Alunos de mestrado - Programa de Pós-Graduação em Administração - UNINOVE

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 62

2019

1.   2019-Atual. Estrategia Comportamental,
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Elaine Aparecida Maruyama Vieira Nakamura - Coordenador / Fernando Antonio Ribeiro Serra - Integrante. Financiador(es): Associação dos Servidores do CNPq - Cooperação.
Membro: Elaine Aparecida Maruyama Vieira Nakamura.
2.   2019-Atual. Marketing em gestao de projetos
Descrição: As organizações possuem diversos desafios e se utilizam da gestão de projetos para buscar alcançar objetivos específicos neste cenário. Ao mesmo tempo, as organizações utilizam técnicas da área de marketing para endereçar as oportunidades e desafios mercadológicos. Este projeto de pesquisa visa utilizar técnicas e conhecimentos de marketing nas etapas da gestão de projetos (concepção do projeto, planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos, e encerramento de projetos). Espera-se estabelecer uma visão de projetos baseada no mercado para se alcançar objetivos específicos que possibilitem às empresas melhor se posicionar no mercado, e alcançar seus objetivos estratégicos, em ambientes de negócio complexos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flavio Santino Bizarrias - Coordenador.
Membro: Flavio Santino Bizarrias.
3.   2019-Atual. Marketing, Estrategia e Sociedade
Descrição: Embora o Grupo de Pesquisa tenha sido constituído em abril de 2019, seus dois pesquisadores acumulam intensa atuação no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Isso inclui múltiplas orientações de mestrandos e doutorandos, alunos de graduação em Iniciação Científica, frequentes participações em eventos acadêmicos e numerosas publicações em periódicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (10) . Integrantes: Priscila Michel Domenes - Coordenador / André Torres Urdan - Integrante / Júlio Araujo Carneiro da Cunha - Integrante.
Membro: Priscila Michel Domenes.
Descrição: Embora o Grupo de Pesquisa tenha sido constituído em abril de 2019, seus dois pesquisadores acumulam intensa atuação no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Isso inclui múltiplas orientações de mestrandos e doutorandos, alunos de graduação em Iniciação Científica, frequentes participações em eventos acadêmicos e numerosas publicações em periódicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Hélida Aparecida Rocha de Souza - Coordenador / Andre Torres Urdan - Integrante / Júlio Araujo Carneiro da Cunha - Integrante.
Membro: Helida Aparecida Rocha de Souza.
4.   2019-Atual. Orientacao ao mercado em gestao de projetos
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a orientação ao mercado nas diversas etapas da gestão de projetos. Espera-se gerar conhecimento científico e aplicação prática para as organizações enfrentarem melhor seus desafios organizacionais que utilizam projetos como ferramenta de apoio e condução dos trabalhos. A partir de uma orientação ao mercado desde a concepção até o encerramento do projeto as organizações devem alcançar maior vantagem competitiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flavio Santino Bizarrias - Coordenador.
Membro: Flavio Santino Bizarrias.

