Professores - Programa de Pós-Graduação em Administração - UNINOVE

Evandro Luiz Lopes

Pós-doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Doutorado em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (2010) e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2007). Entre 2012 e 2019 foi Editor Científico da Revista Brasileira de Marketing (ReMark) / Brazilian Journal of Markting (BJM). Atualmente é professor de Marketing do PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e professor de Métodos Quantitativos do MPA-GSS - Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Sistemas da Saúde na mesma universidade. Atua também como Professor Adjunto na EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, ministrando as disciplinas de Administração de Marketing, Pesquisa de Marketing e Estágio Supervisionado. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, para o qual também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2/CNPq), além de atuar como parecerista para renomados periódicos acadêmicos. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no processo de decisão de compras e na avaliação de marcas no contexto do comportamento do consumidor. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0631574435962669 (06/05/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Nove de Julho, Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA. Rua Deputado Salvador Julianelli, s/n 1o. andar Barra Funda 01156080 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 38239123 URL da Homepage: www.uninove.br/ppga
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2018-Atual. The effects of out-of-stock merchandise in retail on consumer behavior - Processo CNPq 303822/2017-1 [Bolsa PQ]
      Descrição: Out-of-stock is characterized by the momentary unavailability of some assortment of items from a retailer. Even if great efforts are directed towards minimizing this problem, it has been empirically established that out-of-stock merchandise is a cause for large retail losses, and is a source of great dissatisfaction for consumers. Initially, we sought to identify the effect of different amounts of out-of-stock merchandise on consumer assessments. We identified that the greater amount of out-of-stock items presented, the greater the perceived low quality of the retailer?s operation and the greater perception of poor store practices. However, there is no clear established relationship between the out-of-stock?s perception and the buyer?s purchase intention. To address this, the current project aims to present the results of this first study and propose a research agenda to identify the underlying cognitive mechanisms that result in different levels of purchase intention when an out-of-stock item is identified.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Marcelo Moll Brandão - Integrante / Jussara Goulart da Silva - Integrante / Eliane Herrero - Integrante / Maurício Alves Rodrigues Pugas - Integrante / Eduardo Mesquita de Souza - Integrante / Sandra Regina Bonifácio - Integrante / Heitor Lopes Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    2. 2018-Atual. Identificando os efeitos do out-of-stock no varejo no comportamento do consumidor - Processo CNPq 430020/2018-0 [Edital Universal]
      Descrição: Ruptura de estoques, ou out-of-stock, é caracterizada pela indisponibilidade momentânea de algum item do sortimento de um varejista. Mesmo que grandes esforços sejam direcionados para a minimização deste problema, sabe-se que o out-of-stock é motivo de grandes perdas de faturamento para os varejistas e de grandes insatisfações para os consumidores. Inicialmente, procurou-se identificar como o efeito de diferentes níveis de out-of-stock influenciavam as avaliações de consumidores. Identificou-se que quanto maior o out-of-stock apresentado, maior é a percepção de baixa qualidade da operação do varejista e maior é a percepção de prática de preços baixas da loja. Porém, não há uma relação clara entre a percepção de out-of-stock e a intenção de compra do avaliador. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo apresentar os resultados deste primeiro estudo e propor uma agenda de pesquisas para identificar os mecanismos cognitivos subjacentes que resultam em diferentes níveis de intenção de compra quando um out-of-stock é identificado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Marcelo Moll Brandão - Integrante / Jussara Goulart da Silva - Integrante / Maurício Alves Rodrigues Pugas - Integrante / Luís Fernando Varotto - Integrante / Marcelo Carvalho - Integrante / Heitor Nascimento Forner - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    3. 2014-2018. Teste e validacao das estrategias de coleta de dados utilizadas em Ciencias Sociais Aplicadas - Processo CNPq 448212/2014-5 [Edital Universal]
