Alunos de pós-graduações - Programa de Pós-Graduação em Administração - UNINOVE

Alessandra Cassol

Doutora em Administração - Linha de Pesquisa: Estratégia e Inovação (Universidade Nove de Julho - UNINOVE, 2014 a 2018). Mestre em Administração - Linha de Pesquisa: Estratégia e Gestão Organizacional (Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, 2012-2014). Especialista em Gestão Empresarial (Universidade do Contestado - UNC, 2011). Bacharel em Administração (Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, 2009). Formação no curso de Innovation Entrepreneurship na Institut d Administration des Entreprises em Grenoble, França (2014). Gestora de Inovação na Cooperativa de Transporte do Estado de Santa Catarina (Coopercarga) (2018). Docente e Pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA) da Universidade do Contestado (UNC). Professora Substituta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na UnC (2014 a 2017). Foi Editora Executiva Revista Ágora (Qualis B4) na área de Ciências Sociais Aplicadas e Inovação (2014-2018). Atua como docente em programas de pós-graduação (Latu Sensu) em disciplinas de Inovação, Estratégica Empresarial, Modelos de Negócio, Empreendedorismo, Jogos Empresariais. Avaliadora em Periódicos Científicos Internacionais e Nacionais. Pesquisa os temas: Estratégia, Capacidade Dinâmicas e Absortivas, Inovação, Empreendedorismo, Competências. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9005547281638334 (18/04/2019)
  • Rótulo/Grupo: 2014
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Contestado, Campus de Concórdia. Rua Victor Sopelsa, 3000 Salete 89700000 - Concórdia, SC - Brasil Telefone: (49) 34411000 URL da Homepage: www.unc.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2018-2018. O papel moderador da capacidade absortiva na relacao entre a aprendizagem organizacional no desempenho de empresas de TIC
      Descrição: O presente projeto tem como propósito a compreensão do nível da capacidade absortiva, aprendizagem organizacional e a inovação, objetivando a identificação das práticas relacionadas a capacidade de absorção de conhecimento, a aprendizagem organizacional e inovação no ambiente de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de tecnologia da informação e comunicação do Oeste de Santa Catarina. Para atingir o objetivo a pesquisa suportou-se em uma abordagem metodológica quantitativa descritiva, por meio da utilização do método Survey com a aplicação de questionários a 215 gestores e colaboradores. Os dados foram analisados com o Software SPSS. Os principais resultados apontam para uma capacidade absortiva mais forte na etapa da transformação e assimilação, onde os colaboradores das empresas pesquisadas tendem a ser mais capazes de aplicar novos conhecimentos aliados à sua participação em cursos e aprendizagens contínuas, destacando também o apoio entre os setores para a resolução de problemas. Observa-se algumas práticas mais relevantes relacionadas a aprendizagem organizacional no nível inter organizacional como a atuação em rede das empresas investigadas para adotar tecnologias inovadoras e a cooperação em redes de informação e conhecimento para fortalecer suas estratégias de negócio. Em relação a inovação observa-se que as empresas investigadas possuem práticas mais presentes na etapa da inovação de produtos onde são capazes de substituir e melhorar a concepção destes. Como principal contribuição esta pesquisa busca ampliar a área de estudos, principalmente com PMEs, apontando para a necessidade de se compreender as práticas das organizações e como estas são capazes de impactar as empresas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra Cassol - Coordenador / Luiza Fernanda de Cól - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Alessandra Cassol.
    2. 2018-Atual. Estrategias de absorcao de conhecimento em MPEs de base tecnologica
      Descrição: Analisar e sistematizar as principais configurações dos processos de absorção de conhecimento externo em MPES de base tecnológica, atuando em polos de inovação nos estados de SC e RS, a fim de revisar sua relação com as configurações consideradas seminais nos estudos sobre CA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandra Cassol - Integrante / Cláudio Reis Gonçalo - Integrante / ROBERTO LIMA RUAS - Coordenador / Cristiane Drebes Pedron - Integrante / Marcio Augusto Lassance Cunha Filho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandra Cassol.
