e gestão de RH. As atividades primárias, na Administração são ditas necessárias para que uma empresa exista. As secundárias incorporam os desafios administrativos de responsabilidade gerencial. Michael Porter aponta que as estratégias competitivas são constituídas de (a) rigorosa política de custos; (b) clara política de diferenciação de produtos; e (c) foco definido em segmentos mercadológicos específicos. Neste contexto, a infra-estrutura de TI e a Inteligência Competitiva constituem agentes fundamentais para a construção de vantagens para as organizações. A combinação de recursos de automação de processos com as informações das forças mercadológicas, visando ao suporte à inovação organizacional, determinam a função estratégica da Inteligência Competitiva (infra-estrutura de TI e Sistemas de Informação), na busca por vantagens competitivas. Dentro deste contexto, o objetivo deste projeto é avaliar o uso da TI e dos sistemas de inteligência competitiva em organizações empresariais ou públicas, como forma de criar vantagens competitivas. A metodologia da pesquisa obedecerá ao desenho de estudo de multicasos, de forma estruturada e sistêmica, de tal maneira a permitir a construção de teorias a partir destes estudos. O foco será sempre o papel da TI e dos Sistemas de Informação como agentes de Inteligência Competitiva para a reorientação ou estruturação de processos de negócios que representem ganhos operacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Émerson Antônio Maccari - Integrante / Cesar Basta - Integrante / Oswaldo Aparecido Drudi - Integrante / Alessandra Martins - Integrante / Davison Marcelo Paqualini - Integrante / Fernando José Andrade da Silva - Integrante / Luiz Alberto Toledo - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
      Descrição: O uso da informação para alocação estratégica de recursos, integração de processos e construção de competências internas, é o grande determinante da capacidade de inovar de uma organização. Este projeto-eixo ocupa-se em avaliar a função dos sistemas de Inteligência Competitiva como mecanismos capacitadores dos processos decisórios e do desenvolvimento de competências especiais, como fundamento dos processos de inovação. A metodologia para as pesquisas utiliza-se ora de método subjetivo (estudo de caso), ora de método quantitativo (descritivo ou inferencial), permitindo a construção de contribuições teóricas de fronteira à área de conhecimento da Inteligência Competitiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Emerson Antonio Maccari - Integrante / Edmilson Lima - Integrante / Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 1
      Membro: Emerson Antonio Maccari.
    15. 2004-2005. Novas Concepcoes de Negocio em Rede de Organizacoes
      Descrição: As facilidades de transação econômica originadas nas soluções de TI requerem das empresas novas configurações para seus negócios. As reconfigurações das estruturas dos processos de negócio, por sua vez, baseiam-se numa nova lógica de valor de gestão de produtos e unidades estratégias de negócio, facilitadas pelos serviços Web. O objetivo desta pesquisa é estudar a conectividade das cadeias produtivas visando a identificar seu nível de conectividade, via Serviços Web e as novas estruturas dos processos de negócio permitidas pela incorporação destes serviços. Para tanto, desenhou-se uma pesquisa em nível nacional, de caráter exploratório, por meio de questionário a ser enviado eletronicamente aos executivos e gerentes de TI, com vistas a determinar o grau de conectividade e sistemas de TI em uso nas cadeias produtivas de empresas-referência, nos vários setores da economia nacional. Adicionalmente, utilizar-se-á de um roteiro de entrevista, aplicado junto ao principal executivo da empresa-referência, para avaliar qualitativamente a estrutura dos processos de negócio. Espera-se poder caracterizar o grau de conectividade das cadeias produtivas nos vários setores da economia, bem como as tendências do formato da estrutura de negócio (processos e arquitetura) nas organizações destas cadeias. As novas estruturas de negócio serão analisadas segundo o modelo de negócio de Hagel III (2003).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Eva Stal - Integrante / Mario Luiz Lancellotti - Integrante / Mauro Pedro da Silva - Integrante / Samuel Torrezan - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    16. 2004-2005. Internacionalizacao de Empresas e o Papel da Tecnologia