2018

1.   2018-Atual. 125/2018 Distancia institucional e o desempenho de subsidiarias em paises emergentes
Descrição: Ao realizar sua internacionalização as empresas internacionais passam a operar subsidiárias em países diferentes do seu país de origem. Essas subsidiárias estão sujeitas ao ambiente institucional do país no qual se encontram. A diferença entre o ambiente institucional dos países é conhecida como Distância Institucional e representa um desafio de adaptação e operação para as empresas estrangeiras. Esse desafio é ainda maior quando o país receptor é emergente, devido a uma série de ineficiências do ambiente institucional. Neste projeto, propõe-se estudar o efeito da distância institucional sobre o desempenho das subsidiárias. Mais especificamente, propõe-se estudar o desempenho das subsidiárias em países emergentes. Para isso, será realizada uma pesquisa quantitativa de caráter confirmatório utilizando dados secundários de subsidiárias internacionais em países emergentes. Este projeto tem potencial contributo para a teoria de forma a trazer evidências sobre os aspectos da distância institucional que influenciam no desempenho das subsidiárias. O projeto também apresenta potencial contribuição gerencial por demonstrar quais aspectos institucionais precisam ser observados no desempenho das subsidiárias quando são traçadas as estratégias internacionais. Adicionalmente, o projeto pode contribuir para políticas públicas indicando aspectos institucionais dos países emergentes que podem ser melhorados de forma a tornar o investimento internacional mais eficiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Christian Daniel Falaster - Coordenador / Juliano Krug - Integrante / Lucas Petry - Integrante / Stephanie Tonn Goulart Moura - Integrante.
Membro: Christian Daniel Falaster.
2.   2018-Atual. 53/2018 Negocios Internacionais e o Ambiente Institucional Brasileiro
Descrição: Os ambientes institucionais dos países são compostos pelas regras formais e informais que influenciam a forma com a qual as sociedades funcionam. Estes ambientes têm grande impacto sobre a forma de se conduzir negócios nos países. Os negócios internacionais são especialmente influenciados pelos ambientes institucionais pois as empresas precisam lidar tanto com o ambiente de seu país de origem quanto com o ambiente do país que recebe seus investimentos. Este projeto tem como objetivo investigar o ambiente institucional brasileiro e seus efeitos no investimento estrangeiro. Metodologicamente serão utilizados dados secundários de fontes como o Banco Mundial e a base de dados Thomson-Reuters para traçar análises estatísticas com base teórico-empírica que apontem como as mudanças institucionais brasileiras influenciaram a forma de se investir no país. Os resultados potenciais deste projeto podem contribuir para uma melhor compreensão do ambiente institucional brasileiro. Para a academia, este projeto pode contribuir com a visão baseada em instituições de forma a apontar como um ambiente institucional em mudança de um país em desenvolvimento influencia diferentes aspectos das estratégias internacionais das empresas. Para as empresas e para a sociedade, este projeto potencialmente contribuirá para uma maior compreensão das dinâmicas institucionais que cercam as estratégias internacionais das empresas e como o ambiente institucional brasileiro pode ser melhorado com políticas públicas para facilitar o recebimento de investimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Christian Daniel Falaster - Coordenador / Jaíne Lana - Integrante / Juliano Krug - Integrante / Stephanie Tonn Goulart Moura - Integrante. Número de orientações: 2
Membro: Christian Daniel Falaster.
3.   2018-Atual. A influencia dos assessores financeiros nos resultados das fusoes e aquisicoes (FAs) pelas empresas multinacionais brasileiras
Descrição: Neste projeto propõe-se a realização de 3 estudos complementares usando conceitualmente uma abordagem institucional para analisar como a utilização de assessores financeiros profissionais influencia as fusões e aquisições (FAs) domésticas e internacionais realizadas pelas empresas da América Latina. Especificamente observamos o impacto da contratação de assessores financeiros profissionais ? pela empresa adquirente e empresa alvo - em duas dimensões: o tempo que decorre entre o anúncio da aquisição e a sua concretização e o grau de propriedade (ownership) adquirido na empresa alvo. Metodologicamente, usam-se dados secundários coletados da SDC Platinum (também designada por Eikon), da Thomson Reuters, para obter uma amostra de aquisições domésticas e internacionais feitas por empresas de 19 países da América Latina para testar hipóteses derivadas da teoria, e outras fontes secundárias internacionais para variáveis institucionais relativas aos países e de diferenças, ou distâncias, institucionais. Os testes das hipóteses envolvem o uso de técnicas de estatística multivariada. Este conjunto de 3 estudos contribui para a nossa compreensão de como as aquisições nacionais e internacionais podem ser influenciadas pela utilização de assessores financeiros em duas dimensões: o tempo entre anúncio e concretização das aquisições e o grau de propriedade adquirido. Insere-se, assim, a contribuição numa abordagem que combina elementos institucionais para entender as estratégias prosseguidas pelas empresas para além da estrita racionalidade econômica que antecipa a maximização de resultados para as empresas. Também se prevê uma contribuição para o aprofundamento do entendimento das estratégias das empresas da América Latina, ou multilatinas. Por fim, para a teoria institucional e em especifico para os argumentos que se debruçam sobre a legitimidade das empresas nos mercados externos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Christian Daniel Falaster - Integrante / Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira - Coordenador / Claudia Frias Pinto - Integrante / Dan Li - Integrante / Simone Vicente - Integrante / Luciana Gouveia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Christian Daniel Falaster.
4.   2018-Atual. Gestao do conhecimento e inovacao para tomada de decisao estrategica em organizacoes internacionais
Descrição: Neste projeto investiga-se o uso e aplicação de conceitos e ferramentas de gestão do conhecimento, inovação e tecnologia da informação, para coleta de dados sobre tomada de decisão estratégica e organizacional em empresas internacionais com base no país. Empresas internacionais lidam com cenários dinâmicos, em que a tomada de decisão é mais complexa, justamente pelas características intrínsecas de se trabalhar com diversos mercados e informações variadas. Assim, espera-se ao final do projeto, poder explorar, por meio de ferramentas de gestão do conhecimento e de coleta de dados, aspectos organizacionais e como as empresas do setor no Brasil se utilizam de gestão estratégica para tomada de decisões.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Fellipe Silva Martins - Coordenador / Wanderley da Silva Júnior - Integrante / Paulo Ribeiro Felisoni - Integrante / Tatiana Sayuri Yamada - Integrante / Magdiel Egidio de Brito - Integrante.
Membro: Fellipe Silva Martins.
5.   2018-2019. MARKETING, EMPREENDEDORISMO E CONSUMO SUSTENTAVEIS: UMA ANALISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM DO ALTO URUGUAI GAUCHO/RS.
Descrição: O projeto de pesquisa trata do tema Marketing Sustentável, Consumo Sustentável e Empreendedorismo Sustentável. O consumo sustentável é uma nova visão de consumo, relacionada a um dos pilares do marketing holístico: o marketing socialmente responsável. O consumo sustentável refere-se a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos naturais, a utilização de materiais e equipamentos até o fim de sua vida útil, a reutilização sempre que possível e a correta destinação de materiais para reciclagem no fim do ciclo de vida dos produtos. O marketing sustentável é um instrumento, que através do composto de marketing (produto, comunicação, distribuição e preços), formulado sob o enfoque econômico, social e ambiental pode estimular o consumo sustentável e o empreendedorismo sustentável. Tadeu et al. (2012) afirma que ser sustentável é muito mais do que se referir apenas ao meio ambiente, preocupando-se, também com aspectos econômicos e sociais, na busca do bem estar da geração presente e da futura. O projeto de pesquisa objetiva analisar o comportamento do consumidor universitário no processo de marketing e de consumo sustentáveis e, propor estratégias que visem estimular o empreendedorismo sustentável na região. A pesquisa classifica-se como quantitativa e descritiva e o método será o de Levantamento do Tipo Survey. O público-alvo será o consumidor jovem residentes em municípios do Alto Uruguai Gaúcho. Espera-se que a pesquisa possa difundir a ideia de produção e consumo sustentável na região de estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Maria Bernstein Pavan - Integrante / Silvana Saionara Gollo - Coordenador / Angelita Freitas da Silva - Integrante / Keila Cristina da Rosa - Integrante / Sidnei Dal Agnol - Integrante / Cassiana Bortoli - Integrante.
Membro: Luciana Maria Bernstein Pavan.
6.   2018-Atual. O comportamento mimetico das empresas da America Latina e sua influencia na propriedade das aquisicoes internacionais
Descrição: Neste projeto propõe-se a realização de 3 estudos complementares usando conceitualmente uma abordagem institucional para analisar o que leva as empresas da América Latina a imitar (ou não) as decisões de propriedade nas aquisições internacionais. Especificamente observamos o impacto das dimensões institucionais - do país de origem e de destino ? e das características dos CEOs, nas decisões de imitação (ou não) do grau de propriedade (ownership) adquirido na empresa alvo. Propomos investigar três possíveis fontes de imitação: imitação baseada na experiência anterior das próprias empresas, empresas do país de origem e empresas estrangeiras. Metodologicamente, usam-se dados secundários coletados da SDC Platinum (também designada por Eikon), da Thomson Reuters, para obter uma amostra de aquisições internacionais feitas por empresas dos cinco maiores países da América Latina para testar hipóteses derivadas da teoria, e outras fontes secundárias internacionais para variáveis institucionais relativas aos países de origem e de destino. Os testes das hipóteses envolvem o uso de técnicas de estatística multivariada. Este conjunto de 3 estudos contribuem para a visão baseada em instituições da estratégia internacional, identificando os comportamentos miméticos específicos ao grau de propriedade adquirido em operações internacionais. Uma abordagem dos vários níveis de imitação, poderá trazer uma compreensão de como as empresas da América Latina imitam as decisões de propriedade em aquisições internacionais. Ao analisar o papel das dimensões institucionais do país de origem e de destino, nas decisões de imitação do grau de propriedade nas aquisições internacionais, poderá haver um maior entendimento do que leva as empresas a adotar (ou não) comportamentos miméticos. Ou seja, este estudo poderá contribuir para uma interpretação comportamental ao considerar o isomorfismo entre as empresas, indo além dos determinantes convencionais da propriedade, como custos de transação ou assimetria informacional. Mais, ao considerar as características dos CEOs das empresas adquirentes, este estudo poderá contribuir para uma mudança de foco da literatura, dos atributos ao nível da empresa para os atributos dos indivíduos responsáveis pelas decisões estratégicas nas aquisições internacionais. Também se prevê uma contribuição para o aprofundamento do entendimento das estratégias das empresas da América Latina, ou multilatinas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Christian Daniel Falaster - Integrante / Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira - Integrante / Claudia Frias Pinto - Coordenador / Lucas da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Christian Daniel Falaster.
7.   2018-Atual. Projeto FAPESP (2017/25364-6) - Mapeamento das Redes de Cooperacao e de Tendencias Tecnologicas em Patentes de Biotecnologia por meio da Analise de Redes Sociais
Descrição: É notório o aumento crescente do mercado global de biotecnologia na última década, o mercado global foi estimado em U$ 369.62 bilhões em 2016 e projeta-se alcançar U$ 727,1 bilhões em 2025. Além disso, a crescente valorização dos investimentos em PDI a partir da adoção da proteção industrial para as novas tecnologias, resultou no aumento constante de depósitos de patentes. Considerando este cenário, este estudo se propõe a analisar a dinâmica das redes de cooperação entre empresas, universidades e institutos de pesquisa e mapear as rotas tecnológicas que resultaram no desenvolvimento de invenções protegidas por patentes nos segmentos da biotecnologia. Identificando os principais players globais e como os atores Brasileiros se inserem nestas redes cooperativas. Para alcançar este proposito será utilizada a técnica de análise de redes sociais (ARS). Como resultado da pesquisa espera-se mapear as principais redes cooperativas, rotas tecnológicas, tecnologias promissoras e seus mercados chave, analisando a evolução dinâmica nos últimos 20 anos dos atores chaves nestas redes. A partir destes resultados espera-se poder tornar possível monitorar as tendências de tecnologias emergentes e, desta forma, contribuir para o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao incentivo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no Brasil e também potencializar a seleção e análise de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em biotecnologia nas organizações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: João Marcos Silva de Almeida - Integrante / PRISCILA REZENDE DA COSTA - Integrante / Geciane Silveira Porto - Coordenador / Cristiano Gonçalves Pereira - Integrante / Ian Marques Porto Linares - Integrante / Flavia Oliveira do Prado Vicentin - Integrante / Cesio Lemos - Integrante / João Henrique de Souza Pereira - Integrante / Fernanda Gisele Basso - Integrante / Ricardo Corrêa Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Joao Marcos Silva de Almeida.
8.   2018-2018. Pre-Projeto Mestrado. Estudo de caso de um negocio baseado no empreendedorismo por estilo de vida: um campo ainda carente de investigacao
Descrição: Na pequena empresa a administração é geralmente feita pelos seus proprietários, que muitas vezes não têm conhecimento aprofundado de ferramentas empreendedoras e técnicas inovadoras administrativas. E uma das principais dificuldades enfrentadas por estes dirigentes, na tarefa de administrar sua empresa, refere-se à falta de planejamento estratégico e perfil empreendedor. O dirigente de uma pequena organização está inserido num cenário de rara complexidade rotineiramente e pouco turbulento em virtude das inúmeras tarefas exercidas. O interesse em criar negócios possui uma variedade de razões, no entanto uma perspectiva emergente é que nem todos os indivíduos buscam os objetivos tradicionais como apenas o crescimento e a maximização do lucro, e estão cada vez mais escolhendo um negócio para se adequar ao seu estilo de vida. O ``Lifestyle Entrepreneurship?? tem como premissa o desejo do empreendedor realizar seu estilo de vida como extensão do negócio. Para isto é fundamental o conhecimento das barreiras que possam impedir está auto realização e buscar na academia ferramentas de gestão que auxiliem o atingimento dos objetivos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcus Vinícius Lopes Silva - Coordenador / Edmilson Oliveira Lima - Integrante / Andrea luiza bozzo - Integrante.
Membro: Marcus Vinicius Lopes Silva.
9.   2018-Atual. RECURSOS INTANGIVEIS COMO BASE DA INTERNACIONALIZACAO DE EMPRESAS DA ECONOMIA CRIATIVA
Descrição: Este projeto se propõe a contribuir no entendimento sobre como recursos intangíveis, entre eles a criatividade organizacional, pode dar suporte a capacidades organizacionais ? ordinárias ou dinâmicas (TEECE, 2007) ? para gerar competência de negócios internacionais e, consequentemente, melhor desempenho internacional. Embora possa ser aplicável a setores maduros, o projeto visa explorar a Economia Criativa. As indústrias inseridas na Economia criativa guardam entre si a peculiaridade de serem extremamente fragmentadas e compostas, em sua grande maioria, por micro, pequenas e médias empresas. Em um contexto em que os recursos tangíveis têm propensão a serem replicados constante e rapidamente, compete aos gestores administrar o conjunto de recursos intangíveis que a empresa é capaz de reter. Especificamente, na economia criativa ser criativo é fundamental. A criatividade organizacional, enquanto recurso, é pressuposto para o desenvolvimento de capacidades cruciais para o desenvolvimento de competências necessárias à integração à economia criativa mundial, tais como a capacidade inovativa, a capacidade empreendedora (VASCONCELLOS, 2016) e a competência de negócios internacionais (KNIGHT; KIM, 2009). Conseguir um desempenho equivalente aos concorrentes globais tornou-se vital para sobreviver mesmo no mercado doméstico, uma vez que as fronteiras perdem cada vez mais o sentido (JOHANSON; VAHLNE, 2009). Tal mudança obriga as empresas a desenvolverem a competência de negócios internacionais antes mesmo de vender no exterior (CAVUSGIL; KNIGHT, 2015). Este estudo será realizado em diferentes etapas, que gerarão diferentes níveis de publicações, desde estudos teóricos até sumários executivos, no intuito de oferecer alternativas tanto às empresas, em termos de desenvolvimento de vantagens competitivas sustentáveis, quanto aos entes públicos, na destinação mais assertiva dos recursos escassos que se valem para a fomentação de setores industriais inseridos na economia criativa. Assim, espera-se que o estudo traga avanços em diferentes níveis: no nível acadêmico, reduzindo a lacuna teórica ao aprofundar a compreensão sobre o processo de desenvolvimento de competência para negócios internacionais, tendo como base a RBV, com foco no papel dos recursos intangíveis no desenvolvimento de vantagens competitivas globais, e a vertente comportamental das teorias de internacionalização; no nível gerencial, reduzindo o tempo necessário para que empresas da economia criativa se internacionalizem, tornando-as globalmente mais competitivas e capazes de enfrentar entrantes no mercado doméstico; e, no nível políticas públicas, otimizando recursos a serem alocados no fomento e na sustentabilidade da internacionalização de empresas da economia criativa, promovendo, em paralelo, o desenvolvimento regional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Christian Daniel Falaster - Coordenador / Sílvio Luís de Vasconcellos - Integrante / Ivan Lapuente Garrido - Integrante. Financiador(es): Associação dos Servidores do CNPq - Auxílio financeiro.
Membro: Christian Daniel Falaster.
10.   2018-2018. RT, Singep 2018. A percepcao do dono de pequeno negocio na perspectiva do empreendedorismo de estilo de vida.
Descrição: VII Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade (VII SINGEP) Relato Técnico - RT. Pesquisas em estilo de vida são escassas nos estudos de empreendedorismo. Os estudos existentes referem-se em sua maioria a empreendedores que apontam o retorno financeiro como principal objetivo profissional. A perspectiva do empreendedorismo de estilo de vida trata de valores e objetivos além da extensão do negócio. Surgindo a pergunta: O que levam os donos de negócios a gerenciarem suas empresas na valorização do empreendedorismo de estilo de vida? O objetivo deste trabalho é descrever as diferenças entre empreendedores de estilo de vida e os demais empreendedores donos de negócios, nas principais definições na literatura e identificar os porquês da escolha de empreender por estilo de vida. Propor questões que serviram de estrutura para pesquisas futuras nesta temática. O cenário empírico deste estudo é composto por 8 empreendedores de estilo de vida. Este estudo contribui para enriquecer a literatura de empreendedorismo, bem como na prática ajuda empreendedores a entenderem seu impacto na sociedade, suas conexões humanas, seus propósitos e suas tradições culturais. Palavras-chave: empreendedorismo de estilo de vida, dono de negócio, pequenas empresas, características comportamentais, proposta de questionário. . CERTIFICADO: . GRUPO http://dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/516937771053357757746?fbclid=IwAR2RO7t3E8ga4puNPUnOsTBSP0xfyxNJ76c_bPhUYJ2MG1FiI0eY796b5nQ. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Marcus Vinícius Lopes Silva - Coordenador / Andrea luiza bozzo - Integrante / Cristina Dai Prá Martens - Integrante / Henrique Mello Rodrigues de Freitas - Integrante.
Membro: Marcus Vinicius Lopes Silva.
11.   2018-Atual. TURISMO DE BASE COMUNITARIA: O TURISTA INTEGRADO A COMUNIDADE LOCAL
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar o Turismo de base comunitária, caracterizando a experiência de integração do turista à comunidade local. O objetivo ao caracterizar este tipo de turismo é permitir avanços e discussões que contribuam com literatura da área. O contexto a ser analisado é a Ilha do Bororé, que está localizada na zona Sul da cidade de São Paulo. Essa busca nos permitirá assinalar as características do turismo de base comunitária, apontando avanços e limitações no tema, assim como lacunas para o desenvolvimento de pesquisas futuras. Os discentes farão um levantamento da oferta de produtos e atrativos turísticos presentes na Ilha, além de buscar conhecer sobre o interesse de brasileiros sobre o consumo do turismo comunitário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Viviane Celina Carmona - Coordenador.
Membro: Viviane Celina Carmona.