    3. 2017-2017. Influencia da aprendizagem organizacional na inovacao de pequenas e medias empresas do oeste de Santa Catarina
      Descrição: O conceito de aprendizagem organizacional (AO) tem sido tratado extensivamente na literatura e refere-se ao processo pelo qual as organizações aprendem, é considerado por acadêmicos e profissionais como essencial para as organizações, principalmente devido à rápida mudança no ambiente competitivo que as empresas estão inseridas. Consequentemente, a capacidade de aprendizagem organizacional, considerada como as características organizacionais e gerenciais que facilitam o processo de aprendizagem organizacional ou permitem que uma organização aprenda, desempenha um papel essencial nesse processo (Chiva, Alegre Lapiedra, 2007). Sendo assim, a organização exerce um papel central na construção de habilidades capazes de criar condições favoráveis para integração do conhecimento de atores externos a empresa ao conhecimento individual existente internamente, bem como na aplicação deste novo conhecimento promovendo o desenvolvimento de novas capacidades (Grant, 1996, Noda Bower, 1996) a fim de potencializar a aprendizagem organizacional. As organizações precisam inovar em resposta às demandas dos clientes, a fim de aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia, às mudanças de mercados e as estruturas dinâmicas (Rowley, Baregheh, Sambrook, 2011). Este contexto reforça o proposto na RBV (resource based review), em que as organizações recorrem à utilização de seus recursos internos para responder às demandas de mercado e manterem-se competitivas. Zahra e Covin (1994) sugerem que inovação é considerada como a força vital de sobrevivência e crescimento das empresas. A inovação é cada vez mais reconhecida como uma importante contribuição para a competitividade, desempenho e sobrevivência organizacional (Baregheh, Rowley, Sambrook, Davies, 2012). Desse modo, verifica-se que a investigação dos principais fatores que permitem a inovação nas empresas, bem como os fatores que aprimoram sua capacidade de inovar se expressam como relevantes para a investigação científica em administração. A presente pesquisa busca sanar o gap teórico evidenciado nos estudos anteriores, buscando a compreensão sobre os elementos que compõe a aprendizagem organizacional, bem como as condições em que ocorre sua relação com a inovação de produto. Este estudo apresenta como questão de pesquisa compreender: Qual a influência da aprendizagem organizacional na inovação de produtos em PMEs de Santa Catarina? Sugere-se que a AO é capaz de influenciar no desenvolvimento de novas ideias para as organizações, aumentar a capacidade de compreender novas ideias e fortalecer a criatividade e a capacidade de identifcar novas oportunidades, ou seja, favorecendo a presença de inovação (MONTES; MORENO; MORALES, 2005; DAMANPOUR, 1991). Este projeto terá como objetivo Analisar a influência da aprendizagem organizacional na inovação de produtos em pequenas e médias empresas do Oeste de Santa Catarina. A proposta desta pesquisa pretende alcançar contribuições para o conheci-mento dos fatores facilitadores da aprendizagem organizacional das pequenas e médias empresas, por meio da identificação destes fatores é possível desenvolver novos projetos que venham a contribuir para o processo de gestão das PMEs de Santa Catarina, potencializando o processo de aprendizagem organizacional. Outra contribuição empírica do estudo será identificar os fatores como ocorre o processo de inovação de produto nas PMEs catarinenses e quais fatores potencializam esta capacidade. Por meio da identificação do potencial de inovação de pro-dutos das PMEs é possível prospectar ações capazes de aprimorar as fraquezas organizacionais das empresas pesquisadas e consequentemente fomenta o aumento da competitividade organizacional e da economia do oeste de Santa Catarina.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra Cassol - Coordenador / Daniela Paula Hecksel Miotto - Integrante. Financiador(es): Universidade do Contestado - Bolsa.
      Membro: Alessandra Cassol.
    4. 2017-2017. PROJETO MOCISC - O protagonismo juvenil e a inequivoca producao estudantil ? pesquisa e acao em movimento
      Descrição: Promover uma reflexão atenta sobre o projeto de vida do jovem e a sua relação de cooperação com o outro na busca do seu autoconhecimento, despertando a (auto)-consciência crítica do estudante, tendo como eixo a inequívoca produção estudantil, para auxiliá-los na inserção no mundo do trabalho, constitui o objetivo do presente trabalho. Sendo que nos primeiros anos enfatizamos a busca do autoconhecimento, com vistas à busca do seu projeto de vida. Nos segundos e terceiros anos centramos nossas atenções no despertar da (auto)-consciência crítica do estudante frente à realidade que o circunda. Nessa reflexão, destaca-se que o problema da investigação consiste: Como desenvolver um trabalho educativo que conduza o jovem para que seja o sujeito do processo educativo? Como fazer isto? Em que bases teórico e metodológicas precisamos construir a aproximação e a interação com os estudantes? Diante da necessidade de reinvenção de algumas práticas escolares, optou-se em realizar uma pesquisa-ação, isto é, a professora assume também a condição de pesquisadora no processo de produção textual dos estudantes. A produção coletiva, ainda em andamento, segue três passos: produção individual, em grupo e sistematização coletiva da incidência de ideias. Pela sistematização dos textos dos sujeitos percebe-se (auto)-despertar crítica da consciência estudantil, com base no princípio ético educativo da cooperação. O que implica enxergar o jovem não pela ótica dos problemas, e sim, enxergá-lo como expressão de suas potencialidades e possibilidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alessandra Cassol - Coordenador / Carine Martello - Integrante / Marina Larissa Motterle - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alessandra Cassol.