      Descrição: Este projeto aborda uma questão bastante atual no âmbito das atividades de inovação tecnológica: a internacionalização das atividades de pesquisa e desenvolvimento das empresas multinacionais. Verifica-se uma tendência à dispersão de laboratórios responsáveis por atividades de pesquisa exclusivas em vários países do mundo, formando redes de inovação global, coordenadas por uma estratégia corporativa central. A focalização ocorre em alguns centros de excelência, em locais com as melhores condições para a geração de conhecimentos. O objetivo geral deste projeto é conhecer melhor este processo, e como ele pode ser utilizado para atrair centros de PD de empresas multinacionais para o Brasil. Este procedimento vem sendo adotado por vários países em desenvolvimento, como forma de se capacitar tecnologicamente e inserir o país nas redes de fornecedores mundiais de tais empresas. Outra vertente deste projeto é o movimento contrário ? empresas brasileiras que estão se internacionalizando, e cuja penetração no mercado externo se baseia na inovação tecnológica, o que contribui para aumentar o valor agregado dos produtos exportados. Assim, verifica-se uma complementaridade entre os dois temas de investigação, os quais se inserem no âmbito da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Integrante / Milton de Abreu Campanario - Integrante / Ana Maria Motta Garcia Lopes - Integrante / Eva Stal - Coordenador / João Batista do Prado Júnior - Integrante / Marcos Alberto Castelhano Bruno - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    17. 2002-2004. Validacao do modelo de sistema do processo de inteligencia competitiva
      Descrição: Este projeto foi criado a partir do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Inteligência Competitiva (PPGAd-FURB), se formou a partir de um grupo de estudos sobre Administração de Sistemas de Informação. Para os pesquisadores do Núcleo não interessaria concentrar-se em tecnologia de informação como mecanismo gerencial somente, mas como instrumento estratégico para a excelência administrativa. Desta forma, os sistemas de informações seriam utilizados para, gerindo estrategicamente o conhecimento, construir capacidades especiais nas organizações. Dentro destas perspectivas, os impactos do grupo ainda não são imdediatamente visíveis, mas podemos apontar alguns exemplo: a) desenvolvimetno de sistema para gestão estratégica do curso de Mestrado em Administração: Gestão Moderna de Negócios; b) Convênio com a Senior Sistemas (maior empresa produtora de sistemas de informação integrados, em Blumenau) e a FURB, através do Mestrado em Administração para o desenvolvimento do conceito de negócios, modelo sistêmico e novas aplicações do sistema de informação integrado SAPIENS; c) Implantação/implementação de Laboratório de Sistemas de Informação Integrados, paa dar suporte a pesquisas em Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Integrada; e) Projeto de Doutoramento em Inteligência Competitiva integrado com o Mestrado em Administração. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Oscar Dalfovo - Integrante / Ricardo de Alencar Azambuja - Integrante / Marcelo Jorge fernandes - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Outra / Fundação Universidade Regional de Blumenau - Outra. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 4
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    18. 1999-2001. Dimensoes Sociais do Empreendedorismo
      Descrição: As crises organizacionais, características nos ciclos de vida das organizações, são geralmente de ordem material, humana e estrutural. Crises, porém, são típicas do processo de crescimento, como uma resultante do ciclo de vida do empreendedor. Como o empreendedor em seu ciclo de vida desempenha funções diferentes, numa organização, a força de crescimento está diretamente relacionada ao seu nível de maturidade. Dentro desta premissa, esta pesquisa visa a identificar o estágio do ciclo de vida das organizações de quatro setores industriais com representatividade econômica na cidade de Blumenau. Grau de maturidade ou plenitude organizacional é importante porque empresas maduras tendem a apresentar mais equilíbrio estrutural e presumivelmente maior desempenho. A pesquisa foi desenvolvida através de amostra por seleção aleatória proporcional entre empresas com até quinze anos de operação. O grau de maturidade ou plenitude organizacional foi determinado, com base no modelo Adizes (1996) de caracterização do estágio de maturidade de empresas. Os principais resultados indicaram uma tendência geral similar em três setores industriais dos quatro setores estudados: da confecção, têxtil e da informática. A pesquisa revela uma concentração maior de empresas com grau de maturidade mais incipiente (infante, pré-adolescente e adolescente). Cerca de 62% das empresas pesquisadas apresentam características dos estágios do ciclo de vida, infante e pré-adolescente. Apenas 18%, aproximadamente, das empresas pesquisadas, apresentam características de empresas em plenitude. O setor da construção civil, em particular, as empresas pesquisadas apresentam uma tendência maior à plenitude organizacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Saul Alcides Sgrott - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    19. 1994-1995. Diagnostico das Empresas de Software da Regiao de Blumenau - SC.