2017

1.   2017-Atual. A incerteza inerente as ineficiencias institucionais e seus efeitos nas estrategias internacionais das organizacoes
Descrição: Este projeto tem o objetivo de analisar os impactos da incerteza inerente às ineficiências do ambiente institucional dos países latino-americanos nas estratégias organizacionais internacionais das empresas naqueles países. Em específico, é desenvolvido um constructo da incerteza inerente às ineficiências institucionais dos países. O constructo desenvolvido terá seus efeitos testados em relação ao desempenho das subsidiárias atuantes na América Latina e nas estratégias de aquisições internacionais visando empresas latino-americanas. Serão utilizados países latino-americanos para analisar o fenômeno desta pesquisa pois suas economias tiveram significativas mudanças desenvolvidas por reformas pró-mercado nos últimos anos, apresentando assim uma vasta variedade institucional. Será apenas utilizado material já em posse da instituição. Este projeto tem potencial para contribuir em diversas instâncias. Em primeiro lugar, pode contribuir teoricamente por desenvolver um novo constructo para a visão baseada em instituições e para a estratégia organizacional, incorporando o conceito de incerteza inerente às ineficiências institucionais. Pode contribuir empiricamente por demonstrar o impacto deste constructo nas estratégias internacionais das empresas. Por fim, pode contribuir localmente pelo potencial de apontar questões que podem ser melhoradas com políticas públicas para que a região de Blumenau tenha uma menor incerteza relacionada às suas ineficiências institucionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Christian Daniel Falaster - Coordenador.
Membro: Christian Daniel Falaster.
2.   2017-2018. Analise das publicacoes sobre Responsabilidade Social: avancos, limitacoes e tendencias de pesquisas futuras
Descrição: Responsabilidade Social compreende a busca por aliar bem-estar social às atividades e objetivos de uma organização. Este projeto tem como objetivo analisar as publicações internacionais de artigos que contemplem o tema Responsabilidade Social. O objetivo é analisar o estado da arte das publicações, verificando os avanços e discussões presentes na literatura. Essa busca nos permitirá apontar os avanços e limitações no tema, assim como lacunas para o desenvolvimento de pesquisas futuras, além de identificar os autores que mais publicam sobre o tema e suas instituições, identificando países e regiões que estão contemplando esse tema em suas pesquisas. Os discentes farão um levantamento das principais produções, e partindo deste levantamento, serão investigados os aspectos quantitativos (quantidade de publicações por ano, evolução, autores e coautores) e qualitativo (quais os aspectos mais importantes tratados nos artigos, os avanços, limitações e indicações de pesquisas futuras) destas publicações. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Viviane Celina Carmona - Coordenador.
Membro: Viviane Celina Carmona.
3.   2017-2018. Analise do estado da arte sobre turismo de base comunitaria: avancos, limitacoes e tendencias de pesquisas futuras
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar as publicações nacionais e internacionais de artigos indexados na base de dados Scopus que contemplem o tema turismo de base comunitária. O objetivo é verificar o estado da arte das publicações, analisando os avanços e discussões presentes na literatura. Essa busca nos permitirá apontar os avanços e limitações no tema, assim como lacunas para o desenvolvimento de pesquisas futuras, além de identificar os autores que mais publicam sobre o tema e suas instituições, identificando países e regiões que estão contemplando esse tema em suas pesquisas. Os discentes farão um levantamento das principais produções, e partindo deste levantamento, serão investigados os aspectos quantitativos (quantidade de publicações por ano, evolução, autores e coautores) e qualitativo (quais os aspectos mais importantes tratados nos artigos, os avanços, limitações e indicações de pesquisas futuras) destas publicações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Viviane Celina Carmona - Coordenador.
Membro: Viviane Celina Carmona.
4.   2017-Atual. IC. Percepcao dos consumidores no festival gastronomico de food truck e afins de entretenimento: os diferenciais de produtos, preco, praca e promocao
Descrição: Ocupar-se de espaços públicos de formas inteligentes podem promover uma região e trazer novos olhares por outras regiões. O presente artigo pretende observar a relação do espaço público Fundação Memorial da América Latina com a empresa Art Shine Eventos Ltda. Organizadora de festivais gastronômicos com a chamada de ??food truck, barraquinha como food bike ou tenda e carrinho de mão?? Vemos que novos modelos de gestão, são criados a partir destes pequenos negócios, que na capital de São Paulo é um ramo de constante crescimento e precisa ser estudado para entender e empreender melhor, podendo ganhar reconhecimento de mercados regionais, nacionais e internacionais sobre os efeitos da prestação de serviços quanto a eficiência, adequação e qualidade, tanto do negócio da Art Shine quanto dos empreendedores do ramo de alimentos na visão dos consumidores e gestores. O estudo de caso tem como objetivo investigar o cenário de varejo de rua, o empreendedorismo a perspectiva da aplicação dos 4 P?s de marketing na empresa Art Shine, sobre as influências da gestão nos cenários internos e externos na visão do gestor da empresa e dos consumidores destes eventos. Pesquisa desenvolvida com os métodos qualitativos para entrevista semiestruturada com um dos gestores e entrevistas quantitativa sobre a percepção dos consumidores sobre o espaço a estrutura o atendimento e os alimentos servidos.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcus Vinícius Lopes Silva - Coordenador / Marcelo Neves Gonçalves - Integrante / Thiago Chiorino Costa - Integrante.
Membro: Marcus Vinicius Lopes Silva.
5.   2017-2019. Inovacao Educacional - Tendencias para o ensino superior
Descrição: No século XXI espera-se que as universidades desenvolvam novas ideias, que devem ir além das práticas atuais e busquem tendências futuras. As instituições de ensino superior são responsáveis por formarem discentes para serem agentes de mudanças e inovação, bem como pela promoção do desenvolvimento político, econômico, social e cultural da sociedade. Diante dos desafios e necessidades para o desenvolvimento de uma cultura da inovação educacional no ensino superior, este estudo procurou responder como estão caracterizados os preditivos para a inovação educacional no ensino superior brasileiro, apresentando um perfil com os preditivos que configuram a inovação educacional no ensino superior, a partir de estudos nacionais e internacionais das tendências para o setor e de critérios de práticas exitosas e inovadoras, dos instrumentos de avaliação e supervisão para o ensino superior do INEP. Trata-se de um estudo exploratório, composto por entrevistas (76 online e 17 de aprofundamento) com especialistas de educação e gestão do ensino superior, que foram analisadas qualitativamente. O perfil relacionado aos preditivos revelou 13 dimensões, 18 subdimensões de 1º nível, 92 subdimensões de 2º nível e 11 subdimensões de 3º nível. Os achados do estudo relacionados à inovação educacional no ensino superior, em especial às dimensões que englobam os preditivos alinhados às inovações de aprendizagem, oportunizam uma reflexão diante dos estudos de inovação organizacional e serviços no ensino superior. Os resultados demonstraram o alinhamento das percepções dos entrevistados e dos estudos de tendências analisados, com destaque para a dimensão Desenho Universal da Acessibilidade e Aprendizagem, que aparecia nos estudos de tendência de maneira pulverizada, mas que emergiu como dimensão importante depois da análise das entrevistas. O presente estudo visa contribuir nos avanços teóricos sobre o tema inovação educacional no ensino superior e com o planejamento estratégico de IES, facilitando a identificação de oportunidades, inclusive diante da garantia da qualidade e reconhecimento das regulações que regem o ensino superior brasileiro, bem como com a implantação de práticas de inovação em IES, podendo auxiliar no desenvolvimento de IES, alunos, funcionários e comunidade tanto nos aspectos organizacionais quanto nos de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernanda Edileuza Riccomini de Souza - Integrante / Claudia Brito Silva Cirani - Coordenador.
Membro: Fernanda Edileuza Riccomini de Souza.
6.   2017-Atual. Oos Efeitos dos Programas de Fidelidade nas Vendas e Lealdade Atraves do Portifolio de CLientes e Prospects do Programa de Fidelidade em um Contexto Social e Economico de um pais em Desenvolvimento.
Descrição: Projeto de Dissertação do curso de Administração (foco em Marketing) pela Unversidade Nove de Julho. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Diego Domingues Moreno - Coordenador / Evandro Luiz Lopes - Integrante.
Membro: Diego Domingues Moreno.
7.   2017-Atual. Percepcao de crise do consumidor
Descrição: Durante as crises políticas e econômicas os consumidores restringem seus gastos naturalmente. Entretanto, parte dos consumidores tem cada vez mais buscado um consumo sofisticado, ou ao menos mais prazeroso. Neste sentido, as estratégias de marketing objetivam fornecer este valor superior percebido, seja por meio de marcas, produtos ou outros elementos do mix de marketing. Este projeto visa desenvolver uma escala de avaliação da percepção de crise por parte do consumidor. Esta variável não foi identificada na literatura de marketing, e tem potencial para moderar relações entre outras variáveis, como já identificado em estudos piloto desenvolvidos por nosso grupo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Jussara da Silva Teixeira Cucato - Integrante / Flavio Santino Bizarrias - Coordenador / Jussara Goulart da Silva - Integrante / Marlette Cassia Oliveira Ferreira - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Outra.
Membro: Jussara da Silva Teixeira Cucato.
Descrição: Durante as crises políticas e econômicas os consumidores restringem seus gastos naturalmente. Entretanto, parte dos consumidores tem cada vez mais buscado um consumo sofisticado, ou ao menos mais prazeroso. Neste sentido, as estratégias de marketing objetivam fornecer este valor superior percebido, seja por meio de marcas, produtos ou outros elementos do mix de marketing. Este projeto visa desenvolver uma escala de avaliação da percepção de crise por parte do consumidor. Esta variável não foi identificada na literatura de marketing, e tem potencial para moderar relações entre outras variáveis, como já identificado em estudos piloto desenvolvidos por nosso grupo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Flavio Santino Bizarrias - Coordenador / Jussara Goulart da Silva - Integrante / Marlette Cassia Oliveira Ferreira - Integrante / Jussara da Silva Teixeira Cucato - Integrante.
Membro: Flavio Santino Bizarrias.
8.   2017-2017. Pesquisa por segmento de atuacao das empresas hoteleiras de pequeno e medio porte do estado de Sao Paulo: posicionamento estrategico e adequacao ao mercado
Descrição: Esta monografia é resultado da pesquisa de revisão bibliográfica para elaboração do trabalho final de conclusão do curso de pos graduação ? MBA em Estratégia Empresarial. O objetivo foi mapear estudos realizados sobre a área da hospitalidade, com recorte no segmento de atuação das empresas hoteleiras de pequeno e médio porte do Estado de São Paulo. Informações e dados sobre esse setor foram também levantados, o que permitiu delinear um panorama de sua situação atual. O resultado da pesquisa e a sistematização dos dados encontrados, possibilitará indicar e subsidiar futuras pesquisas necessárias a este campo, sobretudo sobre a adequação do setor ao mercado hoteleiro existente. Os Meios de Hospedagem existentes foram levantados segundo a segmentação hoteleira e as praticas atuais de segmentação no Estado de São Paulo, de acordo com dados do Programa de regionalização do turismo do Ministério do Turismo. Eles contemplam 28 regiões macro turísticas consolidadas que adotaram os seguintes parâmetros: a proximidade geográfica, os atrativos e as características turísticas específicas locais. Estes têm sido a base para o desenvolvimento de programas e projetos pelo Governo do Estado de São Paulo. Os dados obtidos e a revisão bibliográfica realizados permitiram avaliar a situação atual do posicionamento dessas empresas. Os resultados indicam que a adequação e a melhora de posicionamento estratégico devem ser praticadas para o aprimoramento de seu Market Share e, consequentemente, para o incremento do faturamento de forma a mantê-las competitivas no mercado e objetivando, principalmente, o enfrentamento de modalidades de comercialização disruptivas. A escolha deste tema foi devido a falta de informações acadêmicas estruturadas no segmento de hoteis de pequeno e medio porte no estado de São Paulo. A literatura existente é fragmentada e os dados existentes são dispersos e não estão concentrados em uma unica instituição, associação e ou empresa do segmento de hoteis hoje no Brasil. Este estudo e pesquisa poderá auxiliar aos proprietários, gestores, investidores e pesquisadores a terem como base a segmentação hoteleira como uma ferramenta de analise e de vantagem competitiva em suas ações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Ricardo Sollberger Jeolas - Coordenador / Antonio Carlos de Alcantara - Integrante.
Membro: Roberto Ricardo Sollberger Jeolas.
9.   2017-Atual. Processo Decisorio do Consumidor Verde
Descrição: A Psicologia Ambiental, campo da psicologia desde a década de 1960, tem como foco o estudo da relação de indivíduos com o meio ambiente natural ou construído. Partindo de uma visão antropocêntrica dos problemas ambientais os estudos em Psicologia Ambiental buscam, por meio da compreensão de fatores que influenciam comportamentos favoráveis ou desfavoráveis ao meio ambiente, o desenvolvimento de estímulos, ações e políticas que estimulem o comportamento pró-ambiente. Diferenças individuais, contextuais ou situacionais e sua influência no comportamento favorável ou desfavorável ao meio ambiente são o foco desse projeto-eixo. A influência de traços de personalidade, valores pessoais, normas sociais e de fatores, estímulos ou gatilhos, contextuais, ambientais e sociais na formação de percepções, atitudes e comportamentos pró-ambientais são os objetos de estudo desse projeto-eixo. A capacidade de discernimento de consumidores em relação a ações pró-ambiente e de greenwashing complementam o projeto. O eixo tem como base modelos teóricos da Psicologia Ambiental, Social e Experimental estudados em Comportamento do Consumidor. A compreensão dos fatores que influenciam comportamentos pró-ambientais busca contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas à mudança comportamental em favor da preservação do meio ambiente. Surveys junto a consumidores e experimentos controlados são os instrumentos para a exploração de efeitos causais entre influências e comportamentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Leonardo Vils - Coordenador / marcelo rosolem luchetti - Integrante / Ruben Rodriques Batista - Integrante. Número de orientações: 2
Membro: Leonardo Vils.
10.   2017-Atual. Processos conscientes e inconscientes de tomada decisao e avaliacao do consumidor jovem.
Descrição: As avaliações e decisões são realizadas por meio de mecanismos de processamento de informações deliberados ou mais impulsivos. Desta forma, atitudes autodeclaradas e ou implícitas acabam por guiar o comportamento do consumidor em diversas situações. Naquelas que possa haver conflito de atitudes se espera respostas divergentes, como em situações em que emoções e sentimentos controversos ocorram, como preconceito, vergonha ou orgulho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flavio Santino Bizarrias - Coordenador.
Membro: Flavio Santino Bizarrias.
11.   2017-Atual. RETENCAO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR: VALIDACAO DE ESCALA INTERNACIONAL E APLICACAO DE MODELO PREDITIVO
Descrição: Apesar do histórico de investimento em programas de financiamento do Governo Federal nos últimos 13 anos ter contribuído para o crescimento do número de matrículas no Ensino Superior Brasileiro, as IES Brasileiras não conseguiram atingir a meta de cobertura de presença no ensino superior para jovens de 18 a 24 anos do Programa Nacional da Educação (2014), taxa que hoje está em 17,7%. Agora com os cortes nesses programas, a partir de dezembro de 2014, e com a situação econômica do país, esse objetivo está ainda mais difícil e a saída das IES para equilibrar suas operações é melhorar seu processo de retenção. Considerando a importância do tema, este estudo tem como objetivo identificar os fatores e a sua influência na permanência de alunos de Administração de Empresas de IES Privadas Brasileiras. Com base nos resultados deste trabalho será possível que IES de várias partes do país utilize o instrumento para conhecer o perfil dos seus estudantes e consequentemente desenvolver trabalhos de retenção mais assertivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gustavo Silva Gonçalves - Coordenador / Jose Eduardo Storopoli - Integrante / Fernando Antônio Ribeiro Serra - Integrante / Leonardo Vils - Integrante.
Membro: Gustavo Silva Goncalves.