    5. 2017-2017. Empreendedorismo feminino e a influencia sobre o desempenho organizacional de pequenas e medias empresas
      Descrição: Esta pesquisa suporta-se nos estudos sobre ambiente organizacional, incer-tezas provenientes do ambiente externo, orientação empreendedora dos gestores e desempenho relacionados às estratégias adotadas. A sociedade brasileira está em um período com grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, que resultam em um processo de reestruturação produtiva. Com essas transforma-ções o talento e o esforço dos gestores e diretores das empresas estão se tornando cada vez mais importantes no contexto organizacional (LANA; FERREIRA, 2007). Com as grandes mudanças tecnológicas que estão sendo introduzidas em nosso cotidiano, as empresas estão buscando adaptar-se cada vez mais neste meio, para isso precisam de gestores capacitados com visão de mercado e que possam desenvolver uma liderança estratégica, buscando crescimento do seu negócio. Se-gundo Bull e Willard (1993), deve haver quatro condições básicas para que o em-preendedorismo seja alcançado. Inicialmente, é a motivação, pode ser relacionada a alguma tarefa motivadora frente à tarefa, onde promove a pessoa a agir. A segunda é o conhecimento, mais conhecido como know-how, refere-se à confiança que a pessoa tem de adquirir o conhecimento futuro. A terceira é a expectativa de ganho do indivíduo, ou seja, o benefício recebido após a execução de uma ação. E a quar-ta é o suporte do ambiente, condição proveniente de conforto e sustentação para a realização do esforço. Para lidar com a concorrência acirrada, as empresas precisam de profissio-nais qualificados para aprender e inovar, sendo que estes sejam capazes de asso-ciar o conhecimento teórico ao prático, criando boas ideias e contribuindo com as estratégias empresariais. Segundo Fagundes e Gimenez (2009), o comportamento de uma organização é formado por uma estratégia que visa um conjunto de regras para a tomada de decisões. Koerich, Cancellier e Tezza (2015) afirmam que o de-sempenho organizacional é o sinônimo de eficiência organizacional e que está li-gado aos ramos de administração com gestão estratégica. Pesquisas sobre orientação empreendedora são relevantes, pois poderão contribuir na tomada de decisão de empreendedores, auxiliando-os a atuar de forma proativa, a fim de buscar colaboradores inovadores, agregando assim valor ao ne-gócio, resultando em maior retorno à empresa, segundo orientam Barreto e Nassif (2014). Verifica-se a importância deste estudo ocorre em razão de os mercados, nos dias de hoje, estarem cada vez mais turbulentos e dinâmicos, fazendo com que as organizações precisem adquirir mais conhecimentos do ambiente externo para ela-borar suas estratégias de forma a melhorar seu desempenho organizacional (KOERICH; CANCELLIER; TEZZA, 2015). Assim, este estudo busca responder à seguinte questão de pesquisa: Qual a relação entre orientação empreendedora feminina e o desempenho organizacional das pequenas e médias empresas? 3 OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL: Analisar se a orientação empreendedora feminina influencia no desempe-nho organizacional de pequenas e médias empresas de Santa Catarina. 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Verificar o nível de orientação empreendedora dos gestores de PMEs de SC. b) Averiguar o desempenho organizacional das PMEs de SC. c) Comparar se existe diferença entre a orientação empreendedora por gênero (masculino e feminino). d) Correlacionar se o gênero influencia diferentemente no desempenho organizaci-onal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra Cassol - Coordenador / Luiza Fernanda de Cól - Integrante. Financiador(es): Governo do Estado de Santa Catarina - Bolsa.
      Membro: Alessandra Cassol.
    6. 2016-2016. PROJETO MOCISC - Diversidades e contradicoes na perspectiva etnica, social e ambiental de Concordia e Ita ? Santa Catarina
      Descrição: Primeiramente, após a contemplação da bolsa de iniciação científica em 2015, na MOCISC ? Mostra Científica da Região do Contestado de Santa Catarina foi iniciado um trabalho de pesquisa-ação à campo nas cidades de Itá-SC e Concórdia- SC, na qual Concórdia como uma cidade colonizada e Itá uma cidade planejada, entrevistando os moradores de ambas as cidades a respeito das vantagens e desvantagens de uma cidade planejada e/ou colonizada, além de uma conversa com os responsáveis do plano diretor e engenheiros das duas prefeituras. Deixando evidente que uma cidade planejada certamente tem uma melhor qualidade de vida em relação aos grupos de idosos e aos jovens que buscam um bom lugar para o lazer, conforme a moradora Paula Mara Sarorreto cita, ?Itá é um ótimo lugar para se viver, cidade calma, de povo solidário, acolhedor e hospitaleiro. Vejo em Itá um potencial enorme na área turística com muitas opções de lazer principalmente no verão com águas, a tirolesa, o arvorismo e com eventos culturais como o carnaval.? Entretanto, Concórdia, por ser uma cidade colonizada também possui seus benefícios como o ensino superior federal e privado e a grande quantidade de vagas de empregos, principalmente por Concórdia ser um município industrializado. Como exemplifica a Luana Poletto, ?Concórdia é uma cidade que inova no sentido de trabalho?. A partir das pesquisas elaboradas foi desenvolvido um comparativo visando os aspectos socioeconômicos, ambientais, eruditos e prosaicos, dentre o IDH (índice de desenvolvimento humano), alfabetização, turismo, lazer, saneamento básico e infraestrutura. Finalizando os resultados, pode- se perceber que ambas as cidades possuem um potencial de desenvolvimento, mas visam diferentes aspectos. As duas cidades estão de braços abertos para todos os imigrantes que aqui chegam e aos poucos vão diversificando e ampliando sociocultural e economicamente a região. Assim, o projeto foi exposto na 6ª MOCISC? Mostra Científica da Região do Contestado de Santa Catarina, a fim de demonstrar os resultados a respeito do trabalho desenvolvido a partir da Bolsa de Iniciação Científica recebida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alessandra Cassol - Coordenador / Fabricio Gnoatto - Integrante / Maria Eduarda Peretti - Integrante / Josânia Aparecida Jacovas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alessandra Cassol.
