Alunos de pós-graduações - Programa de Pós-Graduação em Administração - UNINOVE

Renato Luis Artifon

Doutorando em Administração na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestrado em Ciências Contábeis - Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Especialista Lato Sensu em Produtividade e Qualidade Total - Universidade do Contestado (UnC - Concórdia SC, Brasil (1997). Possui graduação em Administração - Universidade do Contestado (UnC - Concórdia SC, Brasil (1995) . Atualmente é professor titular da Universidade do Contestado (campus Concórdia) , auditor interno (reitoria) da Universidade do Contestado. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando nos seguintes temas: análise de desempenho operacional nas organizações, custos e formação de preço de venda (operações e serviços), controles internos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9516052248589051 (07/05/2019)
  • Rótulo/Grupo: 2015
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Contestado - UnC - Concórdia - Brasil. Rua Victor Sopelsa 3000 Salete 89700000 - Concórdia, SC - Brasil Telefone: (049) 34411000 URL da Homepage: www.unc.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2015-Atual. Moderacao de aspectos de relacionamentos interorganizacionais na relacao da intensidade de transferencia de conhecimento, praticas de ensino e potencial de aprendizado que influenciam do crescimento ou declinio das organizacoes agropecuarias associadas a
      Descrição: Não se pode negar que diversas vêm sendo as iniciativas voltadas á atuação das organizações em arranjos de cooperação no Brasil, o que ocorre desde APLs (THOMÉ; MAFUD; SCARE, 2011), clusters (BALDI; VIEIRA, 2006) e até em cooperativas (DAVIS; BIALOSKORSKI NETO, 2010), dos mais diversos setores de atuação. Esses arranjos são notadamente reconhecimentos por formarem um lócus onde as organizações participantes obtêm ganhos que não teriam atuando isoladamente no mercado. Foca-se aqui, especialmente, no ambiente de trocas que inclui as trocas de conhecimentos (TORTORIELLO; REAGANS; McEVILY, 2012), fazendo com que determinados arranjos sejam reconhecidos por suas expertises. Portanto, é sabido que arranjos interorganizacionais estimulam as trocas de conhecimentos. No caso das cooperativas, essa constatação é particularmente verdadeira e reforçada pelo fato de que os associados buscam participar da cooperativa para se tornarem mais fortes e competitivos no mercado, o que os associados percebem ser potencializado quando existem trocas eficientes de conhecimentos entre os membros da cooperativa (DIAS; GASEEN; MEDEIROS, 2013). Isso faz com que o crescimento das organizações participantes de cooperativas pareça estar associado com a intensidade dessas trocas de conhecimentos. Inclusive, a criação de modelos que sejam capazes de propor como se potencializar essas trocas nesses ambientes é interessante para promover a competitividade das cooperativas no mercado. Nesse contexto, os processos de ensino e aprendizagem entre os participantes de uma cooperativa ganham relevância para se discutir o sucesso dessas iniciativas conjuntas. Por sua vez, existem elementos relacionados a aspectos sociais que são bastante relevantes para determinar o potencial de trocas de conhecimentos entre organizações em arranjos associativos (CARNEIRO DA CUNHA; PASSADOR; PASSADOR; MELO, 2014). Por isso, espera-se também que elementos oriundos dos relacionamentos interorganziacionais (e.g. confiança, comprometimento, cooperação) atuem como moderadores na relação entre a transferência de conhecimento entre cooperados e seu desempenho (crescimento ou declínio). Por fim, devem-se considerar as atividades desenvolvidas principalmente no Oeste Catarinense, que respondem significativamente na produção agrícola e pecuária no Brasil Neste contexto é necessário e oportunos estudos que venham a melhor capacitar de modo especial (neste estudo) os associados das cooperativas agrícolas proporcionando conhecimento e esperança para que permaneçam desenvolvendo suas atividades no ambiente que possuem amplo conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renato Luis Artifon - Coordenador / Daiana Vortmann - Integrante.
      Membro: Renato Luis Artifon.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (10)
      1. Mostra Científica Região Contestado Santa Catarina.*. 2012. (Simpósio).
      2. Jornada Acadêmica Administração e Ciências Contábeis. 2011. (Outra).
      3. Congresso de Educação e Semana Acadêmica Letras. 2009. (Congresso).
      4. VI Congresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).
      5. IX SIMPOI. 2006. (Simpósio).
      6. V Congresso Internacional de Educação. 2004. (Congresso).
      7. 10º CONESCAP. 2003. (Congresso).
      8. I Seminário Assistência Técnica. 1999. (Seminário).
      9. II Semana Acadêmica Engenharia de Alimentos "Tecnologia de Alimentos". 1996. (Seminário).
      10. II Seminário Nacional de Manutenção - PR. 1990. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. ARTIFON, R. L.; RAMOS, F. M.. Jornada Acadêmica de Administração e Ciências Contábeis. 2013. Outro
      2. ARTIFON, R. L.. 2º Simulado UnC para o ENEM. 2013. (Outro).. . 0.
      3. RAMOS, F. M. ; ARTIFON, R. L.. I Seminário Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas. 2012. Outro



    Data de processamento: 14/05/2019 03:42:37