2017-2019 - Programa de Pós-Graduação em Administração - Linha de pesquisa: Organizações e Empreendedorismo - UNINOVE

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 7

2019

1.   2019-Atual. Barreiras e Facilitadores ao Empreendedorismo no contexto Rural
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Vânia Maria Jorge Nassif - Integrante / Heidy Rodriguez Ramos - Coordenador / Leonardo Vils - Integrante / Martinho Isnard Ribeiro de Almeida - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro.
Membro: Vania Maria Jorge Nassif.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Heidy Rodriguez Ramos - Coordenador / Martinho Isnard RIbeiro de Almeida - Integrante / Leonardo Vils - Integrante / Vania Maria Jorge Nassif - Integrante / Ana Paula Branco do Nascimento - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Heidy Rodriguez Ramos.

2018

1.   2018-Atual. A Emocao e a Razao: Como essas dimensoes apoiam os Empreendedores no Desenvolvimento dos Negocios?
Descrição: Trata-se de um projeto de Iniciação Científica, aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Nove de Julho. O projeto é uma extensão de outros projetos da pesquisadora corrodenadora. A pesquisa tem por objetivo identificar como a emoção e a razão apoiam empreendedores no desenvolvimento de seus negócios. A pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória e descritiva e o instrumento eleito para coleta de dados é entrevista. Participará como respondente da pesquisa, empreendedores do setor alimentício, bares e restaurantes, localizados na cidade de São Paulo - Capital.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Vânia Maria Jorge Nassif - Coordenador.
Membro: Vania Maria Jorge Nassif.
2.   2018-Atual. Compromisso Coletivo para Uso Sustentavel de Unidades de Conservacao da Natureza usando a Bricolagem Social (iniciacao cientifica)
Descrição: Este projeto refere-se à proposta de iniciação científica para que alguns estudantes de graduação participem na realização de uma pesquisa exploratória sobre empreendedorismo social. O foco será na bricolagem social relacionada ao desenvolvimento de um compromisso coletivo para uso sustentável de unidades de conservação (UCs) ambientais. Em suas atividades de iniciação, os estudantes vão colaborar com a equipe de pesquisa, em princípio, apenas auxiliando na revisão de literatura para a pesquisa. Contudo, serão levados a participar da pesquisa de campo caso se mostrem preparados e comprometidos para tanto. A abordagem metodológica a ser utilizada é descritiva e baseada em métodos qualitativos de pesquisa integrando o estudo multi-caso em profundidade. A coleta dos dados será feita com entrevistas em profundidade e sua análise incluirá as etapas de análise intra-caso e inter-caso baseadas no exame minucioso dos dados segundo as recomendações de Miles e Huberman (1994). A pesquisa tem grande potencial de contribuição, dada a escassez de estudos sobre o tema. Dentre os resultados esperados para o projeto, prevemos a publicação de artigos, a elaboração de um relatório de pesquisa e a geração de novos conhecimentos que poderão ser úteis na academia e para a prática nas micro e pequenas empresas. Há também o aproveitamento previsto do aprendizado dos membros da equipe de pesquisa na elaboração de suas monografias (ou trabalhos de conclusão de curso / TCC) e dissertação de mestrado tratando dos temas explorados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Edmilson de Oliveira Lima - Coordenador.
Membro: Edmilson de Oliveira Lima.
3.   2018-Atual. Efeitos do Empreendedorismo no Sucesso dos Projetos: estudo sobre as dimensoes da Orientacao Empreendedora e o Intraempreendedorismo no contexto de projetos