    7. 2016-2016. Dimensoes da inovatividade organizacional e seu impacto no desempenho inovador em Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina
      Descrição: A empresa que detém recursos valiosos, raros, inimitáveis e insubstituíveis pode alcançar vantagem competitiva, sustentada mediante a implementação de estratégias de criação de valor, não implementadas por outras empresas e não copiáveis pelos atuais e potenciais concorrentes (BARNEY, 1996). A empresa que consegue se diferenciar no mercado fazendo uso de suas habilidades internas, aplicando o conhecimento em melhorias de processos, produtos ou serviços, prospectando a inovação, conseguirá se direcionar ao mercado de forma que obtenha melhor desempenho e vantagem competitiva. Desta forma, observa-se que a partir da década de 90 as empresas de diversos setores passaram a visualizar a inovação como sendo um componente estratégico do negócio. Carbone et al. (2005) afirmam que a sobrevivência das empresas depende de sua capacidade de inovação proveniente de sua inteligência organizacional, que é representada pelo conhecimento. É possível afirmar que inovação é o resultado da mobilização de um conjunto de recursos, comportamentos e atividades que possibilitam o desenvolvimento de novos produtos, processos e sistemas, sujeito, portanto, à convergência de vários fatores complexos e dinâmicos em um contexto organizacional (Quandt, Bezerra e Ferraresi, 2015). Neste sentido diversos estudos têm investigado a relação da inovação e seus resultados em patentes e comercialização de produtos/serviços inovadores (Remneland-Wikhamn Wikhamn, 2011, Hagedoorn Cloodt, 2003), utlização de ações para prospecção da inovação, como realização de investimentos (Reinstaller, et al., 2010; Dotzel et al., 2013), desenvolvimento de práticas de PD (Rammer Schmiele, 2009) e indicadores de entrada e saída do processo de inovação (Freeman Soete, 2009). No entanto, poucos estudos buscaram compreender as condições habilitadoras da inovação (abordadas neste estudo como inovatividade) e o desempenho inovador das empresas. Observa-se que análises em nível organizacional e pesquisas baseadas em casos são fundamentais para compreender dimensões da dinâmica da prática inovativa nas empresas, que não são capturadas pelos indicadores agregados das atividades de inovação (Quandt, Bezerra e Ferraresi, 2015). Neste sentido pesquisas que relacionem técnicas, práticas e processos específicos de cada dimensão da inovatividade podem contribuir para compreender a dinâmica da inovação nas organizações e seus reflexos sobre o desempenho das mesmas. Observa-se uma necessidade de compreensão sobre a identificação dos fatores motivadores e dos obstáculos à inovação, dos tipos de atividades de inovação e os tipos de inovação que as organizações implementam (MANUAL DE OSLO, 2012). Infere-se que pesquisas com este olhar podem auxiliar as empresas a compreenderem práticas possíveis de serem implementadas para o desenvolvimento de inovações. Sendo assim, verifica-se que os principais fatores que permitem a inovação nas empresas, bem como os fatores que aprimoram sua capacidade de inovar são de grande relevância para o contexto acadêmico e organizacional. Segundo o Manual de Oslo (2012) a difusão do conhecimento e da tecnologia são partes centrais do processo de inovação. O processo de propagação da inovação requer a adoção de novas tecnologias, o acesso a novos conhecimentos e a necessidade do desenvolvimento da capacidade absortiva. Desta forma, está pesquisa busca responder a seguinte problemática: Qual a influência da inovatividade no desempenho inovador de micro e pequenas empresas? 3.1 OBJETIVO GERAL: Analisar as relações entre as dimensões da inovatividade e o desempenho inovador. 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Identificar as dimensões da inovatividade presentes nas MPEs de Santa Catarina. b) Avaliar o impacto da inovatividade no desempenho inovador das MPEs. c) Comparar as práticas de inovatividade das empresas que apresentaram desempenho inovador com as que não. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra Cassol - Coordenador / Debora Zanesco - Integrante. Financiador(es): Governo Estadual - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Alessandra Cassol.
    8. 2016-2016. Competencias Gerenciais, Turbulencia Ambiental e Desempenho Organizacional em MPEs de Santa Catarina
      Descrição: A sociedade contemporânea está passando por um período de grandes trans-formações sociais, econômicas, políticas e culturais, que resultam num processo de reestruturação produtiva. Essas transformações têm exigido muito talento e esforço de dirigentes e gestores de empresas. Por isso, abordagens que possam auxiliar na melhoria do desempenho desses gestores tem sido uma alternativa importante nos últimos anos. Uma dessas abordagens é a gestão por competências, da qual as competências gerenciais é um dos principais eixos. Competências gerenciais pressupõem diferentes perspectivas, dependendo das características do ambiente econômico, do setor de atuação, da localização e do porte da empresa onde esse gestor atua, além de características específicas a ela, como cultura, segmentos de clientes, etc. Por isso, tratar de competências gerenciais exige uma adequação a uma série de condições. Considerando que as organizações dependem das competências individuais de seus gestores para melhorar seu desempenho e que o esforço de adaptação da organização varia conforme as condições do contexto ambiental em que as empresas estão inseridas, este estudo tem como tema as relações entre competências gerenciais, turbulência ambiental e desempenho organizacional em micro e peque-nas empresas. Nesse sentido, diante do exposto aspira-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: Qual a influência das competências gerencias no desempenho organizacional sob diferentes condições de turbulência ambiental em micro e pequenas empresas? OBJETIVO GERAL: Analisar a relação das competências gerenciais no desempenho em pequenas em-presas sob diferentes condições de turbulência ambiental. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Verificar as competências gerenciais presentes nos gestores de MPEs de Santa Catarina. b) Compreender a influência das competências gerenciais no desempenho or-ganizacional. c) Averiguar a relação entre a turbulência ambiental no desempenho organiza-cional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra Cassol - Coordenador / Adolfo Ritter Neto - Integrante / Fernando Ramos - Integrante. Financiador(es): Universidade do Contestado - Bolsa.
      Membro: Alessandra Cassol.