      Descrição: A pesquisa foi originada para diagnosticar três áreas distintas, das empresas do setor de software da região de Blumenau - SC. Uma área é o perfil sócio-econômico destas empresas. Levantou-se aí, recursos humanos, tipo e número de produtos, capital investido, e outros. Uma segunda área diagnosticou especificamente os produtos, quanto à sua qualidade, linguagem de programação utilizada, ambiente de desenvolvimento, padrões ergonômicos, entre outros. Finalmente, a terceira área, concentrou-se na diagnose do mercado real e potencial para os produtos das empresas pesquisadas, verificando-se aí sua compatibilização, adequação aos segmentos de mercado, demanda e necessidades não percebidas. Os principais resultados indicam que há uma concentração de empresas em alguns segmentos específicos do mercado, uso homogêneo de plataformas físicas e de linguagem e limitações de uso de linguagem de programação, bem como ausência de sistemas ergonômicos padronizados para os softwares produzidos. Por outro lado, o diagnóstico apontou formas inusitadas de início e consolidação de novas empresas a par de um vigoroso crescimento geral do setor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Carlos Eduardo Negrão Bizzoto - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    20. 1994-1995. Sistemas de Incubacao de Empresas de Alta Tecnologia
      Descrição: Através da análise do cenário existente de experiências de formação de novas empresas bem sucedidas formadas dentro do ambiente do microincubamento, bem como os resultados das entrevistas, a pesquisa tem por objetivo avaliar conceito de incubamento como mecanismo de suporte ao crescimento e consolidação de novas empresas. O estudo desenvolve um modelo que prevê e sistematiza os elementos considerados essenciais para o processo mais eficiente de incubamento de empresas, dentro da concepção do processo de "microincubamento". O fenômeno associa empresas que atuam no mesmo setor econômico e possuem complementaridade e interdependência em seus negócios. Ao aglutinarem-se, as empresas nascentes e empresas já consolidadas, emprestam umas às outras, suas capacidades especiais beneficiando-se temporariamente das forças distintivas de cada uma. Tipicamente o microincubamento acontece entre empresas de base tecnológica, por isso se apropria aos novos parâmetros da economia hodierna. Esse associamento pode acontecer na forma de adicionamento, compartilhamento e sub-licenciamento. O aprofunda discussões acerca da função do microincubamento como agente de desenvolvimento econômico. Utilizado de forma mais abrangente o microincubamento pode servir como base para a sistematização do desenvolvimento econômico local e regional e por orientação deliberada dos agentes econômicos servindo-se do conceito de criação de competências econômicas centrais nos setores a serem desenvolvidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    21. 1992-1993. Determinacao do Nivel de Dominio Tecnologico no Setor Textil da Regiao de Blumenau - SC.
