Professores - Programa de Pós-Graduação em Administração - UNINOVE

Cristiane Drebes Pedron

Doutorada em Gestão (2009) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa, em Portugal. Mestre em Administração (2003) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Bacharel em Informática - Análise de Sistemas (2001) pela mesma instituição. Atualmente é professora dos programas de Pós-Graduação em Administração - PPGA e Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho em São Paulo. É editora associada da revista Alcance e também avaliadora de diversos periódicos e congressos na área de Administração/Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação empresarial, marketing de relacionamento, CRM (Customer Relationship Management), competências individuais, gestão do conhecimento e social media. Mãe de dois filhos, esteve de licença maternidade em 2010 e 2016. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7649391782228457 (03/05/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Nove de Julho. Rua Deputado Salvador Julianelli, s/n, Prédio D Barra Funda 01156080 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (011) 36659342 URL da Homepage: http://www.uninove.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-Atual. Customer Relationship Management e o Setor da Saude: o Paciente Hospitalar em Foco por meio das Tecnologias da Industria 4.0
      Descrição: O Customer Relationship Management (CRM) tem sido explorado em diferentes setores como telecomunicações, entretenimento, bancário, educação, automotivo, etc. O setor da saúde também tem encontrado benefícios ao utilizar a gestão do relacionamento com o cliente como abordagem de negócio e podemos encontrar na literatura pesquisas sobre CRM neste setor (Bhalla, Evgeniou, Lerer, 2004; Anshari Almunawar, 2012; Almunawar, Anshari, Younis, 2015; Vaish, Vaish, Vaishya, Bhawal, 2016). Estas pesquisas apontam que o setor da saúde tem aumentado o seu foco no paciente; no entanto, Baashar, Mahomood, Almomani e Alkawsi (2016) conduziram uma revisão sistemática da literatura sobre CRM e saúde e enfatizaram a falta de estudos empíricos e as poucas iniciativas que realmente focam no cliente. Por outro lado, iniciativas de CRM têm novas possibilidades por meio do uso de tecnologias como big data, IoT (Internet of Things), cloud computing, analytics, etc. Este conjunto de tecnologias tem sido explorado com a denominação de Indústria 4.0. Este tipo de tecnologia também tem recebido atenção de organizações de saúde (Aceto, Persico, Pescapé, 2018). Considerando este cenário, este projeto de pesquisa visa responder ?Como as tecnologias da indústria 4.0 podem melhorar a gestão do relacionamento com o cliente no setor da saúde?? Nós entendemos que o paciente deveria ser o centro de todos os processos das organizações de saúde e que precisam receber maior atenção. Da mesma forma como as organizações mudaram o seu foco do produto para o cliente (Payne, 2006), organizações da saúde também mudaram: elas estão aumentando o seu foco no paciente (Baashar et al., 2016). Esta pesquisa usa a abordagem metodológica da Design Science Research. O principal objetivo é propor um artefato (sistema de CRM) centrado no paciente hospitalar que considere diferentes tecnologias da Indústria 4.0. Para atender este objetivo, nós temos um conjunto de objetivos específicos: (1) Elaborar uma perspectiva abrangente sobre como o setor da saúde tem usado as tecnologias 4.0 para melhorar o relacionamento com os pacientes em ambiente hospitalar; (2) Entender quais são as principais necessidades dos pacientes com relação à informações sobre sua própria saúde e sobre a sua experiência no ambiente hospitalar. (3) Entender que tipos de dados são necessários para o sistema a ser desenvolvido e como o hospital pode prover dados internos para contribuir com uma melhor experiência no ambiente hospitalar; (4) Instanciar o artefato proposto em pelo menos dois ambientes hospitalares, avaliando a sua eficácia. Para atender aos objetivos, diferentes procedimentos serão utilizados, como a Revisão Sistemática da Literatura (Petticrew Roberts, 2008), a condução de entrevistas, a análise de documentos e a condução de grupos focais (Creswell, 2010). A principal contribuição potencial deste projeto é a proposição de um artefato (sistema de CRM) centrado no paciente permitindo que esse seja protagonista na sua experiência no ambiente hospitalar. Considerando o viés aplicado desta pesquisa, vislumbra-se contribuições tanto para a academia quanto para os praticantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Drebes Pedron - Coordenador / Winnie Picoto - Integrante / Amarolinda Klein - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristiane Drebes Pedron.