    9. 2016-2016. Capacidade absortiva como mediadora da relacao entre inovatividade organizacional e desempenho inovador DE micro e pequenas empresa de Santa Catarina
      Descrição: Observa-se uma tendência de competição global onde as empresas que buscam inovações são as que tendem a alcançar melhores resultados. No mercado atual as empresas que saem na frente são as que mostram capacidade de resposta na hora exata, que se moldam as inovações e que saibam como redigir e coordenar recursos tanto interno quanto externa (TEECE, PISANO; SCHUEN, 1997). A empresa que consegue se diferenciar no mercado fazendo uso de suas habilidades internas, aplicando o conhecimento em melhorias de processos, produtos ou serviços, prospectando a inovação e obtendo um melhor desempenho e vantagem competitiva. Desta forma, observa-se que a partir da década de 90 as empresas de diversos setores passaram a visualizar a inovação como sendo um componente estratégico do negócio. Carbone et al. (2005) afirmam que a sobrevivência das empresas depende de sua capacidade de inovação proveniente de sua inteligência organizacional, que é representada pelo conhecimento. Considera-se que por intermédio da capacidade absortiva uma empresa pode lidar mais rapidamente com novos projetos, alocando facilmente o pessoal em equipes, e reduzindo lacunas de conhecimento entre equipes e unidades organizacionais (LIU, 2012). Um dos fatores que contribui para a inovação está relacionado à análise das fontes de informação, que podem ser tanto internas como externas. Por exemplo, em arranjos cooperativos e competitivos a busca de informações e a capacidade de absorção são fatores influenciadores da capacidade de inovar. Sugere-se que o acesso à informação, seja pela disponibilidade ou pela capacidade de absorver, possui grande relevância no processo de inovar e, com isso, torna-se uma dificuldade reconhecida para as empresas (DIAS; PEDROZO, 2012). Observa-se uma necessidade de compreensão sobre a identificação dos fatores motivadores e dos obstáculos à inovação, dos tipos de atividades de inovação e os tipos de inovação que elas implementam (MANUAL DE OSLO, 2012). Infere-se que pesquisas com este olhar podem auxiliar as empresas a compreenderem práticas possíveis de serem implementadas para o desenvolvimento de inovações. Sendo assim, verifica-se que os principais fatores que permitem a inovação nas empresas, bem como os fatores que aprimoram sua capacidade de inovar são de grande relevância para o contexto acadêmico e organizacional. Segundo o Manual de Oslo (2012) a difusão do conhecimento e da tecnologia são partes centrais do processo de inovação. O processo de propagação da inovação requer a adoção de novas tecnologias, o acesso a novos conhecimentos e a necessidade do desenvolvimento da capacidade absortiva. Desta forma, está pesquisa busca responder a seguinte problemática: Qual a influência da capacidade absortiva na inovatividade e no desempenho inovador de micro e pequenas empresas de Santa Catarina? OBJETIVO GERAL: Analisar as relações entre as variáveis da capacidade absortiva, inovatividade e desempenho inovador em micro e pequenas empresas de Santa Catarina. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Verificar a influência da capacidade absortiva na inovatividade. b) Verificar a influência da capacidade absortiva no desempenho inovador. c) Diagnosticar práticas de desenvolvimento da capacidade absortiva que influenciam a inovatividade em micro e pequenas empresas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra Cassol - Coordenador / Pollyana Lazzarin - Integrante. Financiador(es): Universidade do Contestado - Bolsa.
      Membro: Alessandra Cassol.
    10. 2016-2016. PROJETO MOCISC - Resultados da pesquisa: por que ocorrem tornados em Santa Catarina?
      Descrição: Esse trabalho propõe conhecer os fatores que desencadeiam a formação de tornados, bem como compreender porque são tão comuns às ocorrências dos mesmos na região sul do Brasil, procuramos entender também como eles se formam e qual relação entre o aquecimento global e o aumento do número de ocorrências de tornados. Através de pesquisa bibliográfica e da construção de um simulador buscamos conhecer mais a respeito do fenômeno e apresentar para os alunos como o mesmo ocorre na prática. Com isso concluímos que Santa Catarina está situada em uma localidade onde é comum o encontro de massas de ar frio com massas de ar quente o que propicia a formação de tempestades fortes que podem desenvolver a formação de um tornado, por isso o fenômeno é comum nessa região. Percebemos também que é um fenômeno natural e o aumento de registros de ocorrências do mesmo não tem relação com o aquecimento global e que é um fenômeno de difícil previsão, mas o conhecimento sobre como ocorre sua formação pode nos ajudar a prevenir maiores danos ao percebermos formação de tempestades com as características estudadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alessandra Cassol - Coordenador / Eloisa Cristina Altmann - Integrante / Camila Eduarda Arend Cerezoli - Integrante / Gilvânia Balsa Scortegagna - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alessandra Cassol.
    11. 2016-2016. PROJETO MOCISC - Conhecimentos de fisica e quimica e sua aplicacao pratica na contribuicao do processo de ensino e aprendizagem
      Descrição: A presente pesquisa teve início em 2015, quando foi premiada na V MOCISC ? Mostra Científica da Região do Contestado de Santa Catarina. Durante o desenvolvimento desta pesquisa várias atividades foram agregadas. Sendo promover um melhor desenvolvimento aos alunos da Escola de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon nas matérias de Química e Física levadas do teórico à prática, desta forma atraindo mais o doscente, para que assim o mesmo crie maior interesse e desempenho nas matérias citadas. Após a aplicação das aulas práticas, o desenvolvimento dos alunos aumentou gradativamente. Com o intuito de divulgar essa forma de ensino, levamos três aulas práticas, de 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, para mostrar aos futuros alunos a importância desses estudos e o quão divertido podem ser caso aplicados em situações específicas, podendo assim gerar um conhecimento mais amplo nas matérias citadas acima.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alessandra Cassol - Coordenador / CLEITON LUIZ KLOCHINSKI - Integrante / BRUNA DAL POZZO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alessandra Cassol.