      Descrição: A indústria têxtil, com setor industrial de tecnologia madura, ou até senescente, tem sofrido no Brasil, fortes pressões de mercado dos países asiáticos. As bases tecnológicas e estratégias de mercadológicas destes países têm expandido, fortemente, sua fatias de domínio do mercado mundial. Estas estratégias provocaram fortes reações dos empresários brasileiros do setor têxtil. ME Blumenau (SC), cidade-pólo têxtil do sul do país, esta atividade é responsável por cerca de 60% de economia regional. O setor têxtil local, vive um momento de risco diante do avanço dos competidores, tecnologicamente mais bem preparados e mercadologicamente mais agressivos. A presente pesquisa visou a identificar as estratégias competitivas de base tecnológicas, adotadas pelas empresas têxteis de Blumenau, para fazer frente às novas ameaças das empresas estrangeiras. A pesquisa objetivou identificar: (a) quais tendências estratégicas, como posicionamento preliminar à diminuição de custos e aumento da qualidade, estão sendo utilizadas pelo setor têxtil local; (b) observar se existe manufatura integrada por sistemas de automação computadorizado e qual sua distribuição nas organizações; (c) qual a estratégia de atualização tecnológica adotada pelo setor; (d) qual o papel do das atividades de pesquisa e desenvolvimento como estratégia competitiva para o setor; e (e) qual o grau de uso dos sistema de automação computadorizados como recurso competitivo. Os resultados indicaram que a maioria das empresas pesquisadas estão no início de um processo de redirecionamento estratégico. Não há qualquer estratégia para atualizada tecnológica formalizada nas empresas, nem tampouco de pesquisa e desenvolvimento. Por fim, não há ainda sistemas de automação computacional que determine um comportamento de gestão integrada das organizações e a preocupação de domínio tecnológico foi substituída por uma política de padronização da qualidade e diminuição de custos operacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Adriane Schneider - Integrante / Giancarlo Ibish - Integrante / Leila Branco - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Melhor Artigo Científico na Área de Inovação, VI Simpósio Internacional em Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.. 2018.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    2. Melhor Artigo Científico do Evento, VI Simpósio Internacional em Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.. 2018.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    3. Comenda "FURB 40 Anos", Universidade Regional de Blumenau.. 2004.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    4. Auxílio Participação em Eventos Científicos, CNPq.. 2002.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    5. Visiting Professor at Old Dominion University - USA, Old Dominion University.. 1995.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    6. Bolsista do CNPq para Doutorado, Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica - CNPq.. 1986.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
    7. Bolsa de Pós-Graduação da IBM, IBM do Brasil S/A.. 1982.
      Membro: Leonel Cezar Rodrigues.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (59)
    1. CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO - CONSINTER. REFORMA CONSTITUCIONAL: SISTEMA JUDICIÁRIO BRASILEIRO E A INSERÇÃO DA GOVERNANÇA COLABORATIVA. 2018. (Congresso).
    2. Encontro Nacional de Programas de PG em Administração. Cultura para a Inovação na Universidade Federal Brasileira. 2018. (Congresso).
    3. Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.Iniciando um Novo Ciclo - Inovações Revolucionárias na Tesla. 2018. (Simpósio).
    4. International Conference on Information and Technology Management. The creative use of search engines Web 2.0 to research inventions and create frugal innovations. 2015. (Congresso).
    5. XXXIX Encontro dos Cursos de Pós-Graduação em Administração da ANPAD - ENANPAD. O Papel Inovador e a Maturidade em Gestão da TI nas Grandes Empresas Brasileiras. 2015. (Congresso).
    6. 16th International Conference of the Global Business and Technology Association. MODELING HIGHER EDUCATION ATTRACTIVENESS TO STAND GLOBAL ENVIRONMENT. 2014. (Congresso).
    7. Encontro da Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD. Gestão da Inovação Aberta: Modelo de Seleção de Inovações Tecnológicas. 2014. (Congresso).
    8. International Conference on Information Systems and Technology Management. Competitive intelligence, cloud computing and innovation in small enterprises. 2014. (Congresso).
    9. 9o CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. Eletronic bidding to control opportunism in the public bidding process.. 2012. (Congresso).
    10. International Conference of Global Business and Technology Association. Participou com apresentação de trabalho no Global Business Technology Association. 2012. (Congresso).
    11. Vlll Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares "Pedagogias Alternativas". 2011. (Congresso).
    12. Xl Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do. .. 2011. (Congresso).
    13. XXXV Encontro da ANPAD. Apresentação Oral de Artigo Aprovado. 2011. (Congresso).
    14. Encontro da ANPAD. Inovação Disruptiva no Ensino Superior. 2010. (Congresso).
    15. Seminários em Administração - SEMEAD.Pensamento Schumpeteriano: uma Revisão no Contexto da Casas Bahia. 2010. (Seminário).
