2017-2019 - Programa de Pós-Graduação em Administração - Linha de pesquisa: Marketing - UNINOVE

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 7

2018

1.   2018-Atual. Gestao e Estrategia em Canais de Marketing [Projeto Eixo]
Descrição: Identificar e compreender como se estabelecem os relacionamentos entre os diversos agentes nos vários ambientes de marketing, principalmente nas relações B2B e B2C, avaliando variáveis econômicas e comportamentais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luís Fernando Varotto - Coordenador / Daniela Garzaro - Integrante / Rhuam Destro - Integrante.
Membro: Luis Fernando Varotto.
2.   2018-Atual. Identificando os efeitos do out-of-stock no varejo no comportamento do consumidor - Processo CNPq 430020/2018-0
Descrição: Ruptura de estoques, ou out-of-stock, é caracterizada pela indisponibilidade momentânea de algum item do sortimento de um varejista. Mesmo que grandes esforços sejam direcionados para a minimização deste problema, sabe-se que o out-of-stock é motivo de grandes perdas de faturamento para os varejistas e de grandes insatisfações para os consumidores. Inicialmente, procurou-se identificar como o efeito de diferentes níveis de out-of-stock influenciavam as avaliações de consumidores. Identificou-se que quanto maior o out-of-stock apresentado, maior é a percepção de baixa qualidade da operação do varejista e maior é a percepção de prática de preços baixas da loja. Porém, não há uma relação clara entre a percepção de out-of-stock e a intenção de compra do avaliador. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo apresentar os resultados deste primeiro estudo e propor uma agenda de pesquisas para identificar os mecanismos cognitivos subjacentes que resultam em diferentes níveis de intenção de compra quando um out-of-stock é identificado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luís Fernando Varotto - Integrante / Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Marcelo Moll Brandão - Integrante / Jussara Goulart da Silva - Integrante / Maurício Alves Rodrigues Pugas - Integrante / Marcelo Carvalho - Integrante / Heitor Nascimento Forner - Integrante.
Membro: Luis Fernando Varotto.
Descrição: Ruptura de estoques, ou out-of-stock, é caracterizada pela indisponibilidade momentânea de algum item do sortimento de um varejista. Mesmo que grandes esforços sejam direcionados para a minimização deste problema, sabe-se que o out-of-stock é motivo de grandes perdas de faturamento para os varejistas e de grandes insatisfações para os consumidores. Inicialmente, procurou-se identificar como o efeito de diferentes níveis de out-of-stock influenciavam as avaliações de consumidores. Identificou-se que quanto maior o out-of-stock apresentado, maior é a percepção de baixa qualidade da operação do varejista e maior é a percepção de prática de preços baixas da loja. Porém, não há uma relação clara entre a percepção de out-of-stock e a intenção de compra do avaliador. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo apresentar os resultados deste primeiro estudo e propor uma agenda de pesquisas para identificar os mecanismos cognitivos subjacentes que resultam em diferentes níveis de intenção de compra quando um out-of-stock é identificado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Marcelo Moll Brandão - Integrante / Jussara Goulart da Silva - Integrante / Maurício Alves Rodrigues Pugas - Integrante / Luís Fernando Varotto - Integrante / Marcelo Carvalho - Integrante / Heitor Nascimento Forner - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Evandro Luiz Lopes.
3.   2018-Atual. The effects of out-of-stock merchandise in retail on consumer behavior - Processo CNPq 303822/2017-1 [Bolsa PQ]
Descrição: Out-of-stock is characterized by the momentary unavailability of some assortment of items from a retailer. Even if great efforts are directed towards minimizing this problem, it has been empirically established that out-of-stock merchandise is a cause for large retail losses, and is a source of great dissatisfaction for consumers. Initially, we sought to identify the effect of different amounts of out-of-stock merchandise on consumer assessments. We identified that the greater amount of out-of-stock items presented, the greater the perceived low quality of the retailer?s operation and the greater perception of poor store practices. However, there is no clear established relationship between the out-of-stock?s perception and the buyer?s purchase intention. To address this, the current project aims to present the results of this first study and propose a research agenda to identify the underlying cognitive mechanisms that result in different levels of purchase intention when an out-of-stock item is identified.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Marcelo Moll Brandão - Integrante / Jussara Goulart da Silva - Integrante / Eliane Herrero - Integrante / Maurício Alves Rodrigues Pugas - Integrante / Eduardo Mesquita de Souza - Integrante / Sandra Regina Bonifácio - Integrante / Heitor Lopes Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Evandro Luiz Lopes.