    12. 2016-Atual. Capacidade Absortiva: a contribuicao das Rotinas Organizacionais e da Aprendizagem Organizacional
      Descrição: Com base na perspectiva estratégica da visão baseada em recursos, o objetivo desta linha de pesquisa é Caracterizar e identificar a dinâmica e a composição do construto Capacidade Absortiva, a partir da análise das configurações de rotinas e processos de aprendizagem ali presentes. A fim de avançar no conhecimento teórico-empírico sobre o processo de absorção de conhecimento nas organizações, a análise de suas configurações é desdobrada às dimensões dos 4 principais movimentos que estruturam a Absorptive Capability, ou seja, aquisição, assimilação, transformação e aplicação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandra Cassol - Integrante / Cláudio Reis Gonçalo - Integrante / ROBERTO LIMA RUAS - Coordenador / Marcio Augusto Lassance Cunha Filho - Integrante / Letícia Oliveira dos Ouros - Integrante.
      Membro: Alessandra Cassol.
    13. 2015-2015. Capacidade Absortiva como propulsora da Inovacao em empresas incubadas: comparativo entre Santa Catariana e Rio Grande do Sul
      Descrição: Existe uma tendência de competição global onde as empresas que buscam inovações são as que tendem a alcançar melhores resultados. No mercado atual as empresas que saem na frente são as que mostram capacidade de resposta na hora exata, que se moldam as inovações e que saibam como redigir e coordenar recursos tanto interno quanto externa (TEECE, PISANO; SCHUEN, 1997). A empresa que consegue se diferenciar no mercado fazendo uso de suas habilidades internas, aplicando o conhecimento em melhorias de processos, produtos ou serviços, prospectando a inovação e obtendo um melhor desempenho e vantagem competitiva. Dessa forma, por intermédio da capacidade absortiva uma empresa pode lidar mais rapidamente com novos projetos, alocando facilmente o pessoal em equipes, e reduzindo lacunas de conhecimento entre equipes e unidades organizacionais (LIU, 2012). Observa-se uma necessidade de compreensão sobre a identificação dos fatores motivadores e dos obstáculos à inovação, dos tipos de atividades de inovação e os tipos de inovação que elas implementam (MANUAL DE OSLO, 2012). Infere-se que pesquisas com este olhar podem auxiliar as empresas a compreenderem práticas possíveis de serem implementadas para o desenvolvimento de inovações. Sendo assim, verifica-se que os principais fatores que permitem a inovação nas empresas, bem como os fatores que aprimoram sua capacidade de inovar são de grande relevância para o contexto acadêmico e organizacional. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre as variáveis da capacidade absortiva na inovação em empresas incubadas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A presente pesquisa possuirá uma abordagem quantitativa descritiva. Os procedimentos quantitativos envolverão a aplicação de surveys com amostras independentes com aplicação de questionários que serão direcionados aos gestores das empresas investigadas. Para a análise dos dados utilizaremos de técnicas multivariadas de dados pra compreensão das variáveis pesquisadas, que se refere a métodos estatísticos que ao mesmo analisam múltiplas medições sobre cada individuo ou objeto de pesquisa (HAIR, 2005). Serão utilizadas as técnicas de análise de correlação entre os pares de variáveis de capacidade de absorção e de inovação, além dos indicadores de caracterização dos respondentes e das empresas (porte e idade); análise de regressão linear múltipla considerando a inovação como variável dependente e capacidade de absorção como independente; também será realizado o modelo de equações estruturais (SEM) para verificar a influência da capacidade de absorção na inovação. Para estas análise será utilizado o softwares quantitativos SPSS e SmartPLS. A população da pesquisa é composta pelas empresas incubadas e graduadas que estão situadas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tendo áreas de atuação das empresas em comércio, consultoria ambiental, educação, indústria, indústria/automação, serviços, serviços/comércio, tecnologia, tecnologia/indústria e tecnologia/serviços. A proposta desta pesquisa pretende alcançar contribuições para o conhecimento e para a prática de gestão das empresas incubadas, buscando demonstrar e comparar o desempenho das empresas incubadas de SC e RS, proporcionando a troca de conhecimento e práticas de atuação entre incubadas. A adaptação da escala de capacidade de absorção no contexto brasileiro permitirá comparar com as métricas anteriores e sua consequente aplicação aumenta a comparabilidade dos estudos acadêmicos na área contribuindo para a expansão do conhecimento. Sua linguagem e construção estarão mais próximas da linguagem e práticas dos dirigentes em foco devido ao contexto em que será desenvolvido.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Alessandra Cassol - Coordenador / Pollyana Lazzarin - Integrante / Adolfo Ritter Neto - Integrante. Financiador(es): Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A - Bolsa.
      Membro: Alessandra Cassol.