      Descrição: A adequação da amostra em pesquisas empíricas é um tema muito frequente nas sessões de discussão de artigos científicos nos congressos da área de administração e também um dos pontos centrais das avaliações dos periódicos científicos das ciências sociais aplicadas. Questões sobre a qualidade dos dados oriundos das pesquisas online (versus offline), a compatibilidade das respostas dadas por estudantes universitários e por consumidores reais, a existência e tratamento dos missing values, entre outras, parecem não ter respostas adequadas. Com isto, elaboramos dois objetivos para nosso projeto, sendo o primeiro identificar se realmente existem diferenças nos resultados de amostras oriundas de estudantes universitários quando comparadas com não estudantes adultos e, o segundo, identificar o efeito das diferentes estratégias de coleta de dados em pesquisas empíricas de marketing.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Carlos Alberto Alves - Integrante / Jussara Goulart da Silva - Integrante / Flaviane Costa e Silva - Integrante / João Batista Moglia Júnior - Integrante / Luis Hernan Contreras Pinochet - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    4. 2014-2017. A influencia da percepcao de luxo da embalagem na intencao comportamental e no comportamento do consumidor - Processo CNPq 571556/2014-9 [Edital Ciencias Sociais e Aplicadas]
      Descrição: Compreender os elementos que configuram a percepção de luxo e seus impactos sobre o comportamento do consumidor é relevante tanto para os pesquisadores quanto para os profissionais de marketing. Este projeto tem por objetivo analisar o efeito do luxo percebido da embalagem na avaliação do produto e no comportamento do consumidor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Flávio Santino Bizarrias - Integrante / Eliane Herrero Lopes - Integrante / Jussara Goulart da Silva - Integrante / João Batista Moglia Júnior - Integrante / Adriano Viana Bednaski - Integrante / Flaviane Costa Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    5. 2012-2015. O papel da marca no efeito placebo aplicado ao marketing - Processo CNPq 407100/2012-1 [Edital Universal]
      Descrição: :O efeito placebo é o resultado observado em um indivíduo, ou grupo de indivíduos, diante de um tratamento no qual um placebo fui utilizado. Este efeito é muito observado em pesquisas nas áreas das ciências biológicas e na farmacologia. Em Marketing, um placebo pode ser entendido como um produto que alega ter certas propriedades que realmente não possui e, por meio de tais alegações, muda a atitude e, principalmente, o comportamento dos consumidores. Estudos anteriores apontaram o efeito placebo moderando a percepção de qualidade de produtos (atitude) e também as mudanças no estado subjetivo de consumidores (comportamento). Neste estudo, pretendemos identificar o papel da marca de um produto no efeito placebo. Acreditamos que os resultados possam subsidiar a elaboração de políticas públicas que visem proteger os consumidores menos atentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Carlos Alberto Alves - Integrante / Ana Carolina de Toledo - Integrante / Lidiane Silva Moreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    6. 2012-Atual. GPME - Grupo de Pesquisa de Marketing e Estrategia
      Descrição: O Grupo de Pesquisa de Marketing e Estratégia (GPME) tem como foco o desenvolvimento de pesquisas integrando as áreas de Marketing e Estratégia nas Organizações, em temáticas como: Estratégias de Negociação Empresarial, Comportamento do Consumidor ; Administração de Vendas; Canais de Distribuição; Varejo e Serviços; Estratégias Empresariais em setores e segmentos específicos: Educacional; Saúde; Religioso; LGBTTTs; Agronegócio; Melhor Idade; Luxo; Baixa Renda. Os estudos possuem caráter multidisciplinar e um escopo amplo de aplicação, direcionados principalmente à investigação de problemáticas regionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Integrante / Nádia Kassouf Pizzinatto - Coordenador.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    7. 2011-2014. Influencia das estrategias de marketing no processo de decisao de consumo de alimentos de fast food em adolescentes
      Descrição: O objetivo geral deste projeto é analisar a influência dos personagens, dos brindes e das advertências (sobre as propriedades dos alimentos) em propagandas de alimentos de fast food para o público infanto-juvenil, utilizando, para tanto, técnicas experimentais de pesquisa e análises multivariadas de dados. Pretende-se que os resultados do projeto possam trazer insumos para as políticas públicas que tenham como objetivo regulamentar as estratégias de marketing que visem o público infantil no setor de fast food.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Integrante / Joliana Jorda Nohara - Integrante / Cláudia Rosa Acevedo - Coordenador / Laércio Fidelis Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    8. 2008-Atual. Avaliacao de marcas no contexto do comportamento do consumidor [Projeto Eixo]
      Descrição: O objetivo principal do projeto é identificar e compreender o processo de avaliação de marcas (e suas extensões) na ótica do consumidor, avaliando a influência das várias fases do comportamento de consumo e dos processos mentais ? tanto cognitivos quanto emocionais ? que cercam o processo de decisão de compra.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Renato Ferreira Pimenta - Integrante / Otávio Bandeira De Lamônica Freire - Integrante / Carlos Alberto Alves - Integrante / Ana Carolina de Toledo - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 26 / Número de orientações: 17
      Membro: Evandro Luiz Lopes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (16)