2016

1.   2016-2016. ENIC. Parque ecologico do tiete e os servicos oferecidos pela empresa Pedaleco (ISBN. 85-89852-10-5 e Cod. 030517/2016)
Descrição: ENIC UNINOVE III 2016 --Tradição e inovação na pesquisa acadêmica: resumos / XIII Encontro de Iniciação Científica da Uninove, São Paulo, 26 de novembro de 2016. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2016. 548 p. -- No estado de São Paulo existe espaços públicos para investir em entretenimento, com o intuído de trazer diversão e lazer para as pessoas. Poucos espaços realemnte estão bem estruturado e conservados para diversificar estes serviços a população. Quando se traz a empresa Pedaleco (prestadora de serviços dentro do parque), seu cenário macro ambiente traz uma ótica quanto esta questão: as atitudes tomadas na relação empresa e o parque, e como as pessoas estão atentas a possíveis melhorias para tornar espaço publico, mais reconhecido e valorizado pela população com iniciativas privadas. O PET vem passando por um momento crítico e delicado, na base de investimento e infraestrutura, toda via o fato do parque ser grande não deve ser um impedimento para a conservação e investimentos de melhoria do mesmo. O objetivo deste trabalho foi conhecer a percepção dos frequentadores de um parque sobre os serviços prestados dentro do mesmo por uma empresa. O objetivo deste trabalho foi mapear e levantar a percepção dos frequentadores do Parque Ecológico do Tietê sobre como se dá a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa PEDALECO pela visão que quem utiliza e de quem frequenta estes serviços nestes espaços. Foram entrevistados 55 frequentadores do Parque Ecológico do Tietê (PET) da cidade de São Paulo. A maioria dos frequentadores percebem os serviços prestados pela Pedaleco (Locação de bicicleta, pedalinhos e trenzinhos). A maioria dos frequentadores percebem os serviços prestados pela empresa Pedaleco dentro do parque , como bons, seguido dos que percebem como razoáveis e muito bons. Conclui-se que os serviços de entretenimento oferecidos pela empresa dentro do PET são percebidos e desfrutados de forma positiva pelos frequentadores, uma vez que são avaliados como bom em todos serviços. Podendo desta forma ser considerado relevante e essencial a existência da Pedaleco de acordo com as percepções de quem frequenta o parque. Deste modo, o ponto mais importante desta pesquisa, é entender desta forma, o cenário do macro ambiente apenas desta empresa e a relação quanto as atitudes tomadas dentro de um espaço público, no caso a relação da empresa no parque e como as pessoas estão atentas a possíveis melhorias para tornar o mesmo mais reconhecido pela população PALAVRAS-CHAVE: Lazer. Áreas Verdes. Serviços de Entretenimento. Percepção. Revitalização de espaços. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcus Vinícius Lopes Silva - Coordenador / Ana Paula do Nascimento Lamano Ferreira - Integrante.
Membro: Marcus Vinicius Lopes Silva.
2.   2016-Atual. GPEST - Grupo de Pesquisa sobre Empreendedorismo Social e Turismo
Descrição: Através da criação e desenvolvimento deste grupo, pretende-se desenvolver e difundir os estudos sobre Empreendedorismo Social, atividade econômica que envolve criar um negócio que gere lucro ao mesmo tempo em que causa impacto social positivo. Esse fenômeno será observado mais especificamente no campo do turismo e hospitalidade. Com o objetivo principal de unir competências e trocar informações, esse grupo é composto por docentes e discentes que buscam conhecer um pouco mais do Empreendedorismo Social no contexto do Turismo. Será desenvolvido um mapeamento do conhecimento, das habilidades e atitudes destes empreendedores, contendo seus antecedentes e principais resultados. Essa informação é fundamental para que iniciativas de ES prosperem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Fernanda Edileuza Riccomini de Souza - Integrante / Viviane Celina Carmona - Coordenador / André Luiz Braun Galvão - Integrante / Suelen Ferreira dos Santos - Integrante / Agata de Matos Colombo - Integrante / Vanessa Menezes Santos Agostinho - Integrante / Bruna Jatobá da Silva - Integrante.
Membro: Fernanda Edileuza Riccomini de Souza.
3.   2016-Atual. GPNS - Grupo de Pesquisa sobre Negocios Sociais, Empreendedorismo Social, Responsabilidade Social e Turismo de base Comunitaria
Descrição: Através da criação e desenvolvimento deste grupo, pretende-se desenvolver e difundir os estudos sobre Negócios de Impacto, Empreendedorismo Social, atividade econômica que envolve criar um negócio que gere lucro ao mesmo tempo em que causa impacto social positivo. Esse fenômeno será observado mais especificamente no campo do turismo e hospitalidade. Com o objetivo principal de unir competências e trocar informações, esse grupo é composto por docentes e discentes que buscam conhecer um pouco mais do Empreendedorismo Social no contexto do Turismo. Será desenvolvido um mapeamento do conhecimento, das habilidades e atitudes destes empreendedores, contendo seus antecedentes e principais resultados. Essa informação é fundamental para que iniciativas de ES prosperem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Viviane Celina Carmona - Coordenador / André Luiz Braun Galvão - Integrante / Suelen Ferreira dos Santos - Integrante / Agata de Matos Colombo - Integrante / Vanessa Menezes Santos Agostinho - Integrante / Bruna Jatobá da Silva - Integrante / Fernanda Edileuza Riccomini de Souza - Integrante / Cilene Santos - Integrante / Bruna Oliveira Estigarribia Quintana - Integrante / Victor Vinicius da Costa Marques - Integrante.
Membro: Viviane Celina Carmona.
4.   2016-2016. IC. Percepcoes dos frequentadores do parque ecologico do tiete sobre a qualidade dos servicos pela empresa Pedaleco
Descrição: Os serviços de entretenimentos vêm ganhando muitas posições em termo de reconhecimento em São Paulo, principalmente quando se diz respeito qualidade de vida, atrativos culturais, recreação infantil, diversão e lazer, seja individual ou coletivo. O objetivo deste trabalho foi conhecer a percepção dos frequentadores de um parque sobre os serviços prestados dentro do mesmo espaço pela empresa. Para isso foram entrevistados 55 frequentadores do Parque Ecológico do Tietê (PET) da cidade de São Paulo. A maioria dos frequentadores perceberam as atividades pela Pedaleco (Locação de bicicleta, pedalinhos e trenzinhos, dentre outros) como bons serviços , seguido por razoáveis e muito bons. Conclui-se que os serviços de entretenimento oferecidos pela empresa Pedaleco dentro do PET são percebidos e desfrutados de forma positiva pelos frequentadores. LINK https://www.amigosdanatureza.org.br/eventos/data/inscricoes/1218/form2423390.pdf / ISBN 978-85-68242-27-8 . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcus Vinícius Lopes Silva - Coordenador / Ana Paula do Nascimento Lamano Ferreira - Integrante / Ana Paula Branco do Nascimento - Integrante.
Membro: Marcus Vinicius Lopes Silva.
5.   2016-2017. TCC. Retencao de talentos: um estudo da eficacia das diferentes praticas de recursos humanos com e sem o uso de tecnologia.
Descrição: Com uma proposta de entendimento o efeito de diferentes práticas de recursos humanos com o uso de tecnologia na retenção de talentos na cidade de São Paulo - SP. Revisamos a competição com as características: Competitividade (Marioto, 1991; Gramigda, 2007; Canongia, 2004 e Sambiase, 2013), Estrutura Organizacional (Chiavenato, 2002; Vasconcelos e Hemsley, 1986; Oliveira, 1994 e Beltrame, 2005), Capital Intelectual (Chiavenato, 2005; Matos e Lopes, 2008; Drucker, 1993 e Porter, 1998), Retenção de Talentos (Ulrich, 2002; Chiavenato, 2004; Parodi, 2009 e Trindade, 2007), Estratégias de Retenção (Peloso, 2010; Marras , 2002; Chiavenato, 2009 e Bohlander, 2005), Comportamento do Indivíduo (Chiavenato, 2009; Gibson, Ivancevitch e Donnelly, 1981; Robbins, 2002 e Soto, 2002), Satisfação do Empregado (Davis e Newtrom, 1992; Robbins, 2005). ; Wood, 2005 e Bruxel, 2011) e Práticas tecnológicas (Costa, 2002; Oliveira, 2006; Albertin, 1998; Mohrman, 1995; Ulrick, 2000 e Mascaranhas, 2003). Buscamos dissertar com base nos principais apoios de estudos que tratem de tema. Propomos um modelo teórico de intervenção das práticas de orientação orientada para os recursos humanos e uma organização, adaptado de Caracol (2016). Sobre uma questão de pesquisa: Organizações com seus próprios talentos e sem uso de tecnologias? Quaisquer que sejam as preocupações e os interesses nas organizações. Em nossa pesquisa de campo questionou 100 pessoas, por meio de 15 questões extraídas e adaptadas da literatura (Richardson, 2007 e Júnior, 2010), tanto para os gestores quantos os funcionários de múltiplas empresas. Teve como método de pesquisa quantitativo (Morais, 2005). Abordamos 4 hipóteses. Foram testadas sobre como as percepções de um sistema de controle e organização eficientes. Obtendo mais vantagem competitiva em pequenas e médias empresas com o uso de tecnologia. Você deve se desmotivar por sua falta de valorização em sua dedicação. Abrindo espaço para o "volume de negócios e absentismo". A escolha de uma relação de gestores de recursos humanos e de um quadro de liderança ainda é uma opção para obter um melhor desempenho. Assim, surgindo novas perspectivas uma cultura organizacional e de desenvolvimento regional com base em estratégias diferenciadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marcus Vinícius Lopes Silva - Coordenador / Ovanildo Gonçalves de Souza - Integrante / Paulo Henrique de Brito - Integrante / Renata Soares de Oliveira - Integrante / Aldenário da Cruz Santos - Integrante.
Membro: Marcus Vinicius Lopes Silva.