    14. 2014-2015. Capacidade Absortiva e Inovacao em Empresas Base Tecnologica de Santa Catarina
      Descrição: Compreende-se que o conhecimento organizacional necessita ser compartilhado e potencializado em um processo dinâmico para que, entre outros resultados, conduza à geração de inovações organizacionais (HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2008; MOUSTAGAFIR, 2008; FLATTEN et al., 2011). Dessa forma, por intermédio da capacidade absortiva uma empresa pode lidar mais rapidamente com novos projetos, alocando facilmente o pessoal em equipes, e reduzindo lacunas de conhecimento entre equipes e unidades organizacionais (LIU, 2012). Observa-se uma necessidade de compreensão sobre a identificação dos fatores motivadores e dos obstáculos à inovação, dos tipos de atividades de inovação e os tipos de inovação que elas implementam (MANUAL DE OSLO, 2012). Infere-se que pesquisas com este olhar podem auxiliar as empresas a compreenderem práticas possíveis de serem implementadas para o desenvolvimento de inovações. Sendo assim, verifica-se que os principais fatores que permitem a inovação nas empresas, bem como os fatores que aprimoram sua capacidade de inovar são de grande relevância para o contexto acadêmico e organizacional. No escopo desta pesquisa, as organizações de interesse são um tipo específico de organização intensiva em conhecimento: as Empresas de Base Tecnológica (EBTs) (ALVESSON, 2004). O processo de propagação da inovação requer a adoção de novas tecnologias, o acesso a novos conhecimentos e a necessidade do desenvolvimento da capacidade absortiva. Desta forma, está pesquisa busca responder a seguinte problemática: Qual a relação da capacidade absortiva e da inovação em organizações intensivas em conhecimento de base tecnológica? 2. OBJETIVO GERAL Analisar as relações entre as variáveis da capacidade absortiva e inovação em empresas de base tecnológica. 2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Compreender as variáveis da capacidade absortiva que se relacionam com a inovação. b) Verificar a influência da relação da capacidade absortiva potencial com a inovação. c) Verificar a influência da relação da capacidade absortiva realizada com a inovação. d) Diagnosticar práticas de desenvolvimento da capacidade absortiva que influência a inovação em empresas de base tecnológica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alessandra Cassol - Coordenador / Caroline Fátima Ruhmke de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade do Contestado - Bolsa.
      Membro: Alessandra Cassol.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Paraninfa da Turma Bacharel em Administração 2017, Universidade do Contestado.. 2018.
      Membro: Alessandra Cassol.
    2. Patronesse da Turma Bacharel em Administração 2016, Universidade do Contestado.. 2017.
      Membro: Alessandra Cassol.
    3. Patronesse da Turma Bacharel em Administração 2015, Universidade do Contestado.. 2016.
      Membro: Alessandra Cassol.
    4. Patronesse da Turma Bacharel em Administração 2014, Universidade do Contestado.. 2015.
      Membro: Alessandra Cassol.
    5. Administradora Destaque da Região Oeste de Santa Catarina, Conselho Regional de Administração.. 2015.
      Membro: Alessandra Cassol.
    6. Paraninfa da Turma Bacharel em Administração 2013, Universidade do Contestado.. 2014.
      Membro: Alessandra Cassol.
    7. Indicação de melhor trabalho da área de Gestão da Inovação XVII Semead - Seminário de Administração FEA-USP, FEA - USP.. 2014.
      Membro: Alessandra Cassol.
    8. Menção Honrosa melhor artigo da área de Inovação III SINGEP e II S2IS, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.. 2014.
      Membro: Alessandra Cassol.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (32)
    1. XXI Semead - Seminários em Administração.Insights sobre a influência da capacidade absortiva na relação entre aprendizagem organizacional e inovação de produto: um estudo em pequenas e médias empresas. 2018. (Seminário).
    2. XXI Semead - Seminários em Administração.Análise da relação entre orientação empreendedora, ambiente organizacional e desempenho de micro e pequenas empresas (MPES). 2018. (Seminário).
    3. 62ª Conferência Mundial do International Council for Small Business. Relação entre orientação empreendedora, capacidade de inovação e munificiência ambiental em pequenas e médias empresas brasileiras. 2017. (Congresso).
    4. 62ª Conferência Mundial do International Council for Small Business. A influência das competências dos gestores de micro e pequenas empresas brasileiras no desempenho organizacional. 2017. (Congresso).
    5. VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (VI SINGEP).Dimensões da Inovatividade Organizacional e Seu Impacto no Desempenho Inovador em Micro e Pequenas Empresas. 2017. (Simpósio).
    6. VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (VI SINGEP).Competências Gerenciais Relevantes Para A Atuação do Administrador: Uma Análise Comparativa Entre As Percepções de Gestores Organizacionais e de Estudantes no Estado de Santa Catarina. 2017. (Simpósio).
    7. VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (VI SINGEP).Relação entre a orientação empreendedora e a capacidade de inovar de micro e pequenas empresas. 2017. (Simpósio).
    8. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017.Capacidade absortiva como moderadora da relação entre inovatividade organizacional e desempenho inovador de pequenas e médias empresa de Santa Catarina. 2017. (Encontro).
    9. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017.A contribuição da aprendizagem organizacional na análise do desenvolvimento da capacidade absortiva: um estudo exploratório em pequenas empresas. 2017. (Encontro).
    10. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017.A Criação de Valor no Contexto da Teoria dos Stakeholders: Análise das Citações e Cocitações na Produção Científica Internacional 2000-2016. 2017. (Encontro).
    11. V Singep - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.Comportamento Estratégico de Micro e Pequenas Empresas do Setor de Prestação de Serviços Baseado Na Tipologia de Miles e Snow. 2016. (Simpósio).
    12. V Singep - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.Estratégias de internacionalização: estudo multicasos de pequenas e médias empresas de Santa Catarina. 2016. (Simpósio).