    1. Bolsista de Produtividade em Pesquisa | PQ-2, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).. 2018.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    2. Artigo indicado (paper finalist) melhor trabalho derivado de tese de doutorado (O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo), VIII EMA - Encontro de Marketing da ANPAD.. 2018.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    3. Prêmio Raimar Richers - Melhor trabalho acadêmico (Pull from here and stretch from there: an experimental study on the effects of out-of-stock in retail), VIII EMA - Encontro de Marketing da ANPAD.. 2018.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    4. Menção honrosa para o relato técnico em inovação " Melhoria no acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama: a experiência do município de Gurulhos/SP", VII SINGEP.. 2018.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    5. Avaliador destaque da Revista Podium - The Tourism, Leisure and Sports Review, .. 2017.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    6. Melhor artigo acadêmico, IX Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV/FGV.. 2016.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    7. Avaliador destaque - Revista de Administração de Empresas - RAE/FGV, Premiação publicada na RAE-Revista de Administração de Empresas, vol. 56, nº 1, 2016.. 2016.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    8. 19º Prêmio Excelência em Varejo - 3º colocado, PROVAR - FIA/USP.. 2014.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    9. 18º Prêmio Excelência em Varejo - 3º colocado, PROVAR - FIA/USP.. 2013.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    10. 17º Prêmio Excelência em Varejo - 1º colocado, PROVAR - FIA/USP.. 2012.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    11. Artigo indicado (paper finalist) ao prêmio de melhor trabalho da Divisão de MKT - O processo de recuperação de falhas no varejo e a influência da justiça percebida nos antecedentes da lealdade dos con, XXXVI Enanpad.. 2012.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    12. Artigo indicado (paper finalist) ao prêmio de melhor trabalho do V CLAV - O novo consumidor idoso: uma análise dos atributos varejistas relevantes para esse público e seus efeitos na lealdade, Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP.. 2012.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    13. 16º Prêmio Excelência em Varejo - 5º colocado, PROVAR - FIA/USP.. 2011.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    14. Artigo indicado (paper finalist) ao prêmio de melhor trabalho da Divisão de MKT - Não te conheço bem mas já gostei de você: o efeito da marca na negligência, XXXV Enanpad.. 2011.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    15. Professor paraninfo da turma de Administração 2008, Uniesp.. 2008.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.
    16. Menção de louvor - Dissertação de Mestrado, Universidade Nove de Julho.. 2007.
      Membro: Evandro Luiz Lopes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (49)
    1. VIII EMA - Encontro de Marketing da ANPAD. Moderação de sessão. 2018. (Congresso).
    2. VIII EMA - Encontro de Marketing da ANPAD. Pull from here and stretch from there: an experimental study on the effects of out-of-stock in retail. 2018. (Congresso).
    3. VII SINGEP. Retail Service Quality: a mensuração da qualidade percebida em serviços puros. 2018. (Congresso).
    4. XI CLAV - Congresso Latino Americano de Varejo. Falha de serviços: mapeamento da estrutura conceitual dos últimos 10 anos. 2018. (Congresso).
    5. XI CLAV - Congresso Latino Americano de Varejo. Falha de serviços: mapeamento da estrutura conceitual dos últimos 10 anos. 2018. (Congresso).
    6. XLII ENANPAD. O papel dos problemas éticos de uma marca nos processos de decisão de compra: uma análise do efeito moderador da complexidade de compra e da mediação do risco social percebido. 2018. (Congresso).
    7. VI Singep.Moderação de sessão de apresentação de trabalhos. 2017. (Simpósio).
    8. X Congresso Latino Amaricano de Varejo - CLAV. Participação como avaliador na sessão de PDW. 2017. (Congresso).
    9. X Congresso Latino Amaricano de Varejo - CLAV. Moderação de sessão de apresentação de trabalhos. 2017. (Congresso).
    10. X Congresso Latino Amaricano de Varejo - CLAV. Puxa daqui e estica de lá: um estudo experimental sobre os efeitos do out-of-stock no varejo. 2017. (Congresso).
    11. X Congresso Latino Amaricano de Varejo - CLAV. Coordenação do Encontro de Iniciação científica. 2017. (Congresso).
    12. XLI Encontro da ANPAD - ENANPAD. O efeito da reatância na satisfação: um estudo no contexto das operadoras de saúde suplementar. 2017. (Congresso).
    13. XLI Encontro da ANPAD - ENANPAD. Participação como avaliador na sesão de PDW. 2017. (Congresso).
    14. XLI Encontro da ANPAD - ENANPAD. Coordenação de Workshop: Lógica Dominada por Serviços: estado da arte e agenda futura. 2017. (Congresso).
    15. XX Semead. Participação como avaliador no consórcio doutoral.. 2017. (Congresso).
    16. XX Semead. Moderação de sessão de apresentação de trabalhos.. 2017. (Congresso).
    17. XX Semead. Participação como avaliador no consórcio doutoral.. 2017. (Congresso).
    18. 13th International Conference on Information Systems Technology Management- CONTECSI. Moderação de sessão de apresentação de trabalhos. 2016. (Congresso).
    19. 13th International Conference on Information Systems Technology Management- CONTECSI. Fatores motivadores e inibidores para a adesão dos profissionais da área administrativa à ginástica laboral em uma indústria do setor automotivo. 2016. (Congresso).