2015

1.   2015-2017. Comportamento do consumidor jovem na cidade de Sao Paulo.
Descrição: Os consumidores jovens vem passando por uma série de transformações no século XXI. São uma geração que já nasceu em um ambiente digitalizado, com forte influência dos conceitos de mobilidade e cooperação. É de interesse deste projeto avaliar o consumo destes jovens na internet, e em grupos de consumo e de marca.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Flavio Santino Bizarrias - Coordenador / Denis Marcos Varella - Integrante / Patricia Cardeal de Medeiros Tomazeli - Integrante / Aline Paula Barbosa da Silva - Integrante.
Membro: Flavio Santino Bizarrias.
2.   2015-Atual. Empreendedorismo e Orientacao Empreendedora em Organizacoes
Descrição: O empreendedorismo é um campo relativamente novo, no entanto a pesquisa nessa área tem crescido muito nas últimas décadas. O estudo desse tema tem contemplado diferentes abordagens e enfoques, dando embasamento para a realização de pesquisas sobre indivíduos, grupos, organizações, comunidades, e outros. Neste projeto objetiva-se estudar atividades empreendedoras visando identificar e compreender conceitos e práticas, em diferentes manifestações ? convencional, social, intraempreendedorismo e orientação empreendedora. Serão utilizados diferentes métodos e técnicas de pesquisa, podendo contemplar estudos de caso, entrevistas em profundidade, levantamento tipo survey, com abordagem quantitativa e/ou qualitativa, dependendo dos contextos e enfoques a serem estudados. Espera-se desenvolver trabalhos que resultem na elaboração de casos, disseminação de experiências e na identificação de atributos que propiciem o aprimoramento da condição de empreendedorismo nas organizações, contribuindo com as discussões sobre o empreendedorismo e os aspectos a ele relacionados, em suas diferentes manifestações, nos âmbitos acadêmico e organizacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Viviane Celina Carmona - Integrante / Cristina Dai Prá Martens - Coordenador / Henrique Mello Rodrigues de Freitas - Integrante.
Membro: Viviane Celina Carmona.
3.   2015-2015. Estrategias de marketing verde e consumo sustentavel: Um estudo de caso da percepcao dos consumidores do Alto Uruguai Gaucho
Descrição: O presente projeto de pesquisa trata do tema Estratégias de Marketing Verde e Consumo Sustentável. O consumo sustentável é uma nova visão de consumo que relaciona a preocupação com os aspectos sócio-ambientais e econômicos. Segundo Ribeiro e Veiga (2012) o consumo sustentável refere-se a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos naturais, a utilização de materiais e equipamentos até o fim de sua vida útil, a reutilização sempre que possível e a correta destinação de materiais para reciclagem no fim do ciclo de vida dos produtos. As estratégias de marketing verde são um recorte do consumo sustentável, no qual as empresas desenvolvem processos e produtos visando reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida da população, sem desprender-se do aspecto econômico. No mercado contemporâneo é um desafio as empresas trabalharem com foco na tríade da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) é um fator estratégico de competitividade, pois o uso racional de recursos e o reaproveitamento de materiais não são só uma questão ambiental, mas econômica?. O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos consumidores sobre as estratégias de marketing verde que devem ser desenvolvidas pelas empresas para se tornarem mais sustentáveis. A pesquisa classifica-se como qualitativo-exploratória, numa primeira etapa e quantitativo-descritiva, com a utilização do método de Levantamento do Tipo Survey na segunda etapa. Serão entrevistados consumidores do Alto Uruguai Gaúcho. Como resultado do projeto buscar-se-á elaborar estratégias de marketing verde determinantes para um agir empresarial mais sustentável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvia Maria Preczevski - Integrante / Angelita Freitas da Silva - Coordenador.
Membro: Silvia Maria Preczevski.
4.   2015-2018. Exploring the Role of Customer Relationship Management in Organizational Innovation Capability
Descrição: Customer Relationship Management (CRM) is a topic that has been explored at least since 90?s for academics from information system and marketing areas (Ngai, 2005). It is related to how companies implement relational marketing values, using IT - information technology (Zablah et al., 2004). Companies have been facing many obstacles to adopt CRM as misunderstanding the real meaning of CRM, and excessive focus on the technology and little attention on organizational factors (Payne, 2006). Resulting from these problems we continue to see statistics as ?fewer than 50 percent of CRM projects fully meet expectations? (Frow et al., 2011). On another hand, according Forbes (2013), CRM adoption will continue to increase. Companies when adopt CRM have a set of goals as improve operational performance (Sin et al., 2005), improve profitability and market share (Coltman, 2007), increase customer satisfaction and retention (Bohling et al., 2005). One of CRM organizational objective that is fear explored is ?to improve the innovation capability?, that has not been adequately studied (Lin, Chen, Chiu, 2010). These authors understand innovation capability as any creation or implementation of technology that are new to a company (e.g. new systems, policies, products, processes, etc.). In order to better integrate these two strategic components - CRM and innovation capability, in this project we want to understand: How useful is CRM system in providing support for innovation capability? Our main argumentation is that CRM can drive innovation through dynamic capabilities. Management innovation allows sensing, seizing and reconfiguring organizational capabilities, which is closely related to the dynamic capabilities definition (Gebauer, 2011). We intend to use a mixed method approach (Venkatesh, Brown and Bala, 2013) comprised by two phases. In the first phase, a qualitative one, we will conduct exploratory interviewees with CRM experts (academics and practitioners) in order to understand how CRM can foster innovation capability. Results from this phase, as well as the theoretical background, will ground the hypotheses development of the second phase of this project. The second phase is quantitative in nature and data will be collected through a survey aiming at evaluating organizational innovative capacity resulted from the CRM system adoption and usage. The main expected contribution from this research is to propose and test a theoretical model linking CRM systems usage with innovation capability. Those contributions are relevant both to academics and researchers.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Corneto Silva - Integrante / Cristiane Drebes Pedron - Coordenador / Winnie Picoto - Integrante / Cláudia Cristina Bitencourt - Integrante.
Membro: Eduardo Corneto Silva.
5.   2015-2017. Gestao da Capacidade Absortiva para o Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas: um estudo em Negocios com Impacto Social
Descrição: Identificar a influência da gestão da capacidade absortiva no desenvolvimento de tecnologia assistiva em negócios com impacto social de São Paulo. Especificamente pretende-se: (a) Levantar as características inovadoras dos negócios, (b) Identificar como ocorre o desenvolvimento de tecnologia assistiva, (c) Descobrir as rotinas inerentes à capacidade absortiva nos negócios e (d) Conhecer as contribuições do desenvolvimento de tecnologia assistiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Franklin Menezes da Silva - Coordenador / Priscila Rezende da Costa - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Franklin Menezes da Silva.