2017

1.   2017-Atual. Formatos de Negocios e Estrategia de Marketing
Descrição: O projeto tem como objetivo entender as estratégias de marketing frente aos diferentes formatos de negócios. Elementos ligados ao planejamento, posicionamento, alinhamento, implementação, execução, controle e avaliação de desempenho de marketing (vendas, market share, produtos e serviços, crescimento, marca, satisfação de clientes e shoppers etc.) são analisados em canais e formatos específicos de negócios. Dentre eles, destacam-se o comércio eletrônico (infoprodutos, produtos tradicionais e serviços), plataformas de negócios e marketplace, arranjos varejistas de vendas tradicionais (shopping centers, redes varejistas, redes de franquias, aglomerações locais etc.) e modelos de negócios específicos (desintermediação, freemium, clubes de afinidade, empacotamento, crowdsourcing, navalha reversa, fracionamento etc.). Como fonte de dados para essas pesquisas pretende-se utilizar majoritariamente bases de dados secundárias e questionários (para pesquisas quantitativas), além de entrevistas, diários de campo e documentos (para pesquisas qualitativas).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlio Araujo Carneiro da Cunha - Coordenador.
Membro: Julio Araujo Carneiro da Cunha.
2.   2017-Atual. GASTOS EM MARKETING E VALOR DA FIRMA: O EFEITO DA ASSIMETRIA INFORMACIONAL E CREDIBILIDADE NA COMUNICACAO DAS ESTRATEGIAS DE MARKETING NO VALOR PERCEBIDO DA EMPRESA EM DIFERENTES INVESTIDORES
Descrição: A questão que motiva o estudo é 'Qual o impacto das despesas de marketing de médio e longo prazos que gera o valor da empresa e o preço das ações das empresas?', pois a mesma ainda não foi respondida na academia, e mesmo entre investidores do mercado de ações brasileiro e em muitos países na América Latina. Considerando-se que os ativos de marketing com base no aumento de mercado aumentam o valor para os acionistas na medida em que aceleram e aumentam o fluxo de caixa, e diminuem sua volatilidade e vulnerabilidade (Srivastava et al., 1998). Uma das medidas de desempenho de marketing é o valor das ações. O valor das ações de uma empresa é influenciado pelo risco sistêmico, diferenças entre setores, diferenças entre empresas. Gastar o marketing é uma das principais diferenças entre as empresas, mas os investidores reconhecerão o valor dos gastos com o marketing se forem capazes de identificar e traduzir os sinais do mercado gerados pelos gastos. Dependendo de como as informações sobre as estratégias de marketing das empresas são interpretadas, maior o compromisso com uma empresa com maiores estratégias de retorno futuro na análise de mercado. Com base na assimetria de informação causada pela falta de experiência em marketing de investidores, nem sempre a interpretação do mercado em relação à divulgação de estratégias de marketing é o papel dessa estratégia no fluxo de caixa. Este estudo procura responder: como é a relação entre o valor da empresa e os gastos com marketing? As informações divulgadas sobre o valor gasto em marketing influenciam o valor percebido da participação da empresa no mercado brasileiro? Os objetivos deste estudo são investigar: a) a relação entre finanças e marketing no Brasil, compare os resultados encontrados na análise de dados empíricos coletados no mercado brasileiro e latino-americano; b) a influência de comentários positivos e negativos de meios especializados sobre estratégias de marketing sobre o valor da empresa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Moll Brandão - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
Membro: Marcelo Moll Brandao.
3.   2017-Atual. Grupo de pesquisa em estrategia e comportamento varejista (GPECV).
Descrição: O grupo de pesquisa tem como foco principal o desenvolvimento de estudos científicos sobre as dinâmicas da atuação dos pequenos e médios varejistas da região da Grande Vitória. Tento abordagem quantitativa ? abarcando pesquisas quantitativas que utilizem diferentes análises multivariadas de dados e desenhos experimentais ? o grupo pretende desenvolver estudos setoriais junto ao comércio/serviços varejistas da região da Grande Vitória visando a) conhecer as peculiaridades da gestão varejista da localidade e sua implicação nos resultados das empresas; b) Investigar as interações entre varejistas, poder público, comunidade e consumidores, e a influência dessas relações no bem estar de todos envolvidos; b) interagir com os varejistas locais suscitando levantamentos de campo junto aos gestores, operadores e consumidores; c) apoiar o desenvolvimento por meio da capacitação dos gestores varejistas, associações de classe e poder público da Grande Vitória. O grupo de pesquisa trabalhará em consonância e parceria acadêmica com o Grupo de pesquisa em comportamento varejista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e com o Grupo de pesquisa em varejo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo/SP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marcelo Moll Brandão - Coordenador / Evandro Lopes - Integrante / Otávio Freire - Integrante / Marcos Vinicius Cardoso - Integrante / Hélio Zanquetto - Integrante.
Membro: Marcelo Moll Brandao.
4.   2017-2017. Valor da Percepcao de Gastos em Marketing e Valor das Empresas
Descrição: Este estudo tem como objetivo testar a influência de diferentes informações de marketing na relação entre decisões dos investidores (com e sem conhecimento técnico sobre finanças) em mercados com assimetria informacional entre os agentes econômicos. Para atingir esse objetivo serão necessários: 1. A realização de uma bibliometria do conhecimento que relaciona marketing e finanças, especificamente, os estudos que influenciam o valor percebido das empresas e o valor das ações em bolsas de valores, 2. Outra bibliometria sobre experimentos de tomada de decisão de investimento em ações de empresas e marketing, 3. A investigação exploratória da efetiva relação entre tomada de decisão de diferentes investidores e marketing, e por fim, 4. Um experimento para teste das hipóteses de moderação da assimetria informacional e mediação das informações em marketing na relação entre investidores e valor percebido das firmas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Moll Brandão - Coordenador.
Membro: Marcelo Moll Brandao.


Data de processamento: 14/05/2019 03:47:19