    16. 6o CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. Connecting Enterprises: IT as a Business Concept Innovator. 2009. (Congresso).
    17. GBATA - 11th Annual International Conference. Corporate Entrepreneurship - A Fundament to Innovation. 2009. (Congresso).
    18. Seminário Latino-iberoamericano de Gestão Tecnológica.Crescimento por Inovação Aberta ? Uma ampliação do conceito: O Caso da Totvs S/A. 2009. (Seminário).
    19. Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD).Reconcepção de Negócios: o Redesenho da Cia. Hering S/A. 2008. (Encontro).
    20. International Conference on Management of Technology. THE INFLUENCE OF THE SMALL TECHNOLOGY-BASED FIRM CHARACTERISTICS ON ITS STRATEGY FORMULATION PROCESS. 2007. (Congresso).
    21. Seminário em Administração FEA/USP - SEMEAD.Sistema de Avaliação da Pós-Graduação da CAPES: Pesquisa-ação em um Programa de Pós-Graduação em Administração. 2007. (Seminário).
    22. Seminários em Administração FEA / USP - SEMEAD.Aplicação do Modelo de Planejamento Estratégico em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. 2007. (Seminário).
    23. Seminários em Administração FEA / USP - SEMEAD.Empreendedorismo Corporativo: As Lições da premiada Brasilata S/A. 2007. (Seminário).
    24. Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul.Plenitude Institucional no Ensino Superior - uma análise das universidades do sistema ACAFE. 2006. (Outra).
    25. International conference of Global Business and Technology Association. Participou com apresentação de artigo no GBATA 2006. 2006. (Congresso).
    26. International Conference on Management of Technology. ATM Technology as Brasilian Banks Strategy: a case study of the period 1980 through 2004. 2006. (Congresso).
    27. Seminário de Gestão da Inovação Organizacional. 2006. (Seminário).
    28. Seminário de Pesquisa do Programa de Pós - Doutoramento da USP.Participou como Debatedor / MOderador no Seminário de Pesquisa: Impactos do E- Business sobre os Resultados das Empresas - estudos de casos em montadoras, realizado pelo Programa de Pós-Doutoramento da USP.. 2006. (Seminário).
    29. Seminário em Administração FEA/USp - SEMEAD.Gestão estratégica da Pós-graduação. 2006. (Seminário).
    30. Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica.Participou como coordenador/debatedor da sessão: Ferramentas para a Gestão Tecnológica II, no XXIV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. 2006. (Simpósio).
    31. Slade/ Brasil.Comércio Eletrônico em uma Microempresa de Informática. 2006. (Encontro).
    32. Seminários em Administração - Semead.Participou com apresentação de artigo no VIII SemeAd - FEA USP. 2005. (Seminário).
    33. Simpósio de Engenharia de Produção.Participou com a apresentação de artigo no XII Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP. 2005. (Simpósio).
    34. Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Estrategia (SLADE). Participou como congressista e com apresentação de artigo no XVII Congresso Latino Americano de Estratégia.. 2004. (Congresso).
    35. International Conference of Global Business and Technology Association. Technology Based Competences as International Growth Strategy. 2004. (Congresso).
    36. International Conference on Management of Technology. Participou como congressista e com apresentação de artigo no 13 th International Conference on Management of Technology. 2004. (Congresso).
    37. Congresso Anual da SBGC - KM Brasil 2003. Participou como congressista e com apresentação de artigo no KM Brasil 2003. 2003. (Congresso).
    38. Data MIning 2003. Participou como congressista no Fourth International Conference on Data Mining including Applications for CRM and Competitive Intelligence - DATA MINING 2003. 2003. (Congresso).
    39. EnANPAD - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração.Participou como examinador efetivo de bancas no Consórcio Doutoral - ANPAD. 2003. (Outra).
    40. Global Business and Technology Association International Conference - GBATA. Participou como moderador da sessão (session chair) Global Knowledge Management and Competitiveness no International Conference do GBATA. 2003. (Congresso).