2014

1.   2014-2017. Avaliacao, monitoramento e controle do sistema de gerenciamento da qualidade de laboratorios da Embrapa visando adequacao a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiane Baseggio Crespi - Coordenador / Denilson Gouvea Anthonisen - Integrante.
Membro: Tatiane Baseggio Crespi.
2.   2014-2017. Comprovacao da competencia tecnica dos laboratorios, por meio da garantia da qualidade dos resultados de ensaios e avaliacao de terceira parte
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiane Baseggio Crespi - Coordenador / Cristiano Gomes de Faria - Integrante.
Membro: Tatiane Baseggio Crespi.
3.   2014-Atual. Declinio e mortalidade organizacional
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Antonio de Camargo Guerrazzi - Coordenador / fernando antonio ribeiro serra - Integrante / Rosiele Fernandes - Integrante.
Membro: Luiz Antonio de Camargo Guerrazzi.
4.   2014-2017. Desenvolvimento de competencias para a gestao da qualidade em conformidade com a NBR ISO 17025
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiane Baseggio Crespi - Coordenador / Simone Pereira Souza - Integrante.
Membro: Tatiane Baseggio Crespi.
5.   2014-Atual. Estrategia e Projetos em Instituicoes de Ensino
Descrição: Este projeto eixo tem como foco a pesquisa no campo de conhecimento da estratégia em organizações, preferencialmente em instituições de ensino superior. Este envolve a gestão estratégica, os recursos estratégicos, as capacidades dinâmicas, os projetos estratégicos, a transferência de tecnologia e conhecimento entre universidades e empresas e a avaliação dos impactos das instituições de ensino sobre a sociedade. A metodologia para as pesquisas utiliza-se ora de método subjetivo (estudo de caso), ora de método quantitativo (descritivo ou inferencial). Os resultados esperados estão relacionados à criação de modelos de gestão de instituições de ensino, à otimização da seleção e alocação de recursos estratégicos, à compreensão das capacidades dinâmicas oriundas de instituições de ensino, ao aprimoramento do gerenciamento de projetos, à elaboração de modelos para transferência de tecnologia e conhecimento entre universidades e empresas, e à estudos de impacto das instituições de ensino sobre a sociedade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucas Daniel Ramos Ribeiro - Integrante / José Eduardo Storopoli - Coordenador / Nairana Bussler - Integrante.
Membro: Lucas Daniel Ramos Ribeiro.
6.   2014-2014. IC Coletivo. Pontos e contrapontos da cidade de Sao Paulo
Descrição: Projeto coletivo envolvendo 3 eixos da educação: ensino, pesquisa e extensão. PET - MEC da UNINOVE Fase 1: Sustentabilidade e educação ambiental, 2014 à 2015. Fase 2: Relações étnicas, 2016. Fase 3: Direitos humanos, 2017.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcus Vinícius Lopes Silva - Integrante / Thales Henrique Oliveira Alves - Integrante / Paulo Silva Nhemetz - Integrante / Sanny Hosney Mahmoud Mohamed - Integrante / Diogo Barros - Integrante / Bárbara Monteiro Arico Salles - Integrante / Álvaro Gonçalves Antunes Andreucci - Integrante / Valéria Rossini - Integrante / Débora Souza da Rocha - Integrante / Fábio Barbosa Venâncio - Integrante / Samara de Carvalho Pedro - Integrante / Samira Rodrigues - Integrante / Renata Miranda Lima - Integrante / Beatriz Pinheiro - Integrante / Álvaro Gonçalves Antunes Andreucc - Coordenador / Carolina Tavares Costa - Integrante.
Membro: Marcus Vinicius Lopes Silva.
7.   2014-2018. Investimento, Cooperacao e Politicas Publicas em Inovacao
Descrição: Este projeto visa aprofundar a discussão sobre o tema Cooperação, Investimento e Políticas Públicas em Inovação, mais especificamente verificar: de que forma ocorrem as interações com outros agentes (redes, cooperação etc.); quais instrumentos de política de inovação são utilizados no Brasil e no mundo; quais modelos de política existentes nos diferentes países; de que forma as empresas inovadoras financiam a inovação no Brasil; quantas empresas brasileiras usaram programas de governo de incentivo à inovação nos últimos anos; se uso destes instrumentos tem crescido; qual o perfil das empresas que acessam esses programas; e se este perfil se modificou durante os últimos anos, dentre outros. Do ponto de vista metodológico, o projeto apoia-se na coleta e sistematização e análise de um vasto conjunto de estatísticas descritivas dos indicadores de inovação. Os principais resultados esperados são o diagnóstico atualizado e sistematizado sobre os esforços e resultados associados aos investimentos e arranjos cooperativos voltados à inovação nas empresas brasileiras e as políticas de apoio específicas, visando subsidiar novas políticas, acompanhar resultados de políticas já implantadas e orientar o setor privado. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Fellipe Silva Martins - Integrante / Claudia Brito Silva Cirani - Coordenador / Antonio Oliveira de Carvalho - Integrante.
Membro: Fellipe Silva Martins.
8.   2014-Atual. Pesquisa e publicacao em Administracao no Brasil: Perspectiva de editores, revisores e autores
Descrição: O principal objetivo do estudo é analisar as dificuldades observadas para publicação em periódicos de Administração no Brasil, como também propor formas de aumentar a probabilidade de ter artigos aceitos para publicação O campo de estudo é Administração, sem distinções de disciplinas específicas. O foco da pesquisa está nos pesquisadores brasileiros onde se verifica uma forte transformação do próprio paradigma dominante de pesquisa (progressivamente com maior componente empírica, em contraste com os estudos de caso e trabalhos qualitativos ? seguindo a tendência que se verifica em outros países) e maior exigência. Este objetivo abrange a análise do processo editorial junto de editores de periódicos, das percepções dos revisores nas suas práticas de avaliação de manuscritos, dos autores numa das vertentes que parece estar generalizada que é a publicação em coautoria, e dos estudantes de modo a abranger uma das etapas fundamentais na vida profissional do pesquisador: o período da sua formação de doutorado e mestrado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Christian Daniel Falaster - Integrante / Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira - Coordenador / Renata Canela - Integrante / Fernando Antônio Ribeiro Serra - Integrante / Claudia Sofia Frias Pinto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Christian Daniel Falaster.
9.   2014-2018. Projetos cooperativos ICT-empresas
Descrição: Descrição: O objetivo é investigar o impacto e os resultados obtidos por empresas que realizaram projetos de cooperação em parceria com ICTs com financiamento de recursos públicos para desenvolvimento de projeto de PDI. Para tanto, o estudo avaliará os projetos que foram desenvolvidos em parceria com o IPT, e que foram apoiados pelos programas Funtec, BNDES ou Embrapii Piloto. Estão contratados e em fase de execução 27 projetos que vêm sendo realizados em parceria com 26 empresas e 3 ICTs parcerias. Espera-se obter informações sobre o impacto gerado para as empresas a partir de diversas dimensões de avaliação, e compreender como ocorre a transferência de tecnologia entre ICT e empresa para gerar efetividade na aplicação das tecnologias. Por fim, espera-se contribuir com formuladores de políticas para aprimorar os mecanismos utilizados pelos financiamentos públicos voltados para cooperação entre empresas e ICTs e, portanto, contribuir para o processo de catching up do país... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Fellipe Silva Martins - Integrante / Claudia Brito Silva Cirani - Coordenador / Flavia Gutierrez Motta - Integrante / Nereide de Oliveira - Integrante / Yuri Basile Tukoff Guimarães - Integrante / Edna Baptista dos Santos Gubitoso - Integrante / Katia Yee - Integrante.
Membro: Fellipe Silva Martins.
10.   2014-Atual. Referenciando a dinamica e o papel da Criatividade em organizacoes brasileiras.
Descrição: O objetivo a ser seguido neste projeto é o de identificar e caracterizar referências acerca da dinâmica e do papel da criatividade em Organizações, com base no acompanhamento e análise de experiências de criação e inovação em organizações diversas, a fim de tratar das questões-eixo que mobilizam este projeto. A pesquisa de campo que sustenta o desenvolvimento deste projeto será tratada como um estudo de caso, o ambiente da pesquisa será necessariamente empírico e composto por organizações atuando no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Alessandra Demite Gonçalves de Freitas - Integrante / Roberto Lima Ruas - Coordenador / Alessandra Cassol - Integrante / Franciane Silveira - Integrante.
Membro: Alessandra Demite Goncalves de Freitas.

2013

1.   2013-2013. Competencia Tecnologica em Servicos
Descrição: O objetivo deste grupo de pesquisa é contribuir na análise do tripé: gestão, tecnologia e competência das organizações de serviço. Tradicionalmente este é um setor considerado de baixo conteúdo tecnológico e baixo nível de produtividade. Entretanto, estas características dos serviços vem mudando radicalmente, notadamente em função do avanço nas tecnologias da informação TICs). As vantagens da aplicação da tecnologia em serviços incluem não só a redução de custos mas também a flexibilidade, conveniência e disponibilidade. O aumento do conteúdo tecnológico em serviços promove mudanças nos modelos de negócio e, ao mesmo tempo, requer o aprimoramento das competências tecnológicas e a sua articulação com as competências organizacionais, tanto dos prestadores de serviço quanto dos fornecedores e usuários do serviço. A contribuição do grupo de pesquisa se dá em 2 aspectos: 1) Téorico-metodológico: definição e proposição de indicadores relacionados ao uso e aplicação da tecnologia nas várias atividades de serviço, tanto as de alto conteúdo tecnológico quanto os tradicionais. 2) Empírico-social: investigar os impactos das novas tecnologias sobre a sobrevivência e competitividade das organizações de serviço, inclusive do ponto de vista da definição de novos modelos de negócio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Lucas Daniel Ramos Ribeiro - Integrante / Dimária Silva e Meirelles - Coordenador / Ana Maria dos Santos - Integrante / Elvio Correa Porto - Integrante / Felix Hugo Aguero Diaz Leon - Integrante / Jose Carlos Thomaz - Integrante / Rogerio Stival Morgado - Integrante / Ana Carolina Simões Braga - Integrante / Fabiana Vieira da Costa - Integrante / Rachel Neves Dias Francisco - Integrante / Sidnei Augusto Mascarenhas - Integrante.
Membro: Lucas Daniel Ramos Ribeiro.
2.   2013-Atual. CROWDING NO VAREJO: DIFERENCAS NA SATISFACAO E PERCEPCAO DOS CONSUMIDORES EM DIFERENTES CONTEXTOS DE VAREJO.
Descrição: Descrição: Este projeto discutirá a percepção de crowding no varejo de diferentes níveis de renda e em diferentes contextos. Para analisar a influência do contexto de varejo, valor hedônico e utilitário, além de variáveis individuais dos consumidores um quase experimento será desenvolvido e analisado por meio de técnicas estatísticas multivariadas e Equações Estruturais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hélida Aparecida Rocha de Souza - Integrante / Marcelo Moll Brandão - Coordenador / Aline Astolpho dos Santos - Integrante.
Membro: Helida Aparecida Rocha de Souza.
3.   2013-Atual. Diversidade nos corpos editoriais dos periodicos brasileiros de Administracao
Descrição: o objetivo deste trabalho é fazer o levantamento e mapear o corpo editorial dos periódicos científicos brasileiros de administração, incluindo alguns multidisciplinares que são reconhecidos por também terem publicações relevante de administração. Além do mapeamento, executaremos pesquisas descritivas e exploratórias, captando percepções por meio de instrumentos de coleta de dados do corpo editorial sobre a sua internacionalização. Os achados serão importantes para traçar um panorama atual das revistas brasileiras da área e poderão contribuir para o desenvolvimento de uma maior compreensão sobre as relações do corpo editorial com a academia no quesito internacionalização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Simone César da Silva Vicente - Coordenador / MANUEL PORTUGAL FERREIRA - Integrante.
Membro: Simone Cesar da Silva Vicente.
4.   2013-2013. Estudo de caso de uma empresa de confeccao textil de Erechim-RS
Descrição: Este projeto tem por finalidade a realização de um estudo do processo produtivo em uma empresa de confecção do vestuário localizada no município de Erechim/RS. A empresa atua nos segmentos malharia retilínea e jeanswear, sendo que a criação em malha é menos expressiva, destacando a criação e a produção em jeans. Dessa forma, optou-se pela análise dos métodos de fabricação de produtos no segmento jeanswear nos setores de Criação, Modelagem, Risco e Corte, Costura, Tempos e Métodos, Lavanderia e Controle de Qualidade com vistas à melhoria da qualidade dos processos desenvolvidos, sobretudo considerando a redução de resíduos têxteis, juntamente com a definição do plano de negócio e análises de custo. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, caracteriza-se como estudo de caso, utilizando a metodologia de triangulação de dados para a análise das informações. O estudo compreenderá a aplicação e acompanhamento das recomendações observadas, em estudo anterior do reconhecimento dos setores de Criação, Modelagem e Risco e Corte, bem como a análises dos demais setores com apontamentos, recomendações e aplicações. Faz-se importante considerar que as recomendações apresentadas, além objetivar à melhoria contínua dos processos desenvolvidos pela empresa, busca implementar critérios de sustentabilidade por meio da redução de resíduos têxteis e de impactos ambientais do processo produtivo. Por fim, dentre as principais razões para a implementação de melhoria no setor de produção da empresa, destacam-se a redução dos custos de produção, melhoria na eficiência do processo e na qualidade do produto, contribuindo, assim, para a inovação industrial e a competitividade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Maria Bernstein Pavan - Integrante / Gilberto Sanzovo - Integrante / Luciana Angelita Machado - Coordenador / Camila Carmona Dias - Integrante / Fernanda Caumo Theisen - Integrante / Keila Marina Nicchelle - Integrante / Patrícia Cristina Nienov Weber - Integrante / Raquel de Campos - Integrante / Rosiane Serrano - Integrante / Vania Goellner dos Santos Fante - Integrante.
Membro: Luciana Maria Bernstein Pavan.
5.   2013-2014. Marketing de Varejo: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO PROCESSO DE DECISAO DE COMPRA
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor no processo decisório de compra no comércio varejista de moda feminina. A pesquisa classifica-se como quantitativo-descritiva, com a utlização do Método de Levantamento Tipo Survey, através da aplicação de questionários a consumidoras do comércio varejista de moda feminina de Erechim. Os dados serão analisados de forma quantitativa, com o uso do sistema estatístico SPSS. Os dados serão apresentados na forma de relatório, gerando produção científica e difusão de conhecimento que podem subsidiar o planejamento de empresas varejistas de moda feminina de Erechim-RS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Maria Bernstein Pavan - Integrante / Silvana Saionara Gollo - Coordenador / Angelita Freitas da Silva - Integrante / Deise Marini - Integrante.
Membro: Luciana Maria Bernstein Pavan.

