Alunos de pós-graduações - Programa de Pós-Graduação em Administração - UNINOVE

Joao Marcos Silva de Almeida

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Taubaté (1992), Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (1989), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-Graduação em Administração da Qualidade pela Fundação Escola de Comercio Alvares Penteado. Atualmente é professor dos cursos de Administração, Tecnologia em Marketing e Gestão Comercial na Universidade Nove de Julho. Também leciona no curso de MBA em Logística Empresarial Supply Chain na mesma instituição. Concluiu, em 2017, o curso de Mestrado em Administração do programa de Pós Graduação em Administração - PPGA - da Universidade Nove de Julho com o tema "Gestão da Capacidade Relacional no Desenvolvimento de Novos Produtos: Um estudo de caso em empresas de base tecnológica do setor de biotecnologia". Atualmente é aluno do curso de Doutorado na Universidade Nove de julho na linha de pesquisa em Inovação com o seguinte tema de pesquisa : A Dinâmica das redes colaborativas de Biotecnologia e o papel das instituições Cientificas e Tecnológicas Brasileiras: Um estudo a partir da cotitularidade em Patentes. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2018-Atual. Projeto FAPESP (2017/25364-6) - Mapeamento das Redes de Cooperacao e de Tendencias Tecnologicas em Patentes de Biotecnologia por meio da Analise de Redes Sociais
      Descrição: É notório o aumento crescente do mercado global de biotecnologia na última década, o mercado global foi estimado em U$ 369.62 bilhões em 2016 e projeta-se alcançar U$ 727,1 bilhões em 2025. Além disso, a crescente valorização dos investimentos em PDI a partir da adoção da proteção industrial para as novas tecnologias, resultou no aumento constante de depósitos de patentes. Considerando este cenário, este estudo se propõe a analisar a dinâmica das redes de cooperação entre empresas, universidades e institutos de pesquisa e mapear as rotas tecnológicas que resultaram no desenvolvimento de invenções protegidas por patentes nos segmentos da biotecnologia. Identificando os principais players globais e como os atores Brasileiros se inserem nestas redes cooperativas. Para alcançar este proposito será utilizada a técnica de análise de redes sociais (ARS). Como resultado da pesquisa espera-se mapear as principais redes cooperativas, rotas tecnológicas, tecnologias promissoras e seus mercados chave, analisando a evolução dinâmica nos últimos 20 anos dos atores chaves nestas redes. A partir destes resultados espera-se poder tornar possível monitorar as tendências de tecnologias emergentes e, desta forma, contribuir para o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao incentivo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no Brasil e também potencializar a seleção e análise de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em biotecnologia nas organizações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: João Marcos Silva de Almeida - Integrante / PRISCILA REZENDE DA COSTA - Integrante / Geciane Silveira Porto - Coordenador / Cristiano Gonçalves Pereira - Integrante / Ian Marques Porto Linares - Integrante / Flavia Oliveira do Prado Vicentin - Integrante / Cesio Lemos - Integrante / João Henrique de Souza Pereira - Integrante / Fernanda Gisele Basso - Integrante / Ricardo Corrêa Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Joao Marcos Silva de Almeida.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (18)
      1. Seminários em Administração _ SEMEAD.CAPACIDADE RELACIONAL PARA GERAÇÃO DE INOVAÇÕES AGROPECUÁRIAS: UM ESTUDO COM A EMBRAPA E SEUS PARCEIROS EXTERNOS. 2018. (Seminário).
      2. Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e Sustentabilidade- SINGNGEP.EMPRESAS DE VENTURE CAPITAL E PRIVATE EQUITY NO BRASIL: MAPEAMENTO DO CLUSTER BRASILEIRO. 2018. (Simpósio).
      3. Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e Sustentabilidade- SINGNGEP.INOVAÇÃO A PARTIR DA CAPACIDADE RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA. 2018. (Simpósio).
      4. Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e Sustentabilidade- SINGNGEP.PRÁTICAS DE GREENWASHING: PRODUTOS SUSTENTÁVEIS OU NÃO?. 2018. (Simpósio).
      5. Responible Management Education Research Conference. BIOTECHNOLOGY TECHNOLOGY-BASED COMPANIES AND ITS RELATIONAL CAPACITIES. 2017. (Congresso).
      6. Seminários em Administração _ SEMEAD.EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DO SETOR DE BIOTECNOLOGIA E SUAS CAPACIDADES RELACIONAIS PARA A INOVAÇÃO. 2017. (Seminário).
      7. Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e Sustentabilidade- SINGNGEP.Estratégia de Marketing Verde e a influencia do Greenwashing no processo de beneficiamento da laranja: O caso da empresa Greenorange. 2017. (Simpósio).
      8. Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e Sustentabilidade- SINGNGEP.Capacidade Analítica do Big Data e Inovação: Estudo de Caso em Empresa Desenvolvedora de Ferramentas de Análise. 2017. (Simpósio).
      9. Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e Sustentabilidade- SINGNGEP.Greenwashing: Produtos sustetáveis ou não?. 2017. (Simpósio).
      10. Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e Sustentabilidade- SINGNGEP.CAPACIDADE RELACIONAL EM EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA DO SETOR DE BIOTECNOLOGIA. 2017. (Simpósio).
      11. Encontro de Marketing da ANPAD - EMA.Co-Branding or Brand Alliance Strategic? Uma Revisão Sistemática.. 2016. (Encontro).
      12. Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração-EMPRAD.O PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. 2016. (Encontro).
      13. Programa Escola da Ciência. 2016. (Outra).
      14. Seminários em Administração _ SEMEAD. ÉTICA EMPRESARIAL E A POSTURA DOS FUNCIONÁRIOS NA ERA DIGITAL. 2016. (Congresso).
      15. 12 CONTECSI - USP. 2015. (Congresso).
      16. Seminários em Administração -SemeAd. 2015. (Seminário).
      17. Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e Sustentabilidade- SINGNGEP.DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE RELACIONAL EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA (EBT) DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC). 2015. (Simpósio).
      18. Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e Sustentabilidade- SINGNGEP.APLICAÇÕES NO CONCEITO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: UMA ANALISE A PARTIR DE PATENTES.. 2015. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)



      Data de processamento: 14/05/2019 03:42:37