    20. II Congresso Acadêmico UNIFESP. O significado das marcas e sua eficiência em produtos. 2016. (Congresso).
    21. IX Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV. Suscitando intenção de compra de produtos ecoeficientes: o papel da estratégia de comunicação publicitária e da estratégia de utilização de marcas. 2016. (Congresso).
    22. V Singep. Moderação de sessão de apresentação de trabalhos. 2016. (Congresso).
    23. XIX Semead. Moderação de sessão de apresentação de trabalhos. 2016. (Congresso).
    24. XL Enanpad. Reactance theory: a bibliometric review. 2016. (Congresso).
    25. 12th International Conference on Information System Technology Management - CONTECSI. Mensuração da satisfação do cliente com o serviço de enfermagem e sua relação com a avaliação do serviço hospitalar. 2015. (Congresso).
    26. VIII Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV. A influência da marca no comportamento de compra em condição de esgotamento do ego. 2015. (Congresso).
    27. XXXIX Enanpad. Ela me faz tão bem! um estudo experimental sobre o efeito placebo gerado por marcas. 2015. (Congresso).
    28. II Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade.Estratégia: uma revisão teórica. 2014. (Simpósio).
    29. VI Encontro de Marketing da Anpad - EMA 2014. Escalas concorrentes para mensuração do amor à marca: um estudo no contexto nacional. 2014. (Congresso).
    30. VI Encontro de Marketing da Anpad - EMA 2014. Moderação de sessão de apresentação de trabalhos. 2014. (Congresso).
    31. VII Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV. Moderação de sessão de apresentação de trabalhos. 2014. (Congresso).
    32. VII Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV. Avaliação do efeito do ambiente de loja online nas intenções de aproximação e rejeição dos consumidores: uma análise por meio do paradigma Estímulo-Organismo-Resposta. 2014. (Congresso).
    33. XXXVIII Enanpad. Satisfação no trabalho na área da saúde: comparação de duas escalas de medida por meio de equações estruturais. 2014. (Congresso).
    34. I Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade. Adoção de tecnologia no varejo: uma estratégia para rentabilidade da cadeia de suprimentos. 2013. (Congresso).
    35. VI Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV. Moderação de sessão de apresentação de trabalhos. 2013. (Congresso).
    36. VI Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV. Avaliação de marcas de luxo: um estudo experimental de dois fatores moderadores. 2013. (Congresso).
    37. XVI Semead - Seminários em Administração FEA/USP. Antecedentes da lealdade no e-commerce: o papel chave da satisfação dos consumidores. 2013. (Congresso).
    38. XXXVII Enanpad. Responsabilidade social corporativa na visão do consumidor: proposição e validação de uma escala de mensuração. 2013. (Congresso).
    39. V Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV - Fundação Getúlio Vargas. O novo consumidor idoso: uma análise dos atributos varejistas para esse público e seus efeitos na lealdade. 2012. (Congresso).
    40. IV Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV - Fundação Getúlio Vargas. análise comparativa da escala RSQ (Retail Service Quality) em diferentes formatos varejistas. 2011. (Congresso).
    41. XXXV Enanpad. Não Te Conheço Bem Mas Já Gostei de Você: O Efeito da Marca na Negligência. 2011. (Congresso).
    42. III Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV - Fundação Getúlio Vargas. Relações entre Avaliação de Justiça, Motivação, Lealdade e Intenção de Turnover em uma Equipe de Vendas: Teste de um Modelo Téorico.. 2010. (Congresso).
    43. XIII Semead - Seminários em Administração FEA/USP. Ações de ecorresponsabilidade da indústria química- um estudo de caso da BASF S/A entre outros. 2010. (Congresso).
    44. XII Semead - Seminários em Administração FEA/USP. Medidas de relação entre marketing mix e performance empresarial: uma análise da cadeia produtiva do segmento químico-farmacêutico. 2009. (Congresso).
    45. III EMA - Encontro de Markegin da Anpad. Avaliação do Impacto da Qualidade de Serviços na Lealdade dos Consumidores de Materiais para Construção Civil: Aplicação da Escala RSQ Nacionalizada em Homecenters. 2008. (Congresso).
    46. XI Semead - Seminários em Administração FEA/USP. Segmentação psicográfica de consumidores de produtos de marca própria: uma aplicação da escala VALS no varejo paulistano. 2008. (Congresso).
    47. XXXII Enanpad. Escalas concorrentes para mensuração da qualidade percebida de serviços: uma comparação entre a SERVQUAL e a RSQ. 2008. (Congresso).
    48. Seminário de Gestão da Inovação Organizacional. 2006. (Seminário).
    49. Seminário de Gestão da Inovação Organizacional. 2006. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)



    Data de processamento: 14/05/2019 03:34:06