Descrição: ste projeto tem como objetivo geral propor um modelo de relação entre o empreendedorismo e o sucesso em projetos, considerando as dimensões da orientação empreendedora organizacional e o perfil intraempreendedor dos profissionais que atuam em projetos. Para isso, este estudo considera o empreendedorismo sob dois aspectos: o empreendedorismo a nível organizacional, com o conceito de orientação empreendedora; o empreendedorismo a nível individual (o funcionário empreendedor), com o conceito de intraempreendedorismo. A presente pesquisa é caracterizada como descritova e explanatória, e será desenvolvida por meio de survey junto a profissionais que atuam em projetos e gestores de projetos. Os resultados podem contribuir para elucidar os efeitos do empreendedorismo no resultado dos projetos e assim gerar novos conhecimento sobre os aspectos que afetam o sucesso dos projetos. Adicionalmente, será possível evidenciar se o empreendedorismo com estratégia organizacional e como comportamento dos indivíduos contribui para o melhor desempenho dos projetos. [Edital Universal CNPq, Processo 433080/2018-3, vigente de dez/2018 a dez/2021].. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Henrique Mello Rodrigues de Freitas - Integrante / Cristina Dai Prá Martens - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Henrique Mello Rodrigues de Freitas.
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral propor um modelo de relação entre o empreendedorismo e o sucesso em projetos, considerando as dimensões da orientação empreendedora organizacional e o perfil intraempreendedor dos profissionais que atuam em projetos. Para isso, este estudo considera o empreendedorismo sob dois aspectos: o empreendedorismo a nível organizacional, com o conceito de orientação empreendedora; o empreendedorismo a nível individual (o funcionário empreendedor), com o conceito de intraempreendedorismo. A presente pesquisa é caracterizada como descritova e explanatória, e será desenvolvida por meio de survey junto a profissionais que atuam em projetos e gestores de projetos. Os resultados podem contribuir para elucidar os efeitos do empreendedorismo no resultado dos projetos e assim gerar novos conhecimento sobre os aspectos que afetam o sucesso dos projetos. Adicionalmente, será possível evidenciar se o empreendedorismo com estratégia organizacional e como comportamento dos indivíduos contribui para o melhor desempenho dos projetos. [Edital Universal CNPq, Processo 433080/2018-3, vigente de dez/2018 a dez/2021]. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Cristina Dai Prá Martens - Coordenador / Henrique Mello Rodrigues de Freitas - Integrante / Alex de Souza Santana - Integrante / EDUARDO DE CARVALHO SAKALAUSKAS - Integrante / Andrea Luisa Bozzo - Integrante / Tatiana Cunha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Dai Pra Martens.
4.   2018-Atual. Empreendedorismo e Bricolagem Sociais para a Geracao de Valor Social em Comunidades Carentes
Descrição: Trata-se de um projeto de colaboração internacional em pesquisa segundo o qual já está em andamento a cooperação entre os professores e pesquisadores com título de Ph.D. Edmilson de Oliveira Lima (vinculado à UNINOVE, Brasil) e Sophie Veilleux (vinculada à Universidade Laval, Canadá). Ambos fazem o acompanhamento e a preparação do doutorando Alberto de Matos Foresto, orientado na UNINOVE pelo prof. Edmilson, para uma etapa de pesquisa no Canadá. O projeto recebeu o montante de financiamento do programa canadense Futuros Líderes das Américas. Assim, ele custeará a estadia do doutorando na Universidade Laval, província do Quebec, por seis meses, a partir de janeiro de 2019, para coletar dados e fazer o projeto avançar. O projeto tem por objetivo explicar como pequenas organizações sociais conseguem superar grandes restrições (de recursos etc.) usando a bricolagem social para gerar valor social no desenvolvimento de comunidades carentes. O estudo será multi casos, qualitativo e comparativo de casos canadenses e brasileiros. A estadia no Canadá permitirá realizar uma coleta de dados nos dois países para promover a difusão de melhores práticas de bricolagem social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Edmilson de Oliveira Lima - Coordenador / Sophie Veilleux - Integrante / Alberto de Matos Foresto - Integrante. Financiador(es): Canadian Bereau for International Education - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Edmilson de Oliveira Lima.