2012

1.   2012-Atual. AS AQUISICOES DE EMPRESAS: UM LEVANTAMENTO DA LITERATURA EXISTENTE COM ESTUDO BIBLIOMETRICO E DE CONTEUDO
Descrição: Neste projeto pretendemos analisar o estado da arte da pesquisa acadêmica sobre FAs. Para este fim analisaremos a pesquisa internacional de maior reputação ? aferida pela publicação nos melhores periódicos internacionais. Esta pesquisa permite-nos identificar os principais autores, perspetivas conceituais, teorias usadas, metodologias, resultados e conclusões. Metodologicamente, a proposta assenta num estudo bibliométrico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Simone César da Silva Vicente - Coordenador / MANUEL PORTUGAL FERREIRA - Integrante.
Membro: Simone Cesar da Silva Vicente.
2.   2012-Atual. CROWDING NO VAREJO: FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES.
Descrição: Descrição: O objetivo deste projeto é responder questões que remetem ao comportamento de consumidores habituados a diferentes contextos e tipos de serviços (ex: tipos de varejo, ambientes de serviços diversos) ao fenômeno de crowding. Segundo Stokols (1972) e Averill (1973) crowding é um conceito utilizado para definir a dimensão subjetiva da densidade, e quando ocorre uma sobrecarga de estímulos sociais, ou, ainda, restrição física há crowding no ambiente. Densidade é um fator dinâmico, e influencia a percepção de todos os outros fatores observados na loja pelos consumidores (EROGLU; HARRELL, 1986). Para parte dos estudos, desenvolvidos em contextos de varejo e outros ambientes, de países desenvolvidos, respostas à percepção de crowding foram negativas. Entretanto, alguns achados revelam que a direção da reação ao efeito da densidade na percepção de crowding na satisfação e outras respostas comportamentais são positivas (PONS; LAROCHE, 2007; JONES et al., 2010). Nesta pesquisa serão testadas as reações dos consumidores à densidade humana e espacial, sendo consideradas as variáveis de contexto (situacionais) e características individuais como variáveis moderadoras e/ou mediadoras no fenômeno de crowding. O projeto utiliza metodologia quantitativa para desenvolver os testes das relações entre as variáveis que compõem o fenômeno estudado. Os resultados esperados devem contribuir para o conhecimento do impacto da densidade espacial e humana em diferentes ambientes de serviços e contextos. Esses resultados permitirão justificar por meio de variáveis que mensuram traços de personalidade, e as variáveis situacionais se há diferenças entre as respostas dos consumidores no varejo e em outros serviços no Brasil, e ainda, permitirá a comparação com os resultados já obtidos em outros contextos internacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hélida Aparecida Rocha de Souza - Integrante / Marcelo Moll Brandão - Coordenador / Aline Astolpho dos Santos - Integrante.
Membro: Helida Aparecida Rocha de Souza.
3.   2012-2013. FATORES FACILITADORES E INIBIDORES AS PRATICAS DE GESTAO DO CONHECIMENTO EM UMA GRANDE EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR INDUSTRIAL
Descrição: Este projeto busca identificar a influência de fatores inibidores e facilitadores na gestão do conhecimento em uma grande empresa industrial brasileira. Buscar-se-á esse objetivo por meio da abordagem qualitativa, com método de estudo de caso, utilizando-se como técnicas de coleta de dados a entrevista, a análise documental e de arquivos; como técnica de análise de dados: análise de conteúdo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marco Antonio Batista da Silva - Coordenador / Patrícia de Fátima Ferandes - Integrante / Aline Carrion Mendieta - Integrante.
Membro: Marco Antonio Batista da Silva.
4.   2012-2014. Implantacao da Incubadora de Empreendimentos Solidarios de Sao Bernardo do Campo
Descrição: Constituir e consolidar o desenvolvimento de empreendimentos de economia solidária, gerando trabalho, renda, desenvolvimento social e melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores e comunidades envolvidas, constitui o objetivo para o qual se constituiu a Incubadora de empreendimentos de Economia Solidária de São Bernardo do Campo. A compreensão é a de que as ações de apoio aos empreendimentos solidários criam condições institucionais e motivacionais indispensáveis para sua existência, mas ainda encontram obstáculos difíceis de serem superados quando se trata de aumentar a eficiência e a eficácia produtivas, em especial quando é necessário desenvolver a gestão de forma autônoma. Neste sentido, o desenvolvimento de instrumentos de gestão e a formação concomitante dos associados para que eles possam assumir a direção de seu próprio empreendimento, repassando-lhes os instrumentos conceituais e analíticos necessários para realizar diagnósticos da situação, elaborar planos de ação e implementá-los com sucesso, constitui o foco central das ações da Incubadora. No âmbito deste projeto, conforme descrito no plano de trabalho apresentado a FINEP, caberá a consecução das seguintes metas: Meta - Estimular e assessorar a criação, o desenvolvimento e a expansão de no mínimo 20 (vinte) empreendimentos solidários. o Assessorar a organização e o desenvolvimento gerencial e tecnológico de Empreendimentos Solidários. o Produzir material didático e de apoio a formação/capacitação dos associados aos empreendimentos solidários. o Qualificar e capacitar os trabalhadores e trabalhadoras dos Empreendimentos de Economia Solidária (EES). o Estimular o acesso dos beneficiários a outras ações de inclusão social do município, promovendo condições de participação melhores dos associados. o Constituir redes de comercialização e compras que promovam vantagens em custos e receitas. o Detalhar procedimentos metodológicos e elaborar instrumentais de diagnóstico: Estudo de viabilidad.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (17) . Integrantes: Viviane Celina Carmona - Integrante / Douglas Murilo Siqueira - Coordenador.
Membro: Viviane Celina Carmona.

2011

1.   2011-2014. Educacao Tutorial
Descrição: Congrega pesquisadores voltados para a investigação de fatores de ensino-aprendizagem e pesquisa em administração, que permitem trabalhar com a observação nas modalidades: indireta e não-participante com relação a flmes, peças teatrais, música, literatura, fotografia e desenho; direta e participante, com relação a cada subgrupo envolvido em microanálises de filmes, peças teatrais, música, literatura, fotografia e desenho. O seu foco envolve temas como educação tutorial, ensino-aprendizagem e pesquisa em administração, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, dentre outros correlatos. Esses estudos permitem fazer avançar o conhecimento sobre questões vinculadas a esses temas, de modo a contribuir para criar um contexto de revitalização no processo de ensino-aprendizagem e pesquisa no campo da Administração.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marcelo Aparecido Alvarenga - Integrante / Nildes R. Pitombo Leite - Coordenador / Alessandra Demite Gonçalves de Freitas - Integrante / Iraídes Goçalves Amaral - Integrante / Reginaldo Luis Pereira - Integrante / Osvaldo Estrela Viegaz - Integrante / Augusto Takerissa Nishimura - Integrante / Fábio Pitombo Leite - Integrante / Caroline Aparecida Bueno Tavares - Integrante / Marco Antonio Batista da Silva - Integrante / Dapne Storópoli Tzortzis - Integrante / Miriam Assunção Tazem Salgueiro - Integrante. Número de produções C, T A: 3
Membro: Marcelo Aparecido Alvarenga.
Descrição: Congrega pesquisadores voltados para a investigação de fatores de ensino-aprendizagem e pesquisa em administração, que permitem trabalhar com a observação nas modalidades: indireta e não-participante com relação a flmes, peças teatrais, música, literatura, fotografia e desenho; direta e participante, com relação a cada subgrupo envolvido em microanálises de filmes, peças teatrais, música, literatura, fotografia e desenho. O seu foco envolve temas como educação tutorial, ensino-aprendizagem e pesquisa em administração, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, dentre outros correlatos. Esses estudos permitem fazer avançar o conhecimento sobre questões vinculadas a esses temas, de modo a contribuir para criar um contexto de revitalização no processo de ensino-aprendizagem e pesquisa no campo da Administração. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Alessandra Demite Gonçalves de Freitas - Integrante / Nildes Raimunda Pitombo Leite - Coordenador / Marcelo Aparecido Alvarenga - Integrante / Caroline Aparecida Bueno Tavares - Integrante / Iraídes Goçalves Amaral - Integrante / Marco Antonio Batista da Silva - Integrante / Reginaldo Luis Pereira - Integrante / Osvaldo Estrela Viegaz - Integrante / Augusto Takerissa Nishimura - Integrante / Fábio Pitompo Leite - Integrante / Daphne Storópoli Tzortzis - Integrante / Miriam Assunção Tazem Salgueiro - Integrante.
Membro: Alessandra Demite Goncalves de Freitas.
2.   2011-Atual. Gestao de Pessoas
Descrição: Como objetivo geral deste grupo, aponta-se a participação no processo de construção do saber teórico e prático, no contexto das relações empresariais, tendo como enfoque a gestão de pessoas. Como objetivo específico, o grupo de estudos pretende pesquisar os impactos para o trabalho, as formas de diagnóstico empresarial e as novas políticas da gestão de pessoas, como forma de gerar resultados positivos para as organizações. O Grupo de Gestão de Pessoas pretende refletir sobre as questões que possam ser observadas à luz das diferentes teorias e que contribuam com questões relacionadas à administração. O Grupo Gestão de Pessoas prevê a realização de pesquisa tanto teórica quanto aplicada, que poderá ser apresentada em forma de artigos, projetos de iniciação científica ou projeto docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (3) . Integrantes: Marco Antonio Batista da Silva - Integrante / Alessandra Demite Gonçalves de Freitas - Integrante / Iraides Goncalves do Amaral - Integrante / Marcelo Aparecido Alvarenga - Integrante / Miriam Assunção Tazem Salgueiro - Integrante / Alba Zucco - Integrante / Alzira Jorri de Tomei - Integrante / Claudiane Reis da Paixão - Integrante / Claudio Tadeu Pinheiro de Oliveira - Integrante / Eline Dias Moreira - Integrante / Magda Sales Pinho - Integrante / Tânia Santos Pinheiro de Oliveira - Integrante / Vanessa Itacaramby Pardim - Integrante / Vera Lucia da Silva Ventura - Coordenador.
Membro: Marco Antonio Batista da Silva.
Descrição: Como objetivo geral deste grupo, aponta-se a participação no processo de construção do saber teórico e prático, no contexto das relações empresariais, tendo como enfoque a gestão de pessoas. Como objetivo específico, o grupo de estudos pretende pesquisar os impactos para o trabalho, as formas de diagnóstico empresarial e as novas políticas da gestão de pessoas, como forma de gerar resultados positivos para as organizações. O Grupo de Gestão de Pessoas pretende refletir sobre as questões que possam ser observadas à luz das diferentes teorias e que contribuam com questões relacionadas à administração. O Grupo Gestão de Pessoas prevê a realização de pesquisa tanto teórica quanto aplicada, que poderá ser apresentada em forma de artigos, projetos de iniciação científica ou projeto docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (3) . Integrantes: Marcelo Aparecido Alvarenga - Integrante / Nildes R. Pitombo Leite - Coordenador / Alessandra Demite Gonçalves de Freitas - Integrante / Iraídes Goçalves Amaral - Integrante / Marco Antonio Batista da Silva - Integrante / Miriam Assunção Tazem Salgueiro - Integrante / Alba Zucco - Integrante / Alzira Jorri de Tomei - Integrante / Ana Carolina de Aguiar Rodrigues - Integrante / Claudiane Reis da Paixão - Integrante / Claudio Tadeu Pinheiro de Oliveira - Integrante / Eline Dias Moreira - Integrante / Magda Sales Pinho - Integrante / Tânia Santos Pinheiro de Oliveira - Integrante / Vanessa Itacaramby Pardim - Integrante / Vera Lucia da Silva Ventura - Integrante.
Membro: Marcelo Aparecido Alvarenga.
Descrição: Como objetivo geral deste grupo, aponta-se a participação no processo de construção do saber teórico e prático, no contexto das relações empresariais, tendo como enfoque a gestão de pessoas. Como objetivo específico, o grupo de estudos pretende pesquisar os impactos para o trabalho, as formas de diagnóstico empresarial e as novas políticas da gestão de pessoas, como forma de gerar resultados positivos para as organizações. O Grupo de Gestão de Pessoas pretende refletir sobre as questões que possam ser observadas à luz das diferentes teorias e que contribuam com questões relacionadas à administração. O Grupo Gestão de Pessoas prevê a realização de pesquisa tanto teórica quanto aplicada, que poderá ser apresentada em forma de artigos, projetos de iniciação científica ou projeto docente. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (3) . Integrantes: Alessandra Demite Gonçalves de Freitas - Integrante / Claudiane Reis da Paixão - Integrante / Eline Dias Moreira - Integrante / Magda Sales Pinho - Integrante / Vera Lúcia da Silva Ventura - Integrante / Alba Zucco - Integrante / Nildes Raimunda Pitombo Leite - Coordenador / Iraídes Goçalves Amaral - Integrante / Marco Antonio Batista da Silva - Integrante / Miriam Assunção Tazem Salgueiro - Integrante / Alzira Jorri de Tomei - Integrante / Ana Carolina de Aguiar Rodrigues - Integrante / Claudio Tadeu Pinheiro de Oliveira - Integrante / Tânia Santos Pinheiro de Oliveira - Integrante / Vanessa Itacaramby Pardim - Integrante.
Membro: Alessandra Demite Goncalves de Freitas.