    41. XIV Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração.Participou com apresentação do artigo: Identidade e Profissão: Novos desafios para o ensino da administração no XIV ENANGRAD.. 2003. (Encontro).
    42. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Participou como debatedor, no NP03 Publicidade Propaganda e Marketing, na Sessão Temática: Propaganda e Publicidade - História e Mercado no XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.. 2003. (Congresso).
    43. XXXVIII CLADEA - ASAMBLEA ANUAL CONSEJO LATINOAMERICANO DE ESCUELAS DE ADMINISTRACION. Participou como congressista e com apresentação de artigo do XXXVIII CLADEA. 2003. (Congresso).
    44. Business Association of Latin American Studies 2002 - Conference. Participação como Moderador de Sessão Global Operations and Technology Management - BALAS Conference. 2002. (Congresso).
    45. Business Association of Latin American Studies Conference - BALAS. Participou como Coordenador de área (session chair) no Business Association of Latin American Studies Conference - BALAS. 2002. (Congresso).
    46. CLADEA. Participou com apresentação de trabalho na XXXVII Assembléia do Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração.. 2002. (Congresso).
    47. ESARH 2002 - X Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos,.Participação como Conferencista em Mesa Redonda: Paradoxos da Integração de Pessoas e Tecnologia, no X Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos. 2002. (Encontro).
    48. Global Business and Technology Association. Participou com apresentação de trabalho no Global Business Technology Association. 2002. (Congresso).
    49. KM Brasil. Participou do KM BRasil 2002 - 3º Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e gestão do Conhecimento e Congresso Brasileiro Anual da Sociedade Brasileira de gestão do Conhecimento.. 2002. (Congresso).
    50. Seminário Interno em Administração.Palestra- Empreendedorismo: Construindo Empresas Vencedoras. 2002. (Outra).
    51. Third International Conference on Management Information Systems Incorporating GIS Remote Sensing. Participação como Moderador de Sessão Economic Development Management no MIS. 2002. (Congresso).
    52. III Seminário Catarinense de Gestão do Conhecimento e da Tecnologia.Participação no III Seminário Catarinense de Gestão do Conhecimento e da Tecnologia. 2001. (Seminário).
    53. II Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento.Participação no II Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento. 2001. (Outra).
    54. IIº Colóquio em Gestão Universitária na América do Sul.. Participou com apresentação de trabalho no IIº Colóquio em Gestão Universitária na América do Sul.. 2001. (Congresso).
    55. IIº Encontro de estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Empresas - EGEPE..Participou com apresentação de artigo, no IIº Encontro de estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Empresas - EGEPE.. 2001. (Encontro).
    56. XII ENENGRAD.Participação com apresentação de trabalho no XII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração.. 2001. (Encontro).
    57. Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Su. Participou com apresentação de trabalho científico do Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul.. 2000. (Congresso).
    58. VI Encontro Internacional de Empreendedores e IX Encontro Latino Americano do Projeto EMPRETEC.Participou do VI Encontro Internacional de Empreendedores e IX Encontro Latino Americano do Projeto EMPRETEC, promovido pelo SEBRAE. 2000. (Encontro).
    59. Teste ANPAD.Foi representante do Teste Anpad na Universidade Regional de Blumenau.. 1999. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. DELENER, N. ; RODRIGUES, S. ; RODRIGUES, L. C.. International Conference on Global Business and Technology Association. 2015. Congresso
    2. RODRIGUES, L. C.; MACCARI, E. A. ; FISCHMANN, Adalberto Américo. International Academy of Business Management Conference. 2014. Congresso
    3. RODRIGUES, L. C.. 16th International Conference on Global Business and Technology Association.. 2014. (Congresso).. . 0.
    4. DELENER, N. ; DANFORD, G.L. ; RODRIGUES, S. ; PUTNOVA, A. ; RODRIGUES, L. C.. International Conference on Global Business and Technology. 2013. Congresso
    5. RODRIGUES, L. C.. XXIII Congresso Nacional de Química. 1981. (Congresso).. . 0.



Data de processamento: 14/05/2019 03:34:06