2017

1.   2017-Atual. Avaliacao Ambiental Estrategica no Planejamento do Setor Hidreletrico Brasileiro.
Descrição: A prática da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), institucionalizada em vários países desde a década de 1990, tem se expandido, embora no Brasil a experiência seja restrita. O setor de energia elétrica no país apresenta forte dependência dos empreendimentos hidrelétricos e em termos de planejamento a região amazônica concentra a maior parte dessas iniciativas, bem como um histórico passivo ambiental associado às mesmas. O planejamento hidrelétrico nacional subsidia-se pela aplicação de dois instrumentos de avaliação de impacto, a Avaliação Ambiental Integrada e o Estudo de Impacto Ambiental, que possuem alcance limitado quando comparados ao proporcionado pela AAE. O objetivo geral desta pesquisa é discutir contribuições e propor orientações para a integração da AAE no quadro de governança ambiental do planejamento do setor hidroelétrico no Brasil. Essa pesquisa exploratória adotará levantamento bibliográfico e documental, estudos de caso e pesquisa diagnóstico. Como resultados esta pesquisa visa no contexto do planejamento hidrelétrico nacional (i) avaliar o alcance e as limitações dos instrumentos de avaliação de impacto; (ii) avaliar a prática atual da AAE aplicada a casos de energia no país comparada às boas práticas internacionais; (iii) ampliar o conhecimento sobre as práticas de AAE; (iv) apresentar um panorama sobre os benefícios da AAE ao quadro de governança ambiental; (v) identificar como os aspectos de governança ambiental estão hierarquizados; (vi) incrementar o número de publicações científicas; e (vii) contribuir com evidências técnicas para uma potencial mudança de práticas de planejamento ambiental, potencializando uma mudança de paradigma do que diz respeito à governança ambiental e planejamento da geração de energia hidrelétrica no cenário brasileiro... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heidy Rodriguez Ramos - Integrante / Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Coordenador / Davi Wilkson Furtado Sozinho - Integrante / Carla Grigoletto Duarte - Integrante / Evandro Mateus Moretto - Integrante / Maria do Rosário Sintra de Almeida Partidário - Integrante / Guilherme Leite Gaudereto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Heidy Rodriguez Ramos.
2.   2017-Atual. TI em beneficio da tomada de decisao, da mobilidade gerencial e da orientacao empreendedora nas organizacoes
Descrição: Percebe-se no ambiente decisório uma certa dinâmica nova de trabalho (e de vida) afetada pela mobilidade (consequência da adoção de novas tecnologias) e pela necessidade ampla (e gerencial) de aprender, criar, e sobretudo empreender e decidir. Esse é o foco do projeto, desenvolvido com o desafio de procurar, pelos estudos em conjunto, compreender os fenômenos dessa dinâmica conceitual inerente ao estudo das organizações e do mundo gerencial. Essa temática passa necessariamente pela adoção e difusão de novas tecnologias da informação (TI), e por consequência por aspectos como o nomadismo, a mobilidade, a ubiquidade, a EAD, todos eles com algum impacto na forma de decidir e de empreender, no intuito de melhor dispor de todo um arcabouço a serviço da melhoria do que se oferece à sociedade de forma geral, e às organizações e aos gestores de forma particular. Os gestores e as organizações estão posicionados em um momento especial de facilidades e de flexibilidade: através de elementos da tecnologia móvel, é possível estar em qualquer lugar e exercer plenamente as atividades rotineiras e as imprevisíveis, pois também a comunicação no seio da equipe é possível a qualquer momento. Da mesma forma, o crescimento da quantidade de informações disponíveis, assim como do conjunto de ferramentas para sua exploração, permite finalmente dedicar mais tempo na análise do que na coleta dos dados. [Modalidade PQ Processo 302872/2015-9]. Período: 2017 - 2021. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Henrique Mello Rodrigues de Freitas - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Bolsa.
Membro: Henrique Mello Rodrigues de Freitas.


Data de processamento: 14/05/2019 03:47:51