    2. 2019-Atual. Estrategias de absorcao de conhecimento em MPE?s de base tecnologica
      Descrição: Analisar e sistematizar as principais configurações dos processos de absorção de conhecimento externo em MPES de base tecnológica, atuando em polos de inovação nos estados de SC e RS, a fim de revisar sua relação com as configurações consideradas seminais nos estudos sobre CA. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Drebes Pedron - Integrante / Roberto Lima Ruas - Coordenador / Cláudio Reis Gonçalo - Integrante / Alessandra Cassol - Integrante / Marcio Augusto Lassance Cunha Filho - Integrante.
      Membro: Cristiane Drebes Pedron.
    3. 2015-2018. Exploring the Role of Customer Relationship Management in Organizational Innovation Capability
      Descrição: Customer Relationship Management (CRM) is a topic that has been explored at least since 90?s for academics from information system and marketing areas (Ngai, 2005). It is related to how companies implement relational marketing values, using IT - information technology (Zablah et al., 2004). Companies have been facing many obstacles to adopt CRM as misunderstanding the real meaning of CRM, and excessive focus on the technology and little attention on organizational factors (Payne, 2006). Resulting from these problems we continue to see statistics as ?fewer than 50 percent of CRM projects fully meet expectations? (Frow et al., 2011). On another hand, according Forbes (2013), CRM adoption will continue to increase. Companies when adopt CRM have a set of goals as improve operational performance (Sin et al., 2005), improve profitability and market share (Coltman, 2007), increase customer satisfaction and retention (Bohling et al., 2005). One of CRM organizational objective that is fear explored is ?to improve the innovation capability?, that has not been adequately studied (Lin, Chen, Chiu, 2010). These authors understand innovation capability as any creation or implementation of technology that are new to a company (e.g. new systems, policies, products, processes, etc.). In order to better integrate these two strategic components - CRM and innovation capability, in this project we want to understand: How useful is CRM system in providing support for innovation capability? Our main argumentation is that CRM can drive innovation through dynamic capabilities. Management innovation allows sensing, seizing and reconfiguring organizational capabilities, which is closely related to the dynamic capabilities definition (Gebauer, 2011). We intend to use a mixed method approach (Venkatesh, Brown and Bala, 2013) comprised by two phases. In the first phase, a qualitative one, we will conduct exploratory interviewees with CRM experts (academics and practitioners) in order to understand how CRM can foster innovation capability. Results from this phase, as well as the theoretical background, will ground the hypotheses development of the second phase of this project. The second phase is quantitative in nature and data will be collected through a survey aiming at evaluating organizational innovative capacity resulted from the CRM system adoption and usage. The main expected contribution from this research is to propose and test a theoretical model linking CRM systems usage with innovation capability. Those contributions are relevant both to academics and researchers.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Drebes Pedron - Coordenador / Winnie Picoto - Integrante / Cláudia Cristina Bitencourt - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristiane Drebes Pedron.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Orientadora do Melhor Projeto de Tese do Consórcio Doutoral da ANPAD, XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018., ANPAD.. 2018.
      Membro: Cristiane Drebes Pedron.
    2. Menção Honrosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.. 2000.
      Membro: Cristiane Drebes Pedron.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (18)
    1. ENANPAD 2014. CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT IN SMALL AND MEDIUM ENTERPRISE A MULTIPLE CASE STUDYS:. 2014. (Congresso).
    2. IAMB International Academy of Management and Business.A CRM initiative in the Public Sector using a Benefits Management Approach. 2014. (Seminário).
    3. CONTESCI. Knowledge Management on the implementation of a CRM Project in a subsidiary company: a case study. 2013. (Congresso).
    4. ENADI. -. 2013. (Congresso).
    5. 32º Encontro da ANPAD (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração).As Capacidades Dinâmicas Organizacioais Movendo-se para a Melhoria do Relacionamento com o Cliente: Um Estudo de Caso em Uma Empresa Européia. 2008. (Encontro).
    6. SugarCRM 2008. Criar Relacionamentos Melhores. 2008. (Congresso).
    7. 4th ICESAL - International Conference on Enterprise Systems, Accounting and Logistics. Why CRM doesn't work - An enterprise architecture approach. 2007. (Congresso).
    8. Doctor Consortium European Conference Information System - ECIS.PhD Thesis - Customer Relationship Management and Dynamic Capabilities. 2007. (Outra).