2010

1.   2010-2013. Ensino-aprendizagem e pesquisa em Administracao: estudo observacional com analises filmicas
Descrição: Este projeto tem como objeto de investigação o ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração. Utilizar-se-á a abordagem metodológica do estudo observacional, tomando-se como bases empíricas filmes comerciais. Discutir-se-á, em cada um deles, se a temática do filme pode ser eficaz no campo de estudos sobre ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração. A observação será feita na modalidade indireta e não-participante com relação a cada filme; direta e participante, com relação a cada subgrupo envolvido na análise. Cada filme escolhido será submetido à análise completa pelo subgrupo. Da mesma forma, a busca por descrições de padrões detalhados será estendida a todo o filme, conforme recomendado por Denzin (1989). Pretende-se contribuir para criar um contexto de revitalização no processo de ensino-aprendizagem e pesquisa no campo da Administração. Fundamentações teóricas pertinentes a cada pesquisa serão desenvolvidas, privilegiando-se o equilíbrio entre periódicos e livros nacionais e internacionais. Dentro deste projeto estão previstas as seguintes pesquisas, as quais envolvem alunos de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica: Estudo Observacional com Análise Fílmica: Perspectiva Revitalizadora para Ensino-aprendizagem e Pesquisa em Administração; O Estudo de um Construto em Administração: Ciência ou Senso Comum?; Educação Tutorial: Revitalizando Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Administração.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Demite Gonçalves de Freitas - Integrante / Nildes Raimunda Pitombo Leite - Coordenador / Marcelo Aparecido Alvarenga - Integrante / Caroline Aparecida Bueno Tavares - Integrante / Iraídes Goçalves Amaral - Integrante / Marco Antonio Batista da Silva - Integrante / Cláudio Cesar da Silva - Integrante / Daphne Storópoli Tzortzis - Integrante / Miriam Assunção Tazem Salgueiro - Integrante / Edna Aparecida Alves Munhoz Pelligrini - Integrante.
Membro: Alessandra Demite Goncalves de Freitas.
2.   2010-2011. Estudo observacional com analise filmica: perspectiva revitalizadora para ensino-aprendizagem e pesquisa em Administracao.
Descrição: Participação como colaborador. Este projeto tem como objeto de investigação o estudo observacional, com análise fílmica, no contexto de ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração. Utilizar-se-á a abordagem metodológica do estudo observacional, tomando-se como base empírica o filme ?À Procura da Felicidade?, dirigido por Gabriele Muccino e lançado em 2006. Discutir-se-á se a temática expressa no filme ? sucesso psicológico ? pode ser eficaz no campo de estudos sobre ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração. A observação será feita na modalidade indireta e não-participante. O filme será submetido à análise completa pelo grupo. Da mesma forma, a busca por descrições de padrões detalhados será estendida a todo o filme, conforme recomendado por Denzin (1989) e, quiçá, poderá vir a contribuir para criar um contexto de revitalização do sucesso psicológico no campo de estudos em Administração. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marco Antonio Batista da Silva - Coordenador.
Membro: Marco Antonio Batista da Silva.
3.   2010-Atual. RESPONSABILIDADE E FUNCIONALIZACAO DO DIREITO
Descrição: O objetivo deste Grupo de Pesquisa é investigar as questões referentes à Responsabilidade Social da Empresa, a sua Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, possuindo como problema principal descobrir o papel do Direito na funcionalização destas atividades. A pesquisa realizada pelo grupo também terá por objeto o alinhamento das atividades empresariais no Brasil com os valores e fins internacionalmente acordados no Pacto Global, no que diz respeito aos direitos humanos, proteção ambiental, direitos trabalhistas e combate à corrupção. Como repercussão pretende-se mapear o estado da arte no nosso país, quais os avanços alcançados e quais ações ainda estão por realizar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (4) . Integrantes: Rodrigo Lopes Nabarreto - Coordenador / Victor da Silva Mauro - Integrante / PATRICIA MARTINEZ ALMEIDA - Integrante / Terezinha de Oliveira Domingos - Integrante / Marcelo Benacchio - Integrante / Ana Paula de Moraes Pissaldo - Integrante / Vladimir Oliveira da Silveira - Integrante / Anderson Nogueira Oliveira - Integrante / Camila aparecida Borges - Integrante / Claudia Elly Larizzatti Maiaq - Integrante / Eliete Doretto Dominiquini - Integrante / Frederico da Costa Carvalho Neto - Integrante / Helena Roza dos Santos - Integrante / Lucimar Maria da Silva - Integrante / Lucimara Aparecida Main - Integrante / Maitê Cecilia Fabbri Moro - Integrante / Manoel de Queiroz Pereira Calças - Integrante / Mauricio Carlos Pichiliani - Integrante / Maurício Testoni - Integrante / Newton de Lucca - Integrante / Orides Mezzaroba - Integrante / Queila Rocha Carmona dos Santos - Integrante / Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Sanches - Integrante.
Membro: Rodrigo Lopes Nabarreto.
4.   2010-2012. Stakeholders e Estrategias no Setor Turistico Brasileiro: Uma Investigacao em Localidades
Descrição: Trata de compreender a inserção e o envolvimento dos stakeholders nas estratégias de turismo contempladas em municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Norte, especificamente pretende levantar o estado da arte em relação à análise dos stakeholders, formulação de estratégias e estratégias regionais e locais, bem como os seus estudos relacionados à atividade do turismo, identificar as características dos stakeholders no que diz respeito a seus interesses, poder de influência e atuação, verificar as influências recebidas no processo de formulação de estratégias, por parte dos stakeholders e as formas como isto ocorreram, e por fim analisar como se enquadram a participação e ação dos stakeholders locais nos métodos de análise dos stakeholders, preconizados por Friedman e Miles (2006), e formulação de estratégias, apontado por Mintzberg et al. (2000). O referencial teórico aborda os temas relacionados à análise dos stakeholders, formulação de estratégias e estratégias em localidades e a aplicação destes assuntos no setor do turismo. Sobre a metodologia, esta se caracteriza pela aplicação de uma pesquisa exploratória, eminentemente qualitativa, devendo se utilizar o método de estudo de casos múltiplos que irão investigar os casos constituídos de stakeholders existentes nas agências, circuitos ou consórcios municipais em São Paulo (SP), Natal (RN), Londrina (PR), Guarulhos (SP) e Atibaia (SP) no que envolvam a questão do turismo. Assim, o trabalho busca desenvolver uma sistemática que congregue as práticas ocorridas nos organismos investigados no que se referem as suas relações com os stakeholders e a formulação de estratégias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Viviane Celina Carmona - Integrante / Benny Kramer Costa - Coordenador / Cristiane Coradini - Integrante / Adalberto Fischmann - Integrante / Miguel Eduardo Moreno Añez - Integrante / Edmilson de Oliveira Lima - Integrante / Emerson Antonio Maccari - Integrante / Marcelo Pereira Binder - Integrante / Mauro Lemuel Alexandre - Integrante / João Maurício Gama Boaventura - Integrante / Saulo Fabiano Amâncio Vieira - Integrante / Leilianne Michelle Trindade da Silva - Integrante / Pablo Luiz Martins - Integrante / Michelle Sabino - Integrante / Marina Campedelli Martensen - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Viviane Celina Carmona.

2009

1.   2009-2010. Inteligencia Competitiva
Descrição: De modo geral, as organizações possuem de alguma maneira, um sistema de captação, processamento e disseminação da informação. Em algumas, esse sistema é informal enquanto em outras é mais formalizado e eventualmente, mais sofisticado. Este estudo tem como objetivo geral caracterizar e identificar o grau de maturidade em uso do sistema de Inteligência Competitiva de uma instituição financeira em um país emergente, segundo o modelo de Rodrigues e Riccardi (2007), que classifica a maturidade em uso de Inteligência Competitiva em cinco níveis: Informal, Formal, Disciplinado, Controlado e Otimizado. O grau de maturidade em uso do Sistema de Inteligência Competitiva foi identificado a partir da identificação das características componentes de cada nível de maturidade proposto pelos autores acima, em seus respectivos estágios de desenvolvimento. Cada nível de maturidade possui características essenciais, e os níveis só são superados se todas essas características estiverem atendidas. A normatização do processo de Inteligência Competitiva e a orientação da Tecnologia da Informação à Inteligência Competitiva são as duas principais características que viabilizam a formalização do uso da Inteligência Competitiva, que sugere a definição de uma estr utura e de elementos e processos definidos e suportados pela Tecnologia da Informação. As outras características dizem respeito à especialização das atividades de Inteligência Competitiva, no que tange à integração entre processos, avaliação e auditoria dos produtos e processos, inovação e empreendedorismo e Gestão do Conhecimento. O produto da Inteligência Competitiva é utilizado nas organizações para diversas finalidades, podendo variar de acordo com o estágio de vida da organização ou sua caracterização. Os usos mais relevantes dizem respeito à produção de subsídios para a formulação de estratégias e às tomadas de decisão. Quanto maior o nível de maturidade do sistema, maior a capacidade competitiva da organização em função das. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Julio Cesar Volpp Sierra - Integrante / Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Cláudio Savino - Integrante.
Membro: Julio Cesar Volpp Sierra.


Data de processamento: 14/05/2019 03:40:19