    13. Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade - IV SINGEP.Impacto da inovação no desempenho financeiro das empresas brasileiras: um estudo empírico do período de 2009 a 2013. 2015. (Simpósio).
    14. VII ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA - 3Es.Competências Gerenciais e a Influência na Atuação Estratégica das Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina. 2015. (Encontro).
    15. XVI Congresso Latino-Iberoamericano de Gestão de Tecnologia - ALTEC. Desenvolvimento da Capacidade Absortiva em Empresas Incubadas e Graduadas de Santa Catarina. 2015. (Congresso).
    16. XXXIX Encontro da ANPAD - EnANPAD 2015.Capacidade absortiva como Propulsora da Inovação em Empresas Incubadas de Santa Catarina. 2015. (Encontro).
    17. XXXIX Encontro da ANPAD - EnANPAD 2015.Competências Gerenciais como propulsora da Atuação Estratégica em Micro e Pequenas Empresas. 2015. (Encontro).
    18. 3º Simpósio Internacional de Inovação e Gestão de projetos (SINGEP).Análise da perspectiva da criatividade implícita em práticas docentes no ensino em administração: o caso de Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina. 2014. (Simpósio).
    19. International Academy of Management and Business. 2014. (Congresso).
    20. I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências da Administração e Socioeconômicas (SPPG).Gestão estratégica na visão cooperativista versus empresa privada: um estudo no oeste de Santa Catarina. 2014. (Seminário).
    21. I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências da Administração e Socioeconômicas (SPPG).Balanced Scorecard: um Modelo de implantação para direcionar as estratégias em Micro e Pequenas Empresas. 2014. (Seminário).
    22. I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências da Administração e Socioeconômicas (SPPG).O grande desafio das instituições de ensino superior: As práticas pedagógicas criativas são capazes de estimular a inovação nos discentes?. 2014. (Seminário).
    23. Palestra Nonparametric Statistical Methods in Research: an overview. 2014. (Encontro).
    24. Seminários em Administração - XVII SemeAd.A administração estratégica do capital intelectual: um modelo baseado na capacidade absortiva para potencializar inovação. 2014. (Seminário).
    25. XXXVIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2014.Capital Intelectual e Capacidade absortiva como Propulsores da Inovação: Estudo de Caso no Setor de Papel e Papelão Ondulado. 2014. (Encontro).
    26. III Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação - CIKI. Gestão do Capital Intelectual: a análise de ações divulgadas em relatórios de sustentabilidade. 2013. (Congresso).
    27. VI Encontro de Estudos em Estratégia - 3Es. 2013. (Encontro).
    28. XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep). Análise da Produção Intelectual Nacional e Internacional sobre Capital Intelectual sob a ótica da Bibliometria. 2013. (Congresso).
    29. XXXVII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2013. Estudo da Adaptação Estratégica e das Capacidades Estratégicas da empresa Celulose Irani S.A. 2013. (Congresso).
    30. Encontro Regional de Administração - UNOESC. 2011. (Encontro).
    31. III Encontro de estudos e pesquisas em organizações ENEPO. 2007. (Encontro).
    32. IV Encontro de gestão de negócios internacionais. 2007. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (15)
    1. CASSOL, A.. Evento HOJE. 2018. (Outro).. . 0.
    2. CASSOL, A.. Evento HOJE. 2017. (Outro).. . 0.
    3. CASSOL, A.; ZUCCHI, C. ; RAMOS, F. M. ; FAVRETTO, J.. II Seminário de Inovação e Empreendedorismo do Oeste de Santa Catariana - GerAção. 2016. Congresso
    4. CASSOL, A.. Workshop de Indicação Geográfica. 2016. (Outro).. . 0.
    5. CASSOL, A.. Startup Day. 2016. (Outro).. . 0.
    6. CASSOL, A.; RAMOS, F. M. ; ZUCCHI, C.. I Seminário Empreender e Inovar: é agora. 2016. Congresso
    7. CASSOL, A.; ZUCCHI, C.. Jornada Acadêmica dos cursos Administração e Ciências Contábeis 2015. 2015. Congresso
    8. CASSOL, A.. Viagem Visitas Técnicas: Empresas Anselmi, Bigfer, Vinícola Aurora e Casa Valduga. 2015. (Outro).. . 0.
    9. CASSOL, A.; ZUCCHI, C. ; RAMOS, F. M.. I Seminário de Inovação e Empreendedorismo do Oeste de Santa Catariana - GerAção. 2015. Congresso
    10. CASSOL, A.; ZUCCHI, C.. Jornada Acadêmica dos cursos Administração e Ciências Contábeis 2014. 2014. Congresso
    11. CASSOL, A.. Viagem Visitas Técnicas as empresas: Natura e BMF Bovespa (São Paulo). 2014. (Outro).. . 0.
    12. CASSOL, A.; ZUCCHI, C.. Gincana do Conhecimento - Curso Administraçã e Ciências Contábeis 2014. 2014. 2014.
    13. CASSOL, A.. Viagem Visitas Técnicas as empresas: Dudalina (Blumenau), UNIVALI (Itajaí) e Porto de Itajaí (Itajaí),. 2013. (Outro).. . 0.
    14. CASSOL, A.. Viagem Visitas Técnicas as empresas Gran Mestri (Guaraciaba,SC) e Fogões Clarice (Pinhalzinho,SC). 2013. (Outro).. . 0.
    15. CASSOL, A.. Curso Software EndNote - Apoio a Pesquisa Científica. 2012. (Outro).. . 0.



Data de processamento: 14/05/2019 03:42:37