    9. 6ª CAPSI Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Objectivos da Adopção do CRM: Um Estudo de Caso em uma Empresa Brasileira de Telecomunicações. 2006. (Congresso).
    10. Consórcio Doutoral - Enanpad.Projeto de Tese de Doutorado - CRM e as Capacidades dinâmicas organizacionais. 2006. (Outra).
    11. III itAIS Conference. What lies Behind the Concept of Customer Relationship Management? Discussing the Essence of CRM. 2006. (Congresso).
    12. 29º Encontro da ANPAD (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração).Reflexões sobre o Desafio da Relevância: Um olhar sobre a Pesquisa em Administração. 2005. (Encontro).
    13. CIAWI 2005 ? Conferência Ibero Americana WWW/INTERNET. Reflexões sobre a Adoção do CRM. 2005. (Congresso).
    14. CATI 2004 -Congresso Anual de Tecnologia de Informação. Estratégia de CRM: O desafio da Implantação. 2004. (Congresso).
    15. SLADE - Congresso Brasileiro de Administração. CRM: Um Sistema de Gestão Empresarial ou uma Estratégia de Negócios?. 2004. (Congresso).
    16. XVII Congresso Latino-Americano de Estratégia. Participante do XVII Congresso Latino-Americano de Estratégia. 2004. (Congresso).
    17. XXXVII Assembléia do Conselho Latino-americano de Escolas de Administração.Participante da XXXVII Assembléia do Conselho Latino-americano de Escolas de Administração. 2002. (Outra).
    18. Exponha-se 2000 - Semana de Pesquisa e Iniciação Científica.Participante do Exponha-se 2000 - Semana de Pesquisa e Iniciação Científica. 2000. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. MACCARI, E. A. ; MARTENS, C. D. P. ; KNIESS, C. T. ; RUSSO, R. ; REZENDE, P. ; CUNHA, J. ; PATAH, L. ; CORTESE, T. T. P. ; PEDRON, Cristiane Drebes ; FERRAZ, R. ; TODOROV, M. C.. V Singep - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos. 2016. Congresso
    2. MACCARI, E. A. ; MARTENS, C. D. P. ; KNIESS, C. T. ; PEDRON, Cristiane Drebes ; RUSSO, R. ; PATAH, L. ; TODOROV, M. C. ; REZENDE, P. ; CUNHA, J. ; FERRAZ, R. ; CORTESE, T. T. P.. IV Singep - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e III S2IS - Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade. 2015. Congresso
    3. JOAO, B. N. ; PEDRON, Cristiane Drebes. Consórcio Doutoral do III SimPEAd - Simpósio de Pesquisa e Ensino em Administração. 2014. Outro
    4. MACCARI, E. A. ; MARTENS, C. D. P. ; KNIESS, C. T. ; Pedron, Cristiane Drebes ; SILVEIRA, F. F. ; RUSSO, R. ; PATAH, L.. III Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e II Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade. 2014. Congresso
    5. MACCARI, E. A. ; KNIESS, C. T. ; MARTENS, C. D. P. ; SILVEIRA, F. F. ; PEDRON, Cristiane Drebes. II Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e I Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade. 2013. Congresso
    6. DHILON, Gurpreet ; PEDRON, Cristiane Drebes. 10th Conference on Information Science Technology and Management. 2012. Congresso
    7. DHILON, Gurpreet ; OLIVEIRA, M. ; PEDRON, Cristiane Drebes. 9th Conference on Information Science Technology and Management. 2011. Congresso
    8. CALDEIRA, Mário ; REIS, A. P. ; PEDRON, Cristiane Drebes ; Romão, Mário ; PICOTO, W. ; LUCAS, A.. 11ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2011). 2011. Congresso
    9. PEDRON, Cristiane Drebes; OLIVEIRA, M.. I Tour Acadêmico Empresarial Brasil e Portugal. 2009. Outro
    10. PEDRON, Cristiane Drebes; CALDEIRA, Mário ; ROMAO, M.. Seminário CRM - Construir Relações Melhores. 2008. Outro
    11. DHILON, Gurpreet ; CALDEIRA, Mário ; SOARES, Filipe Sá ; PEDRON, Cristiane Drebes. SoftWars. 2007. Congresso



Data de processamento: 14/05/2